Boa Tarde,

Por gentileza, o prazo de baixa na carteira de trabalho é de 48 horas? Pois pedi a demissão no dia 27/12, deixei a carteira no dia 28/12. A contabilidade estava em férias coletivas, retornou dia 02/01/12. Até hoje dia 04/01, a empresa não me comunicou. E também não sei o prazo de quantos dias a empresa tem que me depositar o dinheiro. O que eu faço, por gentileza?

Muito Grata,

Daniele

Respostas

57

  • 0
    A

    Adriana M Araujo Quarta, 04 de janeiro de 2012, 16h30min

    Daniele, a empresa tem 48hs para manter sua carteira,para elaborar rescisão, baixa em pedido de demissão são 10 dias após demissão, vc cumprirá aviso prévio de 30 dias?

  • 0
    D

    Daniele A. M. B. Quarta, 04 de janeiro de 2012, 17h08min

    Boa Tarde, Adriana

    Então, não cumpri aviso porque dentro de 90 dias de experiência, ambas as partes (empregador e empregado) não são obrigadas a cumprir aviso prévio.

    Agora fiquei sabendo por uma das funcionárias que ele não dará boas referências a meu respeito para as empresas que eu estou fazendo entrevistas, por raiva de eu não ter cumprido dias sendo que não sou obrigada.

    Muito Grata,

    Daniele

  • 0
    A

    Adriana M Araujo Quarta, 04 de janeiro de 2012, 17h11min

    Então vc estava no contrato de experiencia, se sair antes do término vc terá que pagar 50% dos dias restantes, a empresa não pode fornecer informações que denigram seu caráter, mas se assim o fizer difícil é provar.

  • 0
    D

    Daniele A. M. B. Quinta, 05 de janeiro de 2012, 0h34min

    Boa Noite, Adriana

    Então, o problema é que ele não deu nenhuma satisfação em relação a minha carteira sendo que o prazo é de 48 horas.
    Vou ligar ainda hoje para saber, caso contrário, terei que contratar um advogado particular, pois ele não é o dono da empresa e sim o gerente.
    Agora quanto a provar, tenho como pedir para uma amiga ligar, ela tem firma de verdade e podemos gravar a ligação.

    Obrigada pelas informações

    Daniele

  • -1
    A

    Adriana M Araujo Quinta, 05 de janeiro de 2012, 9h49min

    Faça a gravação, não cobre a carteira da empresa, eles deveriam ter ciencia do prazo, denuncie no sindicato e requeira sua multa pelo descumprimento da lei.

  • 0
    D

    Daniele A. M. B. Quinta, 05 de janeiro de 2012, 11h36min

    Bom dia, Adriana

    Liguei na empresa hoje às 09h, o gerente não se encontra e ainda não possuem informações a respeito da minha carteira.
    Me disseram que a contabilidade voltou a trabalhar dia 03/01/12, então o prazo de 48 hs seria até hoje, dia 05/01?

    O Sindicato de Auxiliar Administrativo seria o do Comércio? Como faço para conseguir o telefone certo?

    Porque a empresa é a do Comércio, é uma distribuidora de peças.

    Nossa Muito Obrigada!!!

    Daniele

  • 0
    A

    Adriana M Araujo Quinta, 05 de janeiro de 2012, 13h26min

    Vc deixou a carteira no dia 28/12, se o escritorio iria entrar em recesso não aceitasse o documento, eles tinham 48hs, ja estao atrasados.
    Veja na parte de contribuição sindical qual sindicato esta registrado, vc poderá tb se informar na contabilidade, se a empresa é uma distribuidora acho difícil ser dao comércio.

  • 0
    D

    Daniele A. M. B. Sábado, 07 de janeiro de 2012, 15h05min

    Adriana, boa tarde

    vou me informar sobre o sindicato e vou ligar.

    Muito Obrigada Mesmo,

    Daniele

  • 0
    S

    samanta s. Terça, 12 de março de 2013, 22h01min

    por favor gente nao sei o que fazer...
    no dia 28/02 fui demitida e o ex patrao disse q naquele momento ja podia ir embora sem precisar cumprir aviso. No 5° dia recebi meu salario e ate hoje nao me chamaram p dar baixa na carteira e nem nada, muitas pesoas falam p eu ir atraz o q eu faco?

  • 0
    S

    SulaTeimosa Suspenso Terça, 12 de março de 2013, 22h54min

    Ele te deu algum papel falando da sua demissão?

