H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 02 de janeiro de 2012, 14h14min

    LUCIH, BOA TARDE.

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por intermédio de advogado e ajuizada no forum da cidade onde você reside. Estando casada, será necessário concordância do seu marido através de declaração com firma reconhecida.

    Esta declaração de concordância é juridicamente conhecida como MANIFESTAÇÃO DE VONTADE (marital ou uxória), afinal, a modificação do sobrenome fez parte da constituição do casamento e poderá fazer parte da descontituição do mesmo casamento, caso ocorra o divórcio.

    Atenciosamente
    Herbert C. Turbuk
    www.hcturbuk.blogspot.com

    R

    Ruth Segunda, 12 de março de 2012, 14h44min

    Tenho sobrenome de solteira, após divorciar-me casei-me de novo, agora preciso retirar o meu sobrenome de casada, por favor me indiquem o que fazer??, me aposentei e o meu FGTS, está disponível em meu nome de solteira. Grata.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 12 de março de 2012, 15h45min

    RUTH, BOA TARDE.

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por intermédio de advogado e ajuizada no forum da cidade onde você reside, será possível EXCLUIR o sobrenome que você INCLUIU com o casamento e não o EXCLUIU com o divórcio.

    Atenciosamente
    Herbert C. Turbuk
    www.hcturbuk.blogspot.com

    L

    Lameida Segunda, 12 de março de 2012, 15h57min

    Herbert, estive olhando suas respostas e concordo com todas. No entanto, não entendi o fundamento quando você nos escreve: "Estando casada, será necessário concordância do seu marido através de declaração com firma reconhecida".
    Nos explique por gentileza?

    Abraços!

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 12 de março de 2012, 16h33min

    LALMEIDA, BOA TARDE.

    Esta DECLARAÇÃO DE CONCORDÂNCIA DO CÔNJUGE é juridicamente denominada de MANIFESTAÇÃO DE VONTADE MARITAL OU UXORIA, sendo a mesma necessária para esta finalidade. Lembrando que modificação do sobrenome DECORREU DA VONTADE DE AMBOS na ocasião do registro de casamento , e não pode ser diferente agora, se ainda continam casados (no exemplo da Lucih).

    Atenciosamente
    Herbert C. Turbuk
    www.hcturbuk.blogspot.com

    L

    Lameida Segunda, 12 de março de 2012, 17h39min

    Herbert, muita obrigada por sua gentileza em responder tão prontamente.
    É que me soou estranho ter a exigência da outorga uxória para tanto. Já que é uma ocasião que envolve somente a vontade da pessoa, a princípio imaginei sei um direito personalíssimo. Lógico que para a inclusão seria necessária a vontade de ambos, para a exclusão imaginei que não.
    Mas, já entendi o motivo pela vossa explicação. No entanto, deixo aqui minha crítica de uma pobre mortal operadora do direito: é uma burocracia desnecessária, já que se não houver concordância do cônjuge, uma medida judicial resolveria o problema.

    Abraços e reitero meu agradecimento, sua participação é de extremo enriquecimento para o fórum!

  • -1
    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 13 de março de 2012, 5h56min

    LALMEIDA, BOM DIA.

    Uma forma mais simples de entender esta situação é só lembrar que para um casal alterar o REGIME DE BENS de seu casamento, deverá haver expressa DECLARAÇÃO DE CONCORDÂNCIA obtida na forma de MANIFESTAÇÃO DE VONTADE uxoria (de esposa) ou marital (de esposo).

    O mesmo se aplica para ALTERAÇÃO DE SOBRENOME deste casal (durante o casamento), embora neste caso o efeito da modificação ocorrerá para somente um dos cônjuges. Mas é disposição legal e normalmente não ha maiores problemas em obter a referida concordância.

    Atenciosamente
    Herbert c. Turbuk
    www.hcturbuk.blogspot.com

    L

    Lameida Terça, 13 de março de 2012, 7h06min

    Herbert, bom dia!
    Mais uma vez, muita obrigada por sua gentileza.
    Eu entendi sim, o meu comentário foi só uma crítica contrária a tal disposição.

    Abraços e obrigada novamente!

