Meu pai comprou um veiculo no nome dele, para um amigo, com a velha promessa que em 4 meses no maximo o financiamento seria transferido, meu pai, uma pessoa muito boa e acima dos 60anos aposentado sem instrução nem fazia ideia do mau que isso poderia lhe causar, pois bem passam 20 meses e nada ainda do cara transferir pro nome dele. . Ja fiz de tudo, ja falei com o cara, tirei copia dos documentos, falei que iria no forum entrar com um processo se ele nao transferisse, e nada... Detalhe: O nome dele, da mulher, e dos filhos, todos estao com problemas no SPC, sim é um grande problema pois o banco nao aceita transferir para quem tem restrições. O veiculo no caso financiado, é uma moto e foi feito em 48x, as parcelas estao sendo pagas de acordo, as vezes com atraso de 4/5 dias, mas estao em dia vamos dizer.

Ja houve um conflito via telefone, eu e o cara, onde ele ja confirmou, se um oficial de justiça for buscar o veiculo ele nao devolve, vai sumir com o veiculo, vai preso mas nao devolve para o banco. E isso ja me deixou muito nervoso.

Gostaria de saber se existe uma forma juridicamente de forçar que ele transfira esse veiculo(moto) para o nome de outra pessoa, estou com medo de acontecer algo, acredito que se ocorrer uma colisão e o condutor ferir alguem no transito (atropelamento) o responsavel pode ser meu pai, e isso me preocupa. . Por favor, se alguem puder me dizer qual tipo de procedimento posso tomar, fico muito agradecido. . Obrigado!

Respostas

16

  • 2
    C

    Carlos Bragam Quarta, 19 de outubro de 2011, 11h45min

    ainda no aguardo,
    Obrigado!!!

  • 0
    C

    Carlos Bragam Quinta, 20 de outubro de 2011, 11h06min

    Ontem meu pai foi até a delegadia, eu pedi que ele registrasse um B.O para se proteger em caso de colisão ou qualquer acidente em que a pessoa que tem posse do veiuclo pode causar.
    Segundo o delegado que lhe atendeu, ele deve fazer o B.O e também anexar junto uma copia com firma reconhecida do compra e venda do veiculo

    Segundo o Delegado que atendeu meu pai, ele deve fazer um B.O. anexando o compra e venda DUT e também a CNH (Habilitação) da pessoa que tem a posse do veiculo.

    Meu medo é que a pessoa que continua com o veiculo, atropele alguem, e quem responda por isso seja meu pai, pois como cito acima, ele é o responsavel legal pela moto

  • 0
    D

    DFF Quinta, 20 de outubro de 2011, 11h09min

    Bom dia... Seu pai já preencheu o DUT Carlos ?
    Se ele já preencheu, alem de fazer o BO, ele terá que ir até um despachante ou ao Ciretran e pedir o bloqueio da moto. Guarde a sete chaves todos os documentos que comprovem essas transações ok.
    Saudações, Daiane

  • 0
    C

    Carlos Bragam Quinta, 20 de outubro de 2011, 11h41min

    Olá Daiane, Obrigado!

    Ele vai hoje no cartorio reconhecer firma, depois no ciretran.

    Existe uma forma judicial de forçar essa pessoa a passar o financiamento para o nome dela?

  • 0
    C

    Carlos Bragam Sexta, 21 de outubro de 2011, 12h07min

    Alguem tem ideia de como eu posso fazer para devolver o veiculo ao banco?

  • 0
    D

    DFF Sexta, 21 de outubro de 2011, 14h24min

    Olá Carlos, procure um advogado. Ele poderá ajuizar ação de obrigação de fazer para que a pessoa seja compelida a transferir o veiculo sob pena de multa diária.
    Se as parcelas não estão em atraso (3 meses ou mais) não há como devolver o veciulo.
    Saudações, Daiane

  • 0
    C

    Carlos Bragam Terça, 25 de outubro de 2011, 10h35min

    Olá Daiane,

    Vou fazer isso, vamos procurar um advogado. Essa é uma causa civil, no caso da atuação?
    Muito Obrigado pelo tempo que se dispôs a responder minhas perguntas, fico muito grato!

