Mãe pode abrir mão da Pensão paga pelo pai para a filha??

Olá,

Tenho uma dúvida e gostaria de uma ajuda.

Acabo de me casar, minha esposa tem uma filha de seu casamento anterior, e o pai paga uma pensão de meio salário minimo mensalmente.

E como sabemos, os atuais R$ 273,00 não são suficientes para dar uma boa qualidade de vida a ninguém. Mas não é esse o problema, se é só isso que ele consegue pagar, paciência, o caso é, a real dependência financeira dela é de minha alçada.

O que acontece é que, sou empregado de uma empresa estatal que dá vários beneficios a mim e a meus dependentes, como plano de saúde e bolsa de estudo em escola particular. Minha esposa já é minha beneficiária, mas minha enteada não, pois pelas regras de minha empresa ela tem que ser oficialmente minha dependente, deve constar em minha Declaração de Imposto de Renda e NÃO PODE RECEBER PENSÃO ALIMENTICIA.

O pai não quer entrar em um acordo, diz que a filha é dele, vai viver segundo as condições dele, e não vai abrir mão dela para que eu me torne tutor.

Como a pensão é da filha e não da mãe, não sabemos se é possível simplesmente que não haja mais necessidade de pensão.

Espero que alguém possa me dar informações sobre isso,

Muito Obrigado

Respostas

15

• Sir Heath

Sir Heath

Art. 6o Ninguém poderá pleitear, em nome próprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei. (Código de Processo Civil)

Art. 1.707. Pode o credor não exercer, porém lhe é vedado renunciar o direito a alimentos, sendo o respectivo crédito insuscetível de cessão, compensação ou penhora. (Código Civil)

• Danilo VM

Danilo VM

OK, algumas dúvidas

Primeiro: SALVO QUANDO AUTORIZADO POR LEI. A filha é de menor, a lei autoriza a mãe a pleitear qualquer coisa em nome da filha.

Segunda: A intenção não é renunciar o direito, pois renunciar significa nunca mais poder receber, a intenção é não receber. Resumindo, não queremos renunciar ao direito, só não queremos exerce-lo.

• Lameida

Lameida

Danilo, é o seguinte:
    1- o que não pode ser feito é a mãe renunciar a pensão, de forma definitiva, uma vez que o direito não é dela é da filha.
    2- o que a mãe tem liberdade de fazer é que entrando em acordo com o pai da criança, abra mão de receber a pensão, no entanto ela poderá ser reivindicada a qualquer momento. Não existe um acordo em definitivo que a mãe falando em nome da filha renuncie esse direito.

No caso que você nos descreveu, o pai tem direito de pagar a pensão a filha, nada o proíbe disso, se a mãe não quer receber ele poderá depositar em uma conta no nome da criança. É direito dele como pai e direito da criança como filha.

Abraços!

• Julianna

Julianna

Não é possível, Danilo.
    Não exercer significaria não ter pedido judicialmente, ou mesmo não pegar o dinheiro e deixá-lo no banco. Agora que já foi reivindicado pela mãe da menor, está exercendo e como é direito da menor, não se pode deixar de exercer por ela, entende?
    Não existe abrir mão pra sempre deste direito, ele pode ser reivindicado a qualquer tempo.
    Não existe meios de abrir mão de direito alheio como já dito, pois é direito indisponível da menor.
    Talvez se vc obtiver a guarda dela juntamente com a mãe dela, seu empregador passaria (teria que aceitar) a aceitá-la como sua dependente.
    Como eles vão saber que ela recebe pensão, uma vez que esse processo corre em segredo de justiça, até mesmo suas decisões e sentenças, e ninguém fora os advogados ou as partes e MP poderiam ter acesso?
    É só dizer que ela não recebe, oras...
    Boa sorte**

• Urso Panda

Urso Panda

Danilo VM

Sou leigo no assunto, porém, acredito que se conversarem com o pai da menina, ele vai entender que é mais vantajoso para a criança, o que você proporciona do que ele paga.

Diga-lhe que este processo de desistência vai ser legalizado perante o juiz e que só vai trazer benefícios a menina. Mas pelo que você escreveu, ele prefere que a menina viva conforme as condições dele.
    Um grande abraço e desculpe não poder fazer mais por você.

• Danilo VM

Danilo VM

Julianna,

Vou abrir um pouco mais o leque...

A PETROBRAS exige como documentação uma certidão judicial demonstrando ateste a não distribuição de ação em favor do menor.

Mas obrigado a todos pelas informações, infelizmente vi que não há possibilidade.

Por causa de R$ 273,00 a menina não tera uma bolsa escola de R$ 610,00 mais um plano de saúde até os 28 anos

• jadir de araujo

jadir de araujo

Citando a sra. Julianna Caroline:

"Como eles vão saber que ela recebe pensão, uma vez que esse processo corre em segredo de justiça, até mesmo suas decisões e sentenças, e ninguém fora os advogados ou as partes e MP poderiam ter acesso?
    É só dizer que ela não recebe, oras...
    Boa sorte".

Não sou advogado, mas as frases acima, escritas pela sra. Julianna Caroline, deixaram-me indignado. Devemo-nos pautar em ser honestos para com os nossos semelhantes, e não querer levar vantagem em tudo.

Obrigado!

• Julianna

Julianna

1. araújo

Ta indignado? Me processe.
      Não seja hipócrita e não venha dizer que nunca OMITIU uma informação pra obter vantagem, seja lá de qual tipo.
      Se a vida fosse só de verdades, estaríamos ferrados, garanto.
      E tem mais, a Arte do Direito não é só falar a verdade, falar sempre a verdade.
      Nós aprendemos sim, a Omitir informações qdo necessário.
      Não me venha com hipocrisias.
  • jadir de araujo

jadir de araujo

Essa omissão, sra. Julianna Caroline, poderá prejudicar, futuramente, aquele casal, se realmente acontecer. Mas uma vez repito: Não sou advogado; creio, porém, que qualquer cidadão que quiser levar vantagem, omitindo-se de fazer constar a verdade em um documento particular ou público, a fim de se locupletar, comete uma fraude, pois esse cidadão está fazendo uma declaração falsa, inserida em um daqueles documentos (particular ou público).

• Danilo VM

Danilo VM

Julianna,

Poderia me ajudar com o seguinte?

O que é mais especificamente uma Certidão de Não Distribuição?

Eu sei que é uma certidão que mostra que não há processos de solicitação de pensão, mas o que quero saber é como é solicitado e principalmente, se é uma certidão do distribuidor ou do próprio juiz.

• Sir Heath

Sir Heath

Sr, trata-se uma certidão pedida ao cartório distribuidor que deverá retornar negativa, sem qualquer distribuição de processo do tipo desejado em nome da pessoa analisada.