Preciso receber pagamentos do programa de afiliados do Mercado Livre e eles solicitam o número do meu PIS para recolher o INSS e ISS. Passei o número exatamente como está na minha carteira de trabalho e eis que os mesmos me retornam informando que meu NIT está inválido. Vejam a resposta deles:

"Caro Diego, Os pagamentos estão pendentes devido seu INSS constar como não válido "NIT x.xxx.xxx.xxx-x 00000000 - cod 0002 Procure uma agência do INSS" através do link http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_ciant2.html Este tipo de motivo indica que o NIT existe, porém, há alguma irregularidade. Sendo assim quando realizamos o recolhimento de INSS o sistema impede o seu recolhimento devido número inválido.

Por gentileza, responda essa mensagem com o número válido além de atualizar os dados cadastrais."

Porque está dando como inválido se é exatamente o mesmo que está na minha carteira de trabalho?

Obs.: Sou estudante e não trabalho. Nunca recolhi nenhuma contribuição.

Obrigado desde já!

Abraços, Diego.

Respostas

    D

    dbn Sábado, 15 de outubro de 2011, 21h41min

    Sobe para alguém ver.. Obrigado!

    G

    Gilberto52 Sábado, 15 de outubro de 2011, 22h29min

    O NIT é o mesmo número do PIS/PASEP.
    Voce afirma que é estudante e que não trabalha.
    Quem fez tua inscrição no PIS? Ou no INSS?
    O número serve para identificar o trabalhador no PIS - FGTS e INSS.
    O gestor é a Caixa Economica. Procure uma agência bancária para regularizar tua situação.

    Gilberto
    www.advocaciaprevidenciaria.net.br

    D

    dbn Sábado, 15 de outubro de 2011, 22h51min

    Em 2004 eu fiz a carteira de trabalho pois iria trabalhar na granja de um tio, mas acabei não me adaptando ao tipo de serviço e acabou que nunca assinei a carteira.

    Saberia me dizer o que pode ter gerado esta 'invalidez' no meu PIS? Eu devo regularizá-lo na Caixa Econômica ou na Previdência?

    Obrigado mais uma vez!

    G

    Gilberto52 Sábado, 15 de outubro de 2011, 23h04min

    Telefone para 135 e agende um atendimento na Agência do INSS mais próxima.
    lege CTPS, Cart. Identidade, CPF e comprovante de endereço.
    Lá comparecendo eles irão te cadastrar e fornecer um NIT válido.
    Este número é único e definitivo. Guarde sempre, pois será usado até o fim de tua vida.
    Qualquer recolhimento de contribuição ao INSS, como empregado, autônomo ou facultativo será identificado por este número.

    Gilberto

    D

    dbn Sábado, 15 de outubro de 2011, 23h30min

    Obrigado Gilberto! Vou fazer isso na segunda-feira.

    Eu só não entendi o porque de meu número do PIS, que está na minha carteira de trabalho, não ser mais válido. Que tipo de problema ele pode ter tido para se invalidar? O que vou fazer é outro número que irá substituir este antigo, certo?

    Obrigado mais uma vez!

    D

    dbn Quarta, 19 de outubro de 2011, 14h17min

    Liguei para o 135 hoje e depois de muito tentar explicar e a atendente não entender o que eu queria ela me pediu meu PIS, eu passei e ela me disse que é problema na atualização junto ao INSS (não entendi muito bem...) e que eu deveria ir ao INSS sem marcar uma visita. Vou ir lá amanhã de manhã para ver. Espero que não chegue lá e me digam que precise marcar uma visita pelo 135, pois aí estou vendo que terei problemas hehehe.

    Obrigado!

    N

    Neise Freitas Quarta, 16 de março de 2016, 10h49min

    Olá ! Bom dia!! Fiz minha inscrição no concurso do INSS e pedir a insenção da mesma, agora pouco recebi uma mensagem do CESPE dizendo que a insenção foi indeferida pois meu PIS (NIS) estava invalido, e ano passado eu não tive direito de receber o ABONO SALARIAL e verifiquei o RAIS e tem uma pessoa com o mesmo numero de PIS que eu na mesma impresa que eu trabalho.

    A

    Armando Quarta, 16 de março de 2016, 18h17min Editado

    Neise Freitas//
    PIS/PASEP = quando se inicia a trabalhar pela primeira vez com CTPS,
    NIT = Número de Identificação quando NÃO se possui PIS/PASEP e se Inscreve no INSS como CI-Contribuinte(autônomo) ou como Segurado Facultativo
    NIS = número fornecido pela CEF quando se inscreve para um programa especial (Casa própria por exemplo)
    Verifique se não houve, ao indicar, no pedido de isenção, confusão das siglas PIS/PASEPpara CTPS, NIT-para CI (autônomo) ou Segurado Facultativo e NIS(Número da Inscrição Social)
    Boa sorte
    Armando

    Armando Franco

    Armando Franco Segunda, 23 de janeiro de 2017, 14h04min

    Michelle Santana//
    Inválido ou desativado ?
    Por gentiliza. Reformule sua dúvida. Talvez possamos ajudá-la.
    Sds. cordiais
    |Armando;

    M

    MARIA JOANA RODRIGUES VALDEZ Quinta, 26 de janeiro de 2017, 13h57min

    Boa tarde! Meu nome é Joana e ontem entrei no site e consultei se eu tinha direito ao PASEP pois trabalho contratada da prefeitura, e tem um salário disponível referente ao ano de 2015. Mas hoje quando fui ao Banco do Brasil retirar o dinheiro deu que meu numero de NIS/PIS/PASEP está inválido, mas é o mesmo número que consta na minha carteira de trabalho, no Cadastro único do Governo Federal, na Caixa Econômica e no RH da Prefeitura, e ninguém sabe como resolver o problema, nem onde devo ir, pois já liguei na Caixa e me informaram que não é lá? Alguém sabe me dizer o que fazer?