    Se não deu, corra para seu Sindicato e denuncie a situação, isso evitará que ele lhe aplique um abandono de emprego ou mesmo desconte seu aviso prévio.

  • 0
    S

    samanta s. Quarta, 13 de março de 2013, 11h21min

    nao me deu nenhum papel
    sera que devo ligar?

  • 0
    Y

    Yago Alexandre Quarta, 27 de agosto de 2014, 11h27min

    Eu enytei com rescisão de contrato no dia 07/02 mas a sentença saiu so no final de julho até ai tudo bem. Mas na ultima de julho eu levei a minha carteira pra advogada levar pra dar baixa, e ate hoje (27/08) nao devolveram minha carteira. Falta poucos dias pra completar um mês e toda semana eles falam que vao devolver. Eu queria saber se pode dar multa ? E se o juiz ppde fornecer um periodo maior pra eles darem baixa ? Obrigada desde já

  • 0
    R

    Rayanne Vieira Quinta, 30 de outubro de 2014, 13h51min

    Boa Tarde , também tinha essa duvida , alguém poderia me dizer qual a lei que fala expressamente sobre o prazo de 48 horas , pois eu já recebi minha recisão , porém não assinei nada e a empresa não deu baixa na minha carteira e eu já sai tem mais de 5 meses . e quando fui me reportar ao RH , a responsável disse que estava com agenda lotada e que não poderia me atender , como eu também não tenho o tempo dela , pretendo ajuizar a empresa.

  • 0
    Adriana Fernandes Pereira

    Adriana Fernandes Pereira Segunda, 03 de novembro de 2014, 12h26min

    Boa Tarde
    Tenho um amigo que está tentando entrar com a Aposentadoria LOAS Idoso, mas quando ele foi ao INSS, descobriu que está com a Carteira assinada, por uma empresa Transportes Oriental RJ, foi extinta, pra que ele consiga o beneficio ele precisa da Baixa.
    Nesse caso qual é o procedimento que deva ser feito?
    Obrigada

  • 0
    Adriana Araujo

    Adriana Araujo Terça, 04 de novembro de 2014, 0h31min

    A carteira dele esta em aberto ou a admissao dele pela empresa?

  • 0
    Teresa Paulino

    Teresa Paulino Quarta, 14 de janeiro de 2015, 15h40min

    Boa tarde
    Minha filha foi admitida como recepcionista em uma rede de buffets de segmento infantil em 01/outubro/2014 e pediu demissão em 06/01/2015. Eles poderão descontar ou cobrar o aviso prévio dela, já que ela recebeu o salário dia 05/01 ?

  • 0
    R

    Rafael F Solano Quarta, 14 de janeiro de 2015, 16h54min

    Teresa, não importa quando pagaram o salário, este é devido pelo mês trabalhado (mês civil, do calendário) e se paga normalmente até o 5º dia útil do mês seguinte.

    Ela tem obrigação de cumprir o aviso prévio, sem dúvida, se não cumprir poderá tê-lo descontado de suas verbas rescisórias. Ela fez a carta de demissão de próprio punho?? Colocou nela que não ia cumprir o aviso???

    O empregador poderá deixar fluir os 30 dias do aviso (dando faltas) para então quitar a rescisão.

  • 0
    D

    Desconhecido Sábado, 24 de janeiro de 2015, 0h04min

    preciso de ajuda, trabalhei na contax por 2 anos pedi demissao em novembro de 2014 depositaram meu dinheiro e mandaram eu aguardar em casa a ligação para marcar a rescisão e dar baixa na minha carteira, continuo com a carteira até hj sem dar baixa e quando vou na empresa eles alegam que tem que aguardar horario vago no sindicato. o que devo fazer?

  • 0
    R

    Rafael F Solano Sábado, 24 de janeiro de 2015, 16h34min

    Confirmar com o Sindicato se de fato está dificil de agendar a homologação.

    Vc não depende da homologação para dar baixa no registro de trabalho.

  • 0
    G

    Gabriel Quinta, 19 de fevereiro de 2015, 9h53min

    Fui mandado embora dia 05/02/2015 sem justa causa. O aviso prévio foi indenizado, e no dia seguinte me ligaram pedindo q levasse a carteira para darem baixa, entreguei la tudo certinho, só que hoje já é dia 19/02/2015 e até agora nada, e gostaria de saber, pode essa demora?
    E a empresa esta sem sindicato, e me disseram que a homologação sera marcada lá pelo mês de maio... E eu preciso dar entrada no seguro desemprego, preciso da chave de liberação do fgts...

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.