Boa Tarde,

Por gentileza, o prazo de baixa na carteira de trabalho é de 48 horas? Pois pedi a demissão no dia 27/12, deixei a carteira no dia 28/12. A contabilidade estava em férias coletivas, retornou dia 02/01/12. Até hoje dia 04/01, a empresa não me comunicou. E também não sei o prazo de quantos dias a empresa tem que me depositar o dinheiro. O que eu faço, por gentileza?

Muito Grata,

Daniele

Respostas

    A

    Adriana M Araujo Quarta, 04 de janeiro de 2012, 16h30min

    Daniele, a empresa tem 48hs para manter sua carteira,para elaborar rescisão, baixa em pedido de demissão são 10 dias após demissão, vc cumprirá aviso prévio de 30 dias?

    D

    Daniele A. M. B. Quarta, 04 de janeiro de 2012, 17h08min

    Boa Tarde, Adriana

    Então, não cumpri aviso porque dentro de 90 dias de experiência, ambas as partes (empregador e empregado) não são obrigadas a cumprir aviso prévio.

    Agora fiquei sabendo por uma das funcionárias que ele não dará boas referências a meu respeito para as empresas que eu estou fazendo entrevistas, por raiva de eu não ter cumprido dias sendo que não sou obrigada.

    Muito Grata,

    Daniele

    A

    Adriana M Araujo Quarta, 04 de janeiro de 2012, 17h11min

    Então vc estava no contrato de experiencia, se sair antes do término vc terá que pagar 50% dos dias restantes, a empresa não pode fornecer informações que denigram seu caráter, mas se assim o fizer difícil é provar.

    D

    Daniele A. M. B. Quinta, 05 de janeiro de 2012, 0h34min

    Boa Noite, Adriana

    Então, o problema é que ele não deu nenhuma satisfação em relação a minha carteira sendo que o prazo é de 48 horas.
    Vou ligar ainda hoje para saber, caso contrário, terei que contratar um advogado particular, pois ele não é o dono da empresa e sim o gerente.
    Agora quanto a provar, tenho como pedir para uma amiga ligar, ela tem firma de verdade e podemos gravar a ligação.

    Obrigada pelas informações

    Daniele

  • -1
    A

    Adriana M Araujo Quinta, 05 de janeiro de 2012, 9h49min

    Faça a gravação, não cobre a carteira da empresa, eles deveriam ter ciencia do prazo, denuncie no sindicato e requeira sua multa pelo descumprimento da lei.

    D

    Daniele A. M. B. Quinta, 05 de janeiro de 2012, 11h36min

    Bom dia, Adriana

    Liguei na empresa hoje às 09h, o gerente não se encontra e ainda não possuem informações a respeito da minha carteira.
    Me disseram que a contabilidade voltou a trabalhar dia 03/01/12, então o prazo de 48 hs seria até hoje, dia 05/01?

    O Sindicato de Auxiliar Administrativo seria o do Comércio? Como faço para conseguir o telefone certo?

    Porque a empresa é a do Comércio, é uma distribuidora de peças.

    Nossa Muito Obrigada!!!

    Daniele

    A

    Adriana M Araujo Quinta, 05 de janeiro de 2012, 13h26min

    Vc deixou a carteira no dia 28/12, se o escritorio iria entrar em recesso não aceitasse o documento, eles tinham 48hs, ja estao atrasados.
    Veja na parte de contribuição sindical qual sindicato esta registrado, vc poderá tb se informar na contabilidade, se a empresa é uma distribuidora acho difícil ser dao comércio.

    D

    Daniele A. M. B. Sábado, 07 de janeiro de 2012, 15h05min

    Adriana, boa tarde

    vou me informar sobre o sindicato e vou ligar.

    Muito Obrigada Mesmo,

    Daniele

    S

    samanta s. Terça, 12 de março de 2013, 22h01min

    por favor gente nao sei o que fazer...
    no dia 28/02 fui demitida e o ex patrao disse q naquele momento ja podia ir embora sem precisar cumprir aviso. No 5° dia recebi meu salario e ate hoje nao me chamaram p dar baixa na carteira e nem nada, muitas pesoas falam p eu ir atraz o q eu faco?

    S

    SulaTeimosa Suspenso Terça, 12 de março de 2013, 22h54min

    Ele te deu algum papel falando da sua demissão?