    Muito Obrigado, Carlos

  • 0
    C

    Carlos Bragam Quarta, 26 de outubro de 2011, 11h24min

    Alguem sabe o seguimento que o advogado deste tipo de causa cuida e que devo procurar?

    Obrigado!

  • 0
    marcio

    marcio Quarta, 26 de outubro de 2011, 11h38min

    Bom dia.

    Você deve procurar um advogado que atue com causas cíveis.

    [email protected]

  • 0
    R

    Rafael Terry Quarta, 12 de novembro de 2014, 10h25min

    Bom dia !

    Eu comprei um carro com o próprio financiado,eu assumi as parcelas fiz um contrato registrei em cartorio e no contrato estava dizendo que a partir da data tal eu Rafael.... estava assumindo as parcelas desse veículo e sendo o proprietário do veículo assumindo qualquer sinistro,infração de transito etc.. o financiado assinou o contrato concordando com o que estava no contrato e no contrato não estava dizendo nada que eu teria que passar um valor pra ele para assumir o financiamento ! e sim que eu iria pagar o financiamento no nome dele porque o meu nome estava com umas restrições o mesmo assinou o contrato concordando com tudo e hoje esta me pedindo 6.000,00 porque o mesmo me passou o veículo sendo que eu não posso dar esse dinheiro pra ele porque no contrato não esta dizendo que eu teria que passar algum valor pra ele e sim só estava assumindo as parcelas ! o financiado deixou comigo o recibo de compra e venda sem esta assinado deixou toda a documentação comigo do carro tudo !!!ele não tem nenhum documento do carro e hoje ele esta me ameaçando dizendo que se eu não der os 6.000,00 pra ele ,ele vai pegar o carro ou bloquear o documento do carro o financiado esta agindo de má fé comigo !

  • 0
    R

    Rafael Terry Quarta, 12 de novembro de 2014, 10h25min

    eu gostaria de saber o que eu faço neste caso ?

  • 0
    D

    Desconhecido Segunda, 17 de novembro de 2014, 2h39min

    Bom dia, se vc está pagando em dia não tem como ele bloquear ou pegar o carro.

    Isto que ele está fazendo é um crime, vai até a delegacia e faça um BO.

    Permaneço à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

    Atenciosamente,

    Dra. Elaine

  • 0
    Pâmela Eduarda

    Pâmela Eduarda Quarta, 01 de julho de 2015, 9h30min

    Preciso de ajuda urgente, eu e meu marido passamos um veículo financiado pra um amigo nosso e o mesmo esta com 3 prestações atrasadas! Já faz mais de 3 anos que o veiculo está com ele, como devo agir nesse caso pra pegar o veículo já que o mesmo não quer entregar se eu não der oque ele já pagou mais ele não paga as prestações que ele tem que pagar

  • 0
    R

    Rafael Santos da Silva Quarta, 01 de julho de 2015, 9h49min

    Propor uma ação contra a financeira pedindo a rescisão contratual. Nesta ação você deve incluir os compradores do veículo no polo passivo da demanda.

    Fazer um pedido de antecipação de tutela pedindo ao Juiz que determine que a financeira se abstenha de proceder à cobrança da dívida. Pode ser feito também um pedido de lançamento de impedimento de circulação via RENAJUD.

  • 0
    Sylvia De Julia de Julia

    Sylvia De Julia de Julia Quinta, 15 de dezembro de 2016, 9h13min

    Oi bom dia, eu financie um carro no meu nome pra um amigo , mas ele não quer vim fazer uma procuração , e já tem duas parcelas que estão em atraso, e tenho medo que ele mim prejudique o que devo fazer.

  • 0
    R

    Rafael Santos da Silva Quinta, 15 de dezembro de 2016, 13h12min

    Procuração não é garantia de nada.

    Você tem que fazer um contrato de compra e venda com ele.

    Mas, sua responsabilidade perante a financiadora continua.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.