Olá, sou academica de Adm. estou no ultimo periodo da universidade. Tive uns problemas financeiros muito sério, e acabei por atrasar a matricula para o segundo semestre da Universidade...atrasou 11 dias do prazo, e a Universidade não quer fazer minha matricula, tenho frequentado as aulas regularmente, assinado lista de chamada ou presença...estou em fase de conclusão do TCC, e a faculdade não quer refazer minha matricula. Lembrando que é a unica pendencia que tenho (matricula), não tenho DP de materias e inadimplencias financeiras na faculdade, somente a matricula,....estou desesperada, pois pode perder esse semestre e por fim acabarei perdendo 1 ano e meio para concluir o curso.

Foi tentando negociações, mas de forma a qual eu não tenho condições, agora depois q passou esse prazo de 11 dias eu tenho todo o valor para pagar inclusive acrescido de mults e juros decorrentes....mas não querem aceitar.

Gostaria de saber se eles podem fazer esse tipo de coisa,,,estou desesperada, pois não posso perder essa oportunidade de concluir minha faculdade.

Respostas

    F

    Fran Toledo PR Segunda, 29 de agosto de 2011, 12h33min

    Lembrando que: o curso é anual, somente algumas materias são semestrais

    D

    Dr Adriano A. Moraes Segunda, 29 de agosto de 2011, 12h58min

    impetre mandado de segurança no juizado federal e garante sua matricula..

    L

    LLR Segunda, 29 de agosto de 2011, 13h08min

    Neste caso, MANDADO DE SEGURANÇA.

    Dados Gerais

    Processo: AC 4485 PR 2008.70.00.004485-5
    Relator(a): MARIA LÚCIA LUZ LEIRIA
    Julgamento: 26/08/2008
    Órgão Julgador: TERCEIRA TURMA
    Publicação: D.E. 17/09/2008

    Ementa

    MANDADO DE SEGURANÇA. CONCURSO. MATRÍCULA FORA DE PRAZO.
    Não havendo prejuízos consideráveis à Universidade na realização de matrícula fora do prazo estipulado, é de ser garantido ao impetrante o direito à educação assegurado constitucionalmente.Veja Também-TRF-4R: REOMS 200571000333854, D.E. 05/09/07;

    F

    Fran Toledo PR Segunda, 29 de agosto de 2011, 13h58min

    Isso significa que eu tenho que entrar com Processo contra a Universidade?

    F

    Fran Toledo PR Segunda, 29 de agosto de 2011, 14h42min

    DR. Adriano , neste caso, eu contrato advogado para impetrar mandado de segurança contra a Universidade para objetivar o direito de rematricula ?

    Eu tenho este direito?

    D

    Dr Adriano A. Moraes Terça, 30 de agosto de 2011, 16h21min

    Sim tem ...veja a ação postada acima e pesquise se são casos semelhantes, veja tb em site de tribunais federais...existem muitos mandados de segurança para garantir a rematricula...tem se reconhecfido que é um direito constitucional e a universidade presta um serviço público por concessão deste, assim sendo não pode coagir a que pague mediante cerceamento de um direito constitucional seu...tem -se outros meios para que a faculdade possa cobrá-lo,...mas nunca mediante coação.

    Contacte um advogado e impetre um MS, lembre-se que tem o prazo de 120 dias para isso.

    M

    Melina Elias Pereira Quinta, 01 de setembro de 2011, 22h23min

    Boa noite Dr Adriano pode me ajudar?

    , Por gentileza eu curso faculdade na Uninove e por meio de uma resolução eles impuseram que se eu ficar em uma única DP que fosse eu ficaria bloqueada o semestre inteiro, sendo que eu poderia fazer a DP em outro horário diferente do horário de aula, teria alguma coisa que eu poderia fazer?? Poderia alegar algum abuso no contrato de prestação de serviços educacionais? Pois outras faculdades não tem essa imposição. Não consigo prosseguir para o oitavo semestre e sou bolsista.Desde já agradeço a ajuda