Meu pai comprou um veiculo no nome dele, para um amigo, com a velha promessa que em 4 meses no maximo o financiamento seria transferido, meu pai, uma pessoa muito boa e acima dos 60anos aposentado sem instrução nem fazia ideia do mau que isso poderia lhe causar, pois bem passam 20 meses e nada ainda do cara transferir pro nome dele. . Ja fiz de tudo, ja falei com o cara, tirei copia dos documentos, falei que iria no forum entrar com um processo se ele nao transferisse, e nada... Detalhe: O nome dele, da mulher, e dos filhos, todos estao com problemas no SPC, sim é um grande problema pois o banco nao aceita transferir para quem tem restrições. O veiculo no caso financiado, é uma moto e foi feito em 48x, as parcelas estao sendo pagas de acordo, as vezes com atraso de 4/5 dias, mas estao em dia vamos dizer.

Ja houve um conflito via telefone, eu e o cara, onde ele ja confirmou, se um oficial de justiça for buscar o veiculo ele nao devolve, vai sumir com o veiculo, vai preso mas nao devolve para o banco. E isso ja me deixou muito nervoso.

Gostaria de saber se existe uma forma juridicamente de forçar que ele transfira esse veiculo(moto) para o nome de outra pessoa, estou com medo de acontecer algo, acredito que se ocorrer uma colisão e o condutor ferir alguem no transito (atropelamento) o responsavel pode ser meu pai, e isso me preocupa. . Por favor, se alguem puder me dizer qual tipo de procedimento posso tomar, fico muito agradecido. . Obrigado!

Respostas

    C

    Carlos Bragam Quarta, 19 de outubro de 2011, 11h45min

    ainda no aguardo,
    Obrigado!!!

    C

    Carlos Bragam Quinta, 20 de outubro de 2011, 11h06min

    Ontem meu pai foi até a delegadia, eu pedi que ele registrasse um B.O para se proteger em caso de colisão ou qualquer acidente em que a pessoa que tem posse do veiuclo pode causar.
    Segundo o delegado que lhe atendeu, ele deve fazer o B.O e também anexar junto uma copia com firma reconhecida do compra e venda do veiculo

    Segundo o Delegado que atendeu meu pai, ele deve fazer um B.O. anexando o compra e venda DUT e também a CNH (Habilitação) da pessoa que tem a posse do veiculo.

    Meu medo é que a pessoa que continua com o veiculo, atropele alguem, e quem responda por isso seja meu pai, pois como cito acima, ele é o responsavel legal pela moto

    D

    DFF Quinta, 20 de outubro de 2011, 11h09min

    Bom dia... Seu pai já preencheu o DUT Carlos ?
    Se ele já preencheu, alem de fazer o BO, ele terá que ir até um despachante ou ao Ciretran e pedir o bloqueio da moto. Guarde a sete chaves todos os documentos que comprovem essas transações ok.
    Saudações, Daiane

    C

    Carlos Bragam Quinta, 20 de outubro de 2011, 11h41min

    Olá Daiane, Obrigado!

    Ele vai hoje no cartorio reconhecer firma, depois no ciretran.

    Existe uma forma judicial de forçar essa pessoa a passar o financiamento para o nome dela?

    C

    Carlos Bragam Sexta, 21 de outubro de 2011, 12h07min

    Alguem tem ideia de como eu posso fazer para devolver o veiculo ao banco?

    D

    DFF Sexta, 21 de outubro de 2011, 14h24min

    Olá Carlos, procure um advogado. Ele poderá ajuizar ação de obrigação de fazer para que a pessoa seja compelida a transferir o veiculo sob pena de multa diária.
    Se as parcelas não estão em atraso (3 meses ou mais) não há como devolver o veciulo.
    Saudações, Daiane

    C

    Carlos Bragam Terça, 25 de outubro de 2011, 10h35min

    Olá Daiane,

    Vou fazer isso, vamos procurar um advogado. Essa é uma causa civil, no caso da atuação?
    Muito Obrigado pelo tempo que se dispôs a responder minhas perguntas, fico muito grato!

