Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. beatriz cassetari
    02/11/2004 08:23

bOM DIA, estou estudando para o exame de rdem, e leio o mirabete, e no livro consta que o crime de sequesro é um crime continuado------------, mas ouço na televisão que o crime de sequestro prescreveu !!!!!!! por favor preciso que me esclarecimento.

2. Osvaldo Moreto
    03/11/2004 14:23

Cara Beatriz,

Primeiro é preciso distinguir o crime continuado de crime permanente.

Crime continuado

Art. 71 - Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subseqüentes ser havidos como continuação do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços.

Art. 111 - A prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, começa a correr:

I - .......

II - .......

III - nos crimes permanentes, do dia em que cessou a permanência;

O crime de seqüestro no meu modo de entender é crime permanente e não continuado.

É meu entendimento.

Abraços

3. DOUGLAS DOMINGOS DE MORAES
    03/11/2004 16:37

Ola Beatriz, tudo bem? Com relação a sua questão vc cometeu um pequeno equívoco, o seqüestro é crime permanente e não continuado. Crime permanente é aquele cuja consumação se protrai, se prolonga no tempo. O art. 111, inciso IV do CP diz que nos crimes permanentes a prescrição começa a correr quando cessa a permanência. Nesse sentido, o crime de seqüestro enquanto a pessoa continuar em poder dos sequestradores não se inicia a prescrição. Ocorre que parte da doutrina não pensa assim, entendendo que nenhum crime pode ser imprescritivel (salvo os expressamente previstos na CF). Com relação aos casos que vc diz ter visto na TV, pode ocorrer que se uma pessoa for seqüestrada (caso do menino Pedrinho) depois de alguns anos sem notícias o MP pode ter pedido o arquivamento do Inquérito Policial por falta de provas. E como a imprensa nao conhece de direito entende que o crime nao pode mais ser punido ou que estaria prescrito. Espero ter esclarecido sua dúvida se quiser mais informações escreva para o meu e-mail que eu tenho alguns artigos muito bons sobre o assunto. Abraços e Boa sorte no exame da OAB. domingosdemoraes@yahoo.com.br

4. Vinícius Zamó
    03/11/2004 17:55

Cara Amiga:

Salvo crimes contitucionalmente imprescritíveis, do resto TODOS prescrevem.
    Ocorre que o computo do lapso temporal da prescrição se iniciará exatamente quando cessar a permanencia.

Nada mais,

5. Thiago
    05/11/2004 18:32

isso ai! concordo com ov?ê

6. Bugio
    16/11/2004 10:07

Primeiro sequestro não é crime continuado e sim permanente, ou seja, está se consumando a todo instante, portanto não prescreve... e por favor em ver de assistir tv, lei um outro doutrinador.
    abraços

7. CLAUDIO DE SOUZA MARSHAL
    21/11/2004 12:37

Beatriz, obrigado pela oportunidade de estar
    interargindo neste forum; vi a resposta do colega DR.Osvaldo , pesquisei sobre o assunto pois estudo para
    concurso público e também tinha dúvidas .

De fato o crime de sequestro ou cárcere privado é classificado como crime permanente .(veja MIRABETE pag129).Diz o artigo 111- incisolll - CP que nos crimes
    permanentes o marco inicial para a prescrição é o dia em
    que cessou a permanência, no caso no dia em que a vítima
    teve sua liberdade restituída.

Há também a situação em que o agente não cessa sua
    conduta , ocorrendo a intervenção policial, ou como diz o
    Professor MIRABETE (páginas 407-408 vol..1) o Estado ini-
    cia a repressão criminal quer através da instauração do
    IP ou do Processo RT634/298(v. item 3.6.4).

Quanto a TV acredito estarem eles falando a respeito
    do crime de dar parto alheio como próprio 242CP;que é
    crime instantâneo de efeitos permanentes, também vi algo assim. Um abraço, espero ter colaborado em seus estudos, BOA SORTE.Claudio.

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS