Respostas

27

• Adevaldo Sebastião Avelino

o entendimento do poder judiciário no Brasil é que caberá a prisão civil do devedor de alimentos se este estiver com até 3 meses de atraso, anteriores da data da propositura da Ação mais as que se vencerem no curso do processo. Fora isto, perde-se o caráter de urgência e tem que se cobrar pelas vias normais sem ameaça da privação da liberdade do devedor.

• JM - RJ

Sr Adevaldo,
    Meu marido esta com uma execução de pensão iniciada em 2008, minha duvida é....o valor acumulado chega a quase 20 mil reais, (atualizado até setembro/11). Me parece que já foi expedido um mandato de prisão.
    Como ele pode resolver esta situação para não ser preso.
    pelo que o sr disse são as 3 atarsadas e as que decorrerem no processo.
    Então ele terá que pagar o valor integral....20 mil ou somente as 3 atrasadas (Julho, agosto e setembro /11)

• eppp

Uma curiosidade: no caso da JM, as pensões desde 2008 estão pelo rito 733, ensejando a prisão. Caso ele vá preso e não pague, o rito é automaticamente modificado para o 732 e ele não pode ser preso novamente por esses atrasados?

Após a prisão, continuando o atraso, deve ser iniciada outra ação de execução ou pode-se solicitar na mesma ação?

• Osvaldo Sergipe

Uma curiosidade: no caso da JM, as pensões desde 2008 estão pelo rito 733, ensejando a prisão. Caso ele vá preso e não pague, o rito é automaticamente modificado para o 732 e ele não pode ser preso novamente por esses atrasados? Sim, exatamente.

Após a prisão, continuando o atraso, deve ser iniciada outra ação de execução ou pode-se solicitar na mesma ação? Outra acao, com as novas vencidas.

• N.

Por Favor alguem pode me ajudar???O Oficial de justiça que deveria intimar meu ex marido foi "comprado" e alega que não consegue acha-lo, ficou com a intimação por 35 dias e entregou sobre pressão do diretor do cartorio. Ele já havia intimado em outra ocasião no mesmo endereço sobre o mesmo assunto o fato e que se ele continuar no caso e eu conseguir intima-lo de alguma forma como posso garantir que ele va com a policia até meu ex????como posso denunciar o oficial sem provas a não ser que minha filha sabe que o oficial foi lá?Como faço para resolver essa situação, com tudo isso ela já ganhou uns 4 meses e eu estou literalmente passsando fome, eu e minhas filhas.
    POR FAVOR ME RESPONDAM ESTOU INDIGNADA COM TUDO ISSO!!!!!

• N.

O advogado dele já recebeu a intimação por edital logo no inicio, mais acho que isso só não é suficiente pois mesmo assim o juiz mandou intima-lo.

• Osvaldo Sergipe

Acho que nao, deve ta acontecendo algum equivoco, ja que a citacao por edital é em ultimo caso, quando nao se consegue citar pessoalmente depois de varias tentativas, seu advogado deve ta comendo bola.