NIT/PIS inválida. É possível? Porque?

Preciso receber pagamentos do programa de afiliados do Mercado Livre e eles solicitam o número do meu PIS para recolher o INSS e ISS. Passei o número exatamente como está na minha carteira de trabalho e eis que os mesmos me retornam informando que meu NIT está inválido. Vejam a resposta deles:

"Caro Diego, Os pagamentos estão pendentes devido seu INSS constar como não válido "NIT x.xxx.xxx.xxx-x 00000000 - cod 0002 Procure uma agência do INSS" através do link http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_ciant2.html Este tipo de motivo indica que o NIT existe, porém, há alguma irregularidade. Sendo assim quando realizamos o recolhimento de INSS o sistema impede o seu recolhimento devido número inválido.

Por gentileza, responda essa mensagem com o número válido além de atualizar os dados cadastrais."

Porque está dando como inválido se é exatamente o mesmo que está na minha carteira de trabalho?

Obs.: Sou estudante e não trabalho. Nunca recolhi nenhuma contribuição.

Obrigado desde já!

Abraços, Diego.

Respostas

6

• Gilberto52

O NIT é o mesmo número do PIS/PASEP.
    Voce afirma que é estudante e que não trabalha.
    Quem fez tua inscrição no PIS? Ou no INSS?
    O número serve para identificar o trabalhador no PIS - FGTS e INSS.
    O gestor é a Caixa Economica. Procure uma agência bancária para regularizar tua situação.

Gilberto
    www.advocaciaprevidenciaria.net.br

• Diego BN

Em 2004 eu fiz a carteira de trabalho pois iria trabalhar na granja de um tio, mas acabei não me adaptando ao tipo de serviço e acabou que nunca assinei a carteira.

Saberia me dizer o que pode ter gerado esta 'invalidez' no meu PIS? Eu devo regularizá-lo na Caixa Econômica ou na Previdência?

Obrigado mais uma vez!

• Gilberto52

Telefone para 135 e agende um atendimento na Agência do INSS mais próxima.
    lege CTPS, Cart. Identidade, CPF e comprovante de endereço.
    Lá comparecendo eles irão te cadastrar e fornecer um NIT válido.
    Este número é único e definitivo. Guarde sempre, pois será usado até o fim de tua vida.
    Qualquer recolhimento de contribuição ao INSS, como empregado, autônomo ou facultativo será identificado por este número.

Gilberto

• Diego BN

Obrigado Gilberto! Vou fazer isso na segunda-feira.

Eu só não entendi o porque de meu número do PIS, que está na minha carteira de trabalho, não ser mais válido. Que tipo de problema ele pode ter tido para se invalidar? O que vou fazer é outro número que irá substituir este antigo, certo?

Obrigado mais uma vez!

• Diego BN

Liguei para o 135 hoje e depois de muito tentar explicar e a atendente não entender o que eu queria ela me pediu meu PIS, eu passei e ela me disse que é problema na atualização junto ao INSS (não entendi muito bem...) e que eu deveria ir ao INSS sem marcar uma visita. Vou ir lá amanhã de manhã para ver. Espero que não chegue lá e me digam que precise marcar uma visita pelo 135, pois aí estou vendo que terei problemas hehehe.

Obrigado!