Prezados, Eu e meu marido deixamos o Brasil em setembro para morar na Europa. Antes disso, decidimos fazer uma transferência bancária para a conta dele no exterior. Seguimos todas as orientações do setor de câmbio do banco em que temos conta no Brasil, neste caso o Santander, e do gerente da conta para a realização da transferência. Assim, escolhemos um dia em que a cotação do Euro não estava muito alta para fazer a transferência. A atendente da agência que realizou a operação nos informou que a cotação do Euro era de R$ 2,45 e que o dinheiro estaria na conta do exterior em 48horas. O que ocorreu foi bem diferente: a transferência demorou mais de uma semana para ser realizada e a cotação foi a R$ 2,62 o Euro, o que nos gerou uma perda significativa pela diferença de cotação. Posso estar errada, mas acredito que o câmbio no caso dessa transferencia seja como a compra de ações, a taxa da "ordem de transferência" é a que vale. Digo isso porque decidimos fazer a transferência de um valor bastante alto para aproveitar que a moeda, apesar de subindo, ainda estava relativamente baixa. mas por incompetência de alguém do Santander acabamos pegando uma das piores taxas. Gostaria de saber se temos alguma chance de ganhar se movermos uma ação contra o banco caso este não concorde em devolver a diferença. Agradeço desde já, Patricia

Respostas

    Regina Machado & Advogados

    Regina Machado & Advogados Quarta, 02 de novembro de 2011, 21h57min

    Sra. Patricia
    Sim, a senhora pode mover uma a acao indenizatória por perdas e danos morais e materiais
    Morais pelo aborrecimento emateriais pelo que deixou de receber e fazer com o dinheiro, a legislação do consumidor lhe protege, a legislação bancaria em relação a transferência de valores tb. Isso tudo cumulado lhe dará o direito de ser indenizada,[...]

    P

    Patricia972 Segunda, 19 de março de 2012, 21h15min

    Doutora Regina Machado,
    Estou tentando de forma amigável que o banco faça o ressarcimento dos valores,mas o banco insiste que não irá ressarcir pq "não houve erro operacional". Até já discuti com o SAC do banco, pois o erro pode não ter sido operacional, mas pode ter sido erro humano, erro de algum funcionário da instituição, erro do banco, portanto. Pelo que entendi, o gerente da minha agência indicou o ressarcimento, mas a regional entendeu que não houve erro e, por isso, não autoriza o ressarcimento. Me sinto absolutamente injustiçada com o que aconteceu, pois fiz tudo conforme me orientaram, paguei a tarifa cobrada e tive prejuízo. Se eu soubesse, teria escolhido outra instituição para fazer a transferência. Perdi cerca de R$ 12 mil nessa brincadeira, e o que pode ser pouco para um banco, para mim vai fazer muita falta. Me informei no Juizado Especial, mas fui informada de que o meu marido é quem deveria processar o banco pois é ele o prejudicado, uma vez que o dinheiro foi transferido para uma conta em que ele é o titular e não eu - infelizmente a conta de destino não era conjunta, somente a conta de origem. Estou no Brasil no momento, inclusive para tratar disso, mas não obtive sucesso até omomento. Meu marido está na Europa trabalhando, por isso não veio comigo. Como posso proceder? Agradeço desde já,

    Regina Machado & Advogados

    Regina Machado & Advogados Domingo, 08 de abril de 2012, 22h24min

    Sra.
    Por favor ent em contato pelo email [email protected], pois há sim como responsbilizar o banco tanto pelos danos morais quanto pelos danos materiais
    Boa sorte
    Regina Machado
    www.advocaciareginamachado.com

    Lilian Medeiros

    Lilian Medeiros Sexta, 29 de janeiro de 2016, 11h18min

    Estou com um problema parecido. Fiz uma transferência do BB para minha conta no Canadá no dia 20/01. O dinheiro saiu da minha conta no Brasil mas até hoje (29/01) não recebi nada na conta do Canadá. Tive que fazer um outro tipo de transferência mais cara, através de casa de câmbio, porque havia fechado um negócio e não recebi o dinheiro a tempo. Posso fazer alguma coisa em relação a esse problema? Não é a primeira vez que acontece.

    Luciano Fidelis

    Luciano Fidelis Suspenso Sexta, 29 de janeiro de 2016, 11h43min

    Lilian, sugiro esquecer o brasil e viver as regalias do canada.

    Quando deixou o solo brasileiro o governo tem o poder de reter o seu dinheiro.