Respostas

14

  • Adriana M Araujo

    Adriana M Araujo

    Leina, se o funcionário faltar 1 dia na semana, vc descontará o dia mais o repouso que darão 2 dias, se faltar 2 dias na mesma semana, vc descontará 2 dias e o repouso que darão 3 dias; se ele faltar 2 dias em semanas diferentes descontará os 2 dias e ainda os 2 descansos.

  • Leina

    Leina

    Então quer dizer que se ele faltar no sábado, mesmo trabalhando meio período, apenas para cumprir a carga horária de 44hs semanais, será descontado o sábado mais o descanso semanal ??

  • Leina

    Leina

    No caso de faltar um dia antes do feriado e depois trazer uma Declaração de comparecimento ao medico, sendo que o mesmo foi assinado e carimbado por uma atendente da unidade de saúde, declarando que a pessoa esteve em consulta as 14:40, e sendo que funcionário não avisou na empresa que iria ao medico, e simplesmente faltou , pode ser descontado de que forma ??

  • Adriana M Araujo

    Adriana M Araujo

    Leina, geralmente o atestado de comparecimento não é assinado pelo médico, mas se tem carimbo e papeleta do hospital ´verídico, mas só atesta as horas conforme o mesmo o restante é descontado.

  • Insula

    Insula Suspenso

    O horário de sábado não e determinado nem limitado em Lei.

    As 44hs semanais pode ser distribuidas conforme a necessidade do serviço, e isso quem determina é a empresa. Se vc dividir 44hs por 6 dias encontrará 7hs20min, tem muita empresa cuja jornada diária é justamente essa.

    Veja, são 6 dias de trabalho por semana, se a empresa quiser compensar o sábado redistribuindo os horários entre os outros 5 dias, nada muda. O valor de seu salário-dia permanece sendo o resultado da divisão por 30 (dias do mês comercal), e será esse o valor a ser descontado em caso de 1 dia de falta, e o mesmo valor em caso de desconto do DSR (o dia da folga) caso a JORNADA SEMANAL (até em horário) não seja completada.

    E para arrematar: o trabalhador fechou contrato para cumprir determinada jornada, e esta ele deve cumprir, são suas obrigações, somente assim terá moral de exigir seus direitos. Não existe ausências injustificadas que o empregador tenha a obrigação de abonar. O que existe são as ausências legais, previstas na CLT e na Conveção Sindical, que devem obreigatoriamente de se fazerem acompanhar do devido documento que a confirme.

    É o que diz a Lei.

  • Leina

    Leina

    Adriana vc sempre pronta para ajudar as pessoas aqui com várias dúvidas, agradeço muito sua ajuda e desejo um excelente domingo à vc ...