Olá caros. minha duvida é o seguinte, fiz todo o processo da minha cnh, porem ainda não a recebi pois me disseram que a greve dos correios atrasou a entrega das ppds nos ciretrans e nas autoescolas, porem preciso muito de fazer umas correrias e estou utilizando o carro mesmo sem ter pego a ppd, o que acontece se eu for parado, o que devo dizer ao policial? pois minha ppd ja foi emitida apenas não chegou ainda, desculpas como: "Sr° acabaram de ligar da auto escola para eu ir buscar a ppd e eu estou indo la retirar", será que funciona?rs terei algum problema grave se eles me pegarem? eu dirijo perfeitamente, sempre acompanhado de minha mãe pois preciso levar ela no dentista , ou mercado.... o que pode ocorrer?

Respostas

    F

    Fernando (www.sigarecursos.com.br) Sexta, 07 de outubro de 2011, 7h34min

    Danilo!

    O Agente irá pesquisar nos sistemas se a sua PPD já foi emitida. Se sim, vc será autuado por dirigir sem portar documento de porte obrigatório (multa leve). Se não, será autuador por dirigir sem possuir CNH ou PPD (multa gravíssima).

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    MSN e e-mail: [email protected]

    .

    D

    Danilo_1025 Sexta, 07 de outubro de 2011, 10h32min

    se caso ele pesquisar e ver mesmo que foi emitida como sera feito o processo, meu carro será preso, ou terei que aguardar no local aguem com a cnh pra ir me buscar?

    F

    FPS Sexta, 07 de outubro de 2011, 11h04min

    Tomara que voce seja flagrado e vá preso em regime fechado para deixar de ser irresponsável.

    D

    Danilo_1025 Sexta, 07 de outubro de 2011, 11h08min

    hahah unico irresponsavel em toda a história é o governo que dificulta a chegada da ppd, burocracia, e roubo!

    D

    Diego Lemes Madruga da Silva Sexta, 07 de outubro de 2011, 11h41min

    Você não pode ter falta alguma enquanto estiver utilizando a ppd.
    Dessa forma, se for "pego" por policiais, mesmo que sua ppd já tenha sido emitida você não estará com ela, e isso é falta leve consistente em conduzir veículo automotor sem portar a CNH ou PPD.
    Assim, perderá a sua autorização e todo processo que passou para consegui-la, tendo que ficar, se não me engano, 1 ano sem poder entrar com novo processo.

    Acredito que não vale a pena arriscar.
    Boa sorte!

    F

    Fernando (www.sigarecursos.com.br) Sexta, 07 de outubro de 2011, 15h59min

    Danilo!
    Observe o que preceitua o Artigo 232 do CTB:

    "Art. 232. Conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório referidos neste Código:
    Infração - leve;
    Penalidade - multa;
    Medida administrativa - retenção do veículo até a apresentação do documento."

    Como há necessidade de reter o veículo até a apresentação da PPD e esse documento não vai aparecer até o término do expediente do Agente, o veículo ficará retido até aparecer alguém habilitado.

    Diego!
    Vc está equivocado, pois um condutor possuindo apenas a PPD pode cometer tantas infrações de natureza leve aguentar pagar. É isso que dispõe o § 3º do Artigo 148 do CTB. Observe:

    "Art 148...
    ...
    § 3º A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média."

    Resumindo: não pode cometer infrações de natureza grave ou gravíssima e nem ser reincidente em infrações médias. Mas o Parágrafo não diz nada sobre as infrações de natureza leve. Logo, pode cometer um milhão de infrações leves que não terá problema na troca da PPD pela CNH.

    Abraço a ambos.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    MSN e e-mail: [email protected]

    .

    D

    Danilo_1025 Sexta, 07 de outubro de 2011, 19h06min

    Obrigado por esclarecer minha dúvida Fernando!