    Se não deu, corra para seu Sindicato e denuncie a situação, isso evitará que ele lhe aplique um abandono de emprego ou mesmo desconte seu aviso prévio.

    S

    samanta s. Quarta, 13 de março de 2013, 11h21min

    nao me deu nenhum papel
    sera que devo ligar?

    Y

    Yago Alexandre Quarta, 27 de agosto de 2014, 11h27min

    Eu enytei com rescisão de contrato no dia 07/02 mas a sentença saiu so no final de julho até ai tudo bem. Mas na ultima de julho eu levei a minha carteira pra advogada levar pra dar baixa, e ate hoje (27/08) nao devolveram minha carteira. Falta poucos dias pra completar um mês e toda semana eles falam que vao devolver. Eu queria saber se pode dar multa ? E se o juiz ppde fornecer um periodo maior pra eles darem baixa ? Obrigada desde já

    R

    Rayanne Vieira Quinta, 30 de outubro de 2014, 13h51min

    Boa Tarde , também tinha essa duvida , alguém poderia me dizer qual a lei que fala expressamente sobre o prazo de 48 horas , pois eu já recebi minha recisão , porém não assinei nada e a empresa não deu baixa na minha carteira e eu já sai tem mais de 5 meses . e quando fui me reportar ao RH , a responsável disse que estava com agenda lotada e que não poderia me atender , como eu também não tenho o tempo dela , pretendo ajuizar a empresa.

    Adriana Fernandes Pereira

    Adriana Fernandes Pereira Segunda, 03 de novembro de 2014, 12h26min

    Boa Tarde
    Tenho um amigo que está tentando entrar com a Aposentadoria LOAS Idoso, mas quando ele foi ao INSS, descobriu que está com a Carteira assinada, por uma empresa Transportes Oriental RJ, foi extinta, pra que ele consiga o beneficio ele precisa da Baixa.
    Nesse caso qual é o procedimento que deva ser feito?
    Obrigada

    Adriana Araujo

    Adriana Araujo Terça, 04 de novembro de 2014, 0h31min

    A carteira dele esta em aberto ou a admissao dele pela empresa?

    Teresa Paulino

    Teresa Paulino Quarta, 14 de janeiro de 2015, 15h40min

    Boa tarde
    Minha filha foi admitida como recepcionista em uma rede de buffets de segmento infantil em 01/outubro/2014 e pediu demissão em 06/01/2015. Eles poderão descontar ou cobrar o aviso prévio dela, já que ela recebeu o salário dia 05/01 ?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 14 de janeiro de 2015, 16h54min

    Teresa, não importa quando pagaram o salário, este é devido pelo mês trabalhado (mês civil, do calendário) e se paga normalmente até o 5º dia útil do mês seguinte.

    Ela tem obrigação de cumprir o aviso prévio, sem dúvida, se não cumprir poderá tê-lo descontado de suas verbas rescisórias. Ela fez a carta de demissão de próprio punho?? Colocou nela que não ia cumprir o aviso???

    O empregador poderá deixar fluir os 30 dias do aviso (dando faltas) para então quitar a rescisão.

    D

    Desconhecido Sábado, 24 de janeiro de 2015, 0h04min

    preciso de ajuda, trabalhei na contax por 2 anos pedi demissao em novembro de 2014 depositaram meu dinheiro e mandaram eu aguardar em casa a ligação para marcar a rescisão e dar baixa na minha carteira, continuo com a carteira até hj sem dar baixa e quando vou na empresa eles alegam que tem que aguardar horario vago no sindicato. o que devo fazer?

    R

    Rafael F Solano Sábado, 24 de janeiro de 2015, 16h34min

    Confirmar com o Sindicato se de fato está dificil de agendar a homologação.

    Vc não depende da homologação para dar baixa no registro de trabalho.

    G

    Gabriel Quinta, 19 de fevereiro de 2015, 9h53min

    Fui mandado embora dia 05/02/2015 sem justa causa. O aviso prévio foi indenizado, e no dia seguinte me ligaram pedindo q levasse a carteira para darem baixa, entreguei la tudo certinho, só que hoje já é dia 19/02/2015 e até agora nada, e gostaria de saber, pode essa demora?
    E a empresa esta sem sindicato, e me disseram que a homologação sera marcada lá pelo mês de maio... E eu preciso dar entrada no seguro desemprego, preciso da chave de liberação do fgts...