Posso voltar a trabalhar antes da pericia do INSS ??

Passei por uma cirurgia no tornozelo no final de setembro, porem meu medico pediu prorrogaçao do afastamento por mais 30 dias e a pericia do INSS só foi marcada para dia 28/12 quarta feira. Minha duvida é a seguinte , eu teria que ter voltado ao trabalho quando terminou meu atestado medico ( q seria no dia 12 deste mes) ou tenho que aguardar a pericia ? e esses dias que precedem meu atestado como vai ficar ? o perito pode indeferir ou eu tenho algum respaldo para que ele me de pelo menos ate o dia da pericia ??

Respostas

9

• InteressadoEmDireito

InteressadoEmDireito

Olá Fábio!

Por lei vc só pode retornar ao trabalho após a pericia.

Todos esses dias o INSS irá ti pagar.

Curta os dias que lhe resta curtindo a familia e agradecendo a Jesus pelo sua otima recuperação.

Abraços fraternos

• de Faria

de Faria

Tive uma carga de stress muito grande em meu trabalho, acabei pegando vários dias de atestado me expondo a pericia, marquei para mês de julho, gostaria de saber se antes dos peritos do INSS me avaliarem, consigo me desligar da empresa, pois ja estou curado..

• Silas de França

Silas de França

Na verdade não há muito consenso em relação ao retorno antes da perícia. Hoje estava olhando este artigo: http://www.perito.med.br/2012/10/e-falsa-ideia-de-que-pessoa-tem-que.html

• Rafael F Solano

Rafael F Solano

Silas, existe o consenso sim. O INSS apenas avalia se o segurado deveria ou não ter se afastado do trabalho para então conceder (ou não) o beneficio.

Se o médico do trabalhador que o afastou do trabalho recomendou x dias, vamos dizer 30 dias, e a perícia só acontece 10 dias depois de encerrado os 30 dias, estando recuperado o trabalhador ele poderá retornar ao trabalho visto que sua ausência está justificada até o 30º dia do atestado. Contudo, se ao fim dos 30 dias de licença ele ainda não se sinta ápto ao trabalho ele deve retornar ao médico que irá provavelmente emitir um novo atestado, que servirá para justificar a manutenção de seu afastamento do trabalho (e ele não ser demitido por abandono) e tmb para ser entregue na perícia do INSS que poderá incluir a nova licença no beneficio que venham a conceder.

LIVRARIA JUS NAVIGANDI