PORTE DE ARMA P/ AGENTE PENITENCIÁRIO E AGENTE DE ESCOLTA E VIGILÂCIA PENITENCIÁRIA

vou fazer o concurso de AEVP e ASP-SP e quem puder me tirar uma dúvida ficarei grato. Quanto ao porte de arma:é de ambito estadual ou federal? ouvi uma conversa de que era estadual. Estou perguntando porque o Art. 6º da lei 10826 diz: É proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, salvo para os casos previstos em legislação própria e para: VII – os integrantes do quadro efetivo dos agentes e guardas prisionais, os integrantes das escoltas de presos e as guardas portuárias; Ou tem aguma lei estadual q regulamenta isso? Minha dúvida é o porte pra minha segurança particular. Vou poder viajar pra outro estado e levar essa arma sem problema algum? Ou esse porte só é valido dentro do estado de São Paulo? Pois como já disse ouvi boatos de que o porte só é valido dentro do do estado de SP. Desde já agradeço.

Respostas

23

  • (wellington)

    (wellington)

    Não estou fazendo concurso pensando em porte de arma,até porque não preciso de fazer um concurso pra ter uma arma,e sim porque me identifico com a profissão independentemente de usar arma ou não mas como o porte é inerente ao cargo só passei para tirar essa dúvida e se não puder sanar alguma dúvia,porfavor abstenha-se de comentários ruins.

    Érico Matos
    muito obrigado e se tiver mais informações sobre o asunto em questão,porfavor não deixe de postar no forum.
    ASS:wellington

  • Papillon

    Papillon

    Prezados,

    infelizmente, e é uma realidade, os agentes penitenciários lutaram para ter o porte não por questões de segurança, e sim para fazer bicos nas suas folgas.

    Antes de qualquer comentário mais incisivo, seria interessante conversar com quem já está dentro do sistema e saber da realidade...que não é fácil.

    Abraços e boa sorte à todos.

  • Ojuaraujo

    Ojuaraujo

    Caros Colegas, a finalidade dos fórums é para discussão de determinados assuntos com o intuito de trocar idéias e buscar soluções e não, trocar ofensas. Precisamos, acima de tudo procurar a união e colaborar. Quanto a resposta do companheiro, os agentes infelizmente não têm porte de arma quando estão de folga, há um projeto de lei na câmara federal neste sentido, mas há em alguns estados o porte de arma de fogo para o trajeto casa trabalho. Outra coisa, os agentes precisam sim de arma para defesa pessoal, não é para arranjar bico como enfatizou o caro Papillon, não se trata disso, é uma atividade perigosa e a lei do desarmamento deu porte a alguns guardas municipais e ninguém cogitou isso, quando na verdade todos sabem que guarda não é uma atividade tão penosa quanto a de um agente, mas eles também tem seu direito e ninguém critica.

  • (wellington)

    (wellington)

    Ojuaraujo,enviei um e-mail para a SAP-Secretaria de Administração Penitenciaria de SP e eles me informaram que o porte de arma para os agentes de escolta e vigilância penitenciaria é nacional.

    Bom,muito obrigo pelas informaçôes e qualquer coisa postem mais noticias.

  • VAREJEIRA

    VAREJEIRA

    Sou asp e pra começar pra que vou usar uma arma dentro do presidio se la dentro os detento não tem armas e estao sobre regimento e regulamentos de segurança.... Dizer que lutamos para ter porte de arma para fazermos bico é outra besteira pra não dizer bobagem, pois para trabalhar e ganhar dinheiro não precisa somente ter arma qualquer cidadão pode trabalhar e ganhar seu pão e fazer bicos sem precisar de arma... Ja nós agentes por trabalharmos em regime de alto risco e insalubre e por ganharmos poucos dentro daquilo que sabemos e aprendemos fazer é claro que iremos unir o util ao agradavel e melhorar nossa renda... E de maneira onesta somos uma categoria que de maneira não reconhecida pela secretaria de segurança publica agentes de segurança e que de certa forma colaboramos para manter a ordem e a segurança de toda a população, pois trabalhamos com todo o tipo de criminoso do menor ao maior porque a sociedade e o governo faz a merda e nós temos que dar conta para ela não feder mais do que ja fedeu...Pede para policia entrar aqui desarmado, seja qual for a policia civil, militar ou federal pra ver se eles querem...E depois de entrar aqui de cara limpa e fazer valer a lei andar na rua tranquilos...Contudo ainda com toda a idiotisse dizem que não merecemos o porte de arma... Então porque que esses que dizem que não podemos ter arma não vem cuidar de assassinos ladrões etc..E etc. Eu não ando na rua como um cidadão comum mais, não posso ir em certos lugares devido minha profissão por honrar ela e a lei...Então para não passar uma vida escrevendo o que passamos por sermos agentes digo que quem não sabe não deve abrir a boca para falar besteira!!!!