Trabalhei por trinta e três anos no Banco Nossa Caixa, com a incorporação do mesmo pelo Banco do Brasil, surgiu a oportunidade de adesão ao PDV (programa de demissão Voluntária) pelo qual o BB dentre outros benefícios assiste o aderente ao PDV com o pagamento mensal da contribuição Previdenciária na categoria de contribuinte Facultativo 1406, r$737,93 referente a dez salários; Em 9 de fevereiro de 2010 aderi ao PDV e venho recolhendo o valor acima pelo Carne do INSS, ocorre que somente em 03 de dezembro de 2011 é que completarei a idade miníma de 53 anos de idade e, somente em abril de 2012 é que completarei os 35 anos de contribuição ao INSS. Pergunto: Na eminência de um novo Regulamento de aposentadoria, tenho que entrar junto ao INSS com contagem de tempo para assegurar minha aposentadoria aos moldes atuais? Qual a orientação dos Srs Doutores. Grato.

Respostas

    G

    Gilberto52 Quarta, 14 de setembro de 2011, 19h33min

    até abril de 2012 dificilmente as novas regras estarão aprovadas.
    Diria que para o final de 2012. Lembrando que o ano será de eleições.
    Um lembrete: não existe obrigatoriedade de 53 anos para quem completa 35 anos de serviço. Este limite de idade é para aposentadoria proporcional, entre 30 e 35 anos de serviço, tendo ainda que ver o pedágio. Com isso é possivel aposentadoria com 33 anos de serviço e 53 anos de idade. Neste caso, o fator previdenciário irá reduzir o valor do benefício em 37%.
    De qualquer forma, mesmo que tenha ocorrido mudanças você poderá optar por regra anterior, desde que haja direito adquirido ( que ocorre neste caso).

    L

    Leobino Ramos Luz- Contabilista Previdenciario - Ibitinga-SP Domingo, 18 de setembro de 2011, 12h27min

    Boa tarde, João Messina.

    Para não continuar recolhendo aleatoriamente e determinar o valor ideal a contribuir até completar o tempo exigido para aposentar-se, bem como apurar a sua média de contribuição atual, é imprescindível que faça uma simulação, pelo que disponibilizo-lhe meu e-mail para outros esclarecimentos se necessário.

    Felicidades.
    Leobino Ramos Luz
    Ibitinga-SP
    Capital Nacional do Bordado