Olá Adquiri um refrigerador frost free 2 portas em 2008 de um fabricante conceituado, até então. Em abril de 2011 o aparelho parou de gelar na parte inferior e no freezer não estava funcionando a contento. Chamei assistência técnica da fabricante achando que assim evitaria os chamados técnicos curiosos. Ledo engano, pois foi um jogo de adivinhação para se chegar ao problema. E com isso foram gastos 210,00 e o problema continuou. Se é que agora( setembro/2011) posso dizer que finalmente descobriram o defeito, veio a notícia de que o compressor ( que é a alma do refrigerador) terá que ser trocado, assim como o evaporador, filtro, isopor e tampa do freezer. O custo será de 906,00. Será que daqui a 2 anos terei que fazer reparo de novo? Não deveria ter um refrigerador uma vida útil de pelo menos 10 anos? Será que posso cobrar alguma atitude da empresa fabricante? Fico agradecida com uma orientação.

Respostas

    H

    Hen_BH Quarta, 14 de setembro de 2011, 19h04min

    O refrigerador é um bem durável. O conceito de "bem durável" deve ser analisado tendo por base o seu oposto, ou seja, bem não-durável.

    Bem não-durável é aquele que é consumido em seu primeiro uso: bebidas, alimentos etc. Já os bens duráveis, a contrário senso, são aqueles que não são consumidos com o primeiro uso, tais como veículos, livros, eletrodomésticos etc.

    Estabelecido isso, ainda que o bem seja durável, nada implica dizer que ele tenha de ter, em regra, uma longa duração, por vários anos.

    Se o refrigerador foi adquirido em 2008 e apresentou defeito em 2011, o seu funcionamento se estendeu para além do prazo de garantia legal, que é de 90 dias (normalmente essa garantia legal é acrescida, pelos fabricantes, da chamada "garantia contratual", de modo que a soma de ambas costuma ser de 01 ano).

    Nesse caso, particularmente não vejo o que possa ser cobrado do fabricante, uma vez que ele estaria obrigado a reparar algum defeito se ele tivesse se apresentado dentro do prazo de garantia, em função de vícios de fabricação.

    Tendo se passado três anos, o que certamente alegarão (e o juiz muito provavelmente acatará) é que houve desgaste natural do compressor, pelo tempo de uso, e não defeito de fabricação, esse sim coberto pela garantia e desde que ela estivesse vigente.

    Particularmente, não sei se valeria um processo judicial requerendo alguma responsabilização do fabricante... mas a decisão é de cada um!

    R$906,00?? Eu compraria um freezer novo, a depender do seu preço...

    Boa sorte!

    L

    Lelê Batista Segunda, 26 de setembro de 2011, 18h40min

    Obrigada pelas informações.

    P

    pensador Segunda, 26 de setembro de 2011, 19h11min

    Apenas lembrando que se comprovado vício oculto, o fabricante continua responsável.

    H

    Hen_BH Segunda, 26 de setembro de 2011, 21h27min

    A questão toda é fazer o desgaste natural ceder lugar ao vício oculto. Mas caso comprovado, é possível sim. Mas... vale a pena?

    L

    Lelê Batista Segunda, 15 de abril de 2013, 11h46min

    Voltando aqui para declarar o que foi resolvido pela empresa fabricante do refrigerador: fiz minha reclamação em um site do consumidor e a empresa fabricante do produto me ofereceu o conserto do mesmo sem custo algum, ou caso eu optasse, poderia comprar um outro refrigerador no site de vendas do fabricante pela metade do preço. Optei por adquirir um produto novo( de outra marca) e paguei só a metade do preço. O que me saiu mais em conta do que se tivesse aceitado o conserto. Então, vale a pena sempre exigir respeito como consumidores e fazer com que essas e outras empresas entendam que hj temos várias ferramentas ao nosso alcance e a nosso favor.

    H

    Hen_BH Quinta, 18 de abril de 2013, 14h34min

    Lelê,

    ótima a iniciativa de ter vindo postar a resolução do seu problema. Seria muito bom se todos fizessem isso.

    A empresa certamente entendeu que o conceito da marca e a fidelização dos clientes são muito mais valiosos que R$906,00.

    D

    DR. AC Sexta, 19 de abril de 2013, 14h08min

    Bem durável !!

    Luis Carlos Bueno

    Luis Carlos Bueno Terça, 03 de fevereiro de 2015, 21h03min

    Fico feliz por você pois a tecnologia esta contra o consumidor , pois os produtos hoje em dia vão para laboratórios sofisticados para programarem sua vida útil .
    Se levar muita sorte uma geladeira dura 5 anos ou talvez 6 ....

    Marcia Rodrigues

    Marcia Rodrigues Segunda, 23 de março de 2015, 8h25min

    Obrigada Léia e também aos que responderam, pois muito me ajudaram.