    R

    Ruth Domingo, 25 de março de 2012, 19h02min

    Dr. Herbert, muito grata estou, desculpe-me , são tantas coisas que não havia lido sua resposta, até porque por ignorância minha não sabia como lidar com o site ainda, não havia parado para ler com calma onde, procurar as respostas. mais uma vez., muito agradecida por tudo . Ruth.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 26 de março de 2012, 18h55min

    RUTH, BOA NOITE.

    Sempre as ordens. Outra dúvida sobre este assunto é só posta aqui.

    HERBERT

    A

    Amarildes Segunda, 09 de julho de 2012, 13h33min

    Herbert, gostaria de retirar o meu sobrenome de casada mas continuando casada. Vi nas ruas respostas acima que você fala que é possível através de uma AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL. Com relação a essa DECLARAÇÃO DE CONCORDÂNCIA DO CÔNJUGE é juridicamente denominada de MANIFESTAÇÃO DE VONTADE MARITAL OU UXORIA, também necessária, gostaria que você me enviasse, se possivel por e-mail, um modelo dessa declaração para que eu possa dar início a esse processo. Gostaria de saber ainda se é possível conseguir esse processo através da denfesoria pública. Desde já agradeço e espero pelo retorno.

    H

    Herbert C. Turbuk Adv/SP Segunda, 09 de julho de 2012, 14h25min

    AMARILDES

    Respondendo pelo meu pai, basta o cônjuge do requerente assinar a petição inicial juntamente com o advogado do requerente (ou melhor ainda, ambos os cônjuges assinam a petição inicial juntamente com o advogado). Defensoria presta atendimento a quem tem renda mensal de até 3 salários mínimos.

    ERICH
    www.hcturbuk.blogspot.com

    T

    tami3354 Sábado, 20 de setembro de 2014, 1h24min

    Herbert, bom dia
    também quero retirar o meu sobrenome de casada pois não estou vendo outra opção vou explicar
    fiz a minha inscrição no site do fies com o nome de solteira pois na época realmente eu ainda era, porem agora que casei e fiz a alteração na receita federal com o nome de casada o FNDE não esta aceitando a alteração pois ja abri varias demandas e nada e para mim não perder novamente o prazo do financiamento terei que fazer isso,para não perder a oportunidade de estudar
    li acima que você fala que é possível através de uma AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL. se possível gostaria que o senhor me envia-se por e-mail, um modelo dessa declaração para que eu possa dar início a esse processo.é demorado o processo ?no particular é muito caro?

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 20 de setembro de 2014, 6h17min

    TAMI

    É um processo judicial formal com atuação de Advogado, Promotor e Juiz. Ou seja, não é um simples requerimento. Mas sim uma ação judicial que envolverá documentos, provas, parecer e sentença. Portanto, consulte um advogado pessoalmente. A tabela da OAB arbitra em 3 salários mínimos o valor dos honorários advocatícios.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    L

    Lia Quinta, 13 de novembro de 2014, 13h26min

    Dr. Hebert,

    Quando a esposa acrescenta o sobrenome do marido e o marido também acrescenta o sobrenome da esposa e após período de 5 meses não acostumaram e apenas por este motivo os dois decidiram voltar a ter o nome de solteiro eles entram apenas com uma ação? A justiça costuma retificar a supressão do nome apenas pelo motivo do casal não ter acostumado com o nome? Neste caso não será necessária a declaração, correto?

    (obs: não há intenção em separar)
    Obrigada

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 13 de novembro de 2014, 13h44min Editado

    LIA

    Podem os cônjuges restabelecerem os nomes de solteiro sem maiores justificativas. Basta a menifestação de vontade de ambos na ação judicial.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    L

    Line Domingo, 14 de dezembro de 2014, 18h15min

    Consegui tirar meu sobrenome de casada sem me divorciar.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 14 de dezembro de 2014, 18h29min

    LINE

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível restabelecer o nome de solteira sem se divorciar.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Mayarinha Silva

    Mayarinha Silva Quinta, 18 de dezembro de 2014, 17h09min

    Olá Dr Hebert Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida.

    Me divorciei faz 1 ano, na hora da realização do divorcio eu decidir manter o nome de casada, só que agora eu estou querendo voltar a ter meu nome de solteira, como posso fazer isso? é muito demorado? é caro?

    Desde já agradeço., Obrigada!

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 18 de dezembro de 2014, 18h41min

    MAYARINHA

    Somente através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL será possível excluir o sobrenome do ex-marido. Verifique com um advogado cível o valor e o prazo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com