    Muito Obrigado, Carlos

    C

    Carlos Bragam Quarta, 26 de outubro de 2011, 11h24min

    Alguem sabe o seguimento que o advogado deste tipo de causa cuida e que devo procurar?

    Obrigado!

    marcio

    marcio Quarta, 26 de outubro de 2011, 11h38min

    Bom dia.

    Você deve procurar um advogado que atue com causas cíveis.

    [email protected]

    R

    Rafael Terry Quarta, 12 de novembro de 2014, 10h25min

    Bom dia !

    Eu comprei um carro com o próprio financiado,eu assumi as parcelas fiz um contrato registrei em cartorio e no contrato estava dizendo que a partir da data tal eu Rafael.... estava assumindo as parcelas desse veículo e sendo o proprietário do veículo assumindo qualquer sinistro,infração de transito etc.. o financiado assinou o contrato concordando com o que estava no contrato e no contrato não estava dizendo nada que eu teria que passar um valor pra ele para assumir o financiamento ! e sim que eu iria pagar o financiamento no nome dele porque o meu nome estava com umas restrições o mesmo assinou o contrato concordando com tudo e hoje esta me pedindo 6.000,00 porque o mesmo me passou o veículo sendo que eu não posso dar esse dinheiro pra ele porque no contrato não esta dizendo que eu teria que passar algum valor pra ele e sim só estava assumindo as parcelas ! o financiado deixou comigo o recibo de compra e venda sem esta assinado deixou toda a documentação comigo do carro tudo !!!ele não tem nenhum documento do carro e hoje ele esta me ameaçando dizendo que se eu não der os 6.000,00 pra ele ,ele vai pegar o carro ou bloquear o documento do carro o financiado esta agindo de má fé comigo !

    R

    Rafael Terry Quarta, 12 de novembro de 2014, 10h25min

    eu gostaria de saber o que eu faço neste caso ?

    D

    Desconhecido Segunda, 17 de novembro de 2014, 2h39min

    Bom dia, se vc está pagando em dia não tem como ele bloquear ou pegar o carro.

    Isto que ele está fazendo é um crime, vai até a delegacia e faça um BO.

    Permaneço à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

    Atenciosamente,

    Dra. Elaine

    Pâmela Eduarda

    Pâmela Eduarda Quarta, 01 de julho de 2015, 9h30min

    Preciso de ajuda urgente, eu e meu marido passamos um veículo financiado pra um amigo nosso e o mesmo esta com 3 prestações atrasadas! Já faz mais de 3 anos que o veiculo está com ele, como devo agir nesse caso pra pegar o veículo já que o mesmo não quer entregar se eu não der oque ele já pagou mais ele não paga as prestações que ele tem que pagar

    R

    Rafael Santos da Silva Quarta, 01 de julho de 2015, 9h49min

    Propor uma ação contra a financeira pedindo a rescisão contratual. Nesta ação você deve incluir os compradores do veículo no polo passivo da demanda.

    Fazer um pedido de antecipação de tutela pedindo ao Juiz que determine que a financeira se abstenha de proceder à cobrança da dívida. Pode ser feito também um pedido de lançamento de impedimento de circulação via RENAJUD.

    Sylvia De Julia de Julia

    Sylvia De Julia de Julia Quinta, 15 de dezembro de 2016, 9h13min

    Oi bom dia, eu financie um carro no meu nome pra um amigo , mas ele não quer vim fazer uma procuração , e já tem duas parcelas que estão em atraso, e tenho medo que ele mim prejudique o que devo fazer.

    R

    Rafael Santos da Silva Quinta, 15 de dezembro de 2016, 13h12min

    Procuração não é garantia de nada.

    Você tem que fazer um contrato de compra e venda com ele.

    Mas, sua responsabilidade perante a financiadora continua.