Tenho um amigo que tem um filho de 5 anos e que mora com ele e sua família desde seu nascimento.A mãe do menino mora no mesmo município e alega ao pai de seu filho e a sua família não ter condições de criar o filho,mas passa meses sem vê-lo e nunca ajudou em sua criação.Com outras pessoas a mãe do menino alega que o pai e a família a obrigaram a abandoná-lo,sendo que quando falam pra entrar na justiça,ela se contradiz em suas versões,sem falar que a mesma não dá bom exemplo ao filho sendo completamente desnaturada e sem compromisso.Um advogado que trabalha no mesmo município dos pais do menino,alega que qualquer hora que a mãe aparecer e quiser levar o filho ela poderá e que se ajuizarem uma ação o pai estará perdendo tempo e dinheiro.Gostaria de saber se existe um meio do pai requerer na justiça a guarda do filho sem perigo de perdê-la,pois,o pai do menino tem receio de entrar na justiça e a mãe do menino também brigar pela guarda e acabar guanhando.O que o pai pode fazer nessas situações?Obrigada!

Respostas

    S

    S.Beatriz Sexta, 06 de janeiro de 2012, 23h36min

    Boa Noite Fátima, em primeiro lugar o pai requereu em juizo a guarda provisória do filho? se requereu ele terá que ajuizar uma ação pedindo a guarda definitiva do filho.
    Caso não tenha requerido a guarda que ele o faça o mais rápido possivél. Porque se a mãe requerer a guarda com certeza ela irá ganha-lá. Pois juiz nehum tira filho de mãe, a não ser que ele consiga provar com documentos, depoimentos pessoais, que a mãe não está apta moralmente, nem financeiramente para cuidar do filho.

    Att. S.Beatriz

    J

    Janaina Mesquita Sexta, 06 de janeiro de 2012, 23h45min

    Boa noite Fátima,

    O instituto da Guarda é justamente destinada a regularizar a posse de fato da criança. Como o pai nesse caso possui a posse de fato, ele deverá regularizar sua situação entrando com o pedido de guarda. A Constituição legitima a guarda monoparental àquele genitor que, efetivamente, mais proteja os interesses das crianças e dos adolescentes, sem preferência pelo gênero.

    Att,
    Janaina

    M

    Marcella Nascimento Terça, 07 de agosto de 2012, 15h22min

    Meu marido tem um filho de 1 ano e 8 meses qe esta com nós desde seu 1 ano ,
    a mãe dele ficou gravida e nem sabia qe estava , ganhou a criança prematuro, e fez de tudo pra abortar , isso eu digo porqe amigos dela contou ..
    meu esposo é muito apegado ao filho e eu tbm , o menino veio pra ficar umas ferias com nos e na hora de devolver a mãe começou enventar desculpas dizendo qe nào poderia cuidar qe a mãe dela avó da criança tbm não , e qem cuidava do nene era a avo dele materna a màe mora em um acidade vizinha tem um outro filho de 7 anos qe qem cuida é a avo , qe mora com os pais dela (bisavós da criança), o menino chegou com a gnt com adenoide ,algo qe corremos e ja fizemos a cirurgia Meu esposo ganha um salario muito bom , ela trabalha e tdo mas desde qe a criança esta com nós ela não deu um centavo pra ajudar .
    Mas depois de tudo isso a mãe da criança diz qerer pega-lo ,coisa qe não o vê a 5 meses, pois moramos em estado diferente, ela em RS e nos em SC, ele se da super bem com a gnt .
    Gostaria de saber se meu esposo tem alguma chance de conseguir a guarda da criança ?
    obg , aguardo .

    L

    Lilian DEleutério Sábado, 09 de março de 2013, 1h57min

    Nossa Fátima vc contou o que estamos passando aqui em casa, será q meu irmão não é esse seu amigo ? kkkk a mãe abandonou o filho por causa de homem não ia ve-lo não dava assistência e hj em dia ela qr ser a mãe perfeita , mas não por amor e sim por vingança querendo tirar o menino q está aqui em casa há 5 anos, tentando criar uma história de alienação parental com frases feitas que não é a realidade. Incrível como existe gente baixa e lixo nesse mundo !!!! Mulheres parideiras e não mães de fato.

    J

    Julianna Caroline Segunda, 11 de março de 2013, 16h58min

    Marcella diga a seu marido que peça a guarda do filho com tutela antecipada ou liminar.
    Nao deixem que ela pegue a cça!!

    M

    mariagomessouza Segunda, 11 de março de 2013, 17h08min

    Meu filho registrou uma menina. Depois de 5anos a mâe disse que ele nâo e o pai biologico. E nâo deixa ver a mesma. O que fazer.

    M

    mariagomessouza Segunda, 11 de março de 2013, 17h08min

    Meu filho registrou uma menina. Depois de 5anos a mâe disse que ele nâo e o pai biologico. E nâo deixa ver a mesma. O que fazer.

    J

    Julianna Caroline Segunda, 11 de março de 2013, 17h31min

    Mover ação de Negatória de paternidade.
    Ele deve procurar um advogado pra isso.
    Ou se ele quer ver a menina e ignorar o que ela disse, mover ação de regulamentação de visitas.

    V

    Valdemir Alves Domingo, 13 de outubro de 2013, 6h28min

    Meu caso é semelhante!
    Minha mulher saiu de casa e me deixou com nossos 2 filhos menores de 4 anos.
    Faz uns 6 meses ela não ajuda em nada, ela nunca trabalhou assim que conseguiu trabalho me deixou, desempregado e com a minha filha doente.
    Eu entrei com o pedido de ficção de guarda e Direito de visita para a mae já que ela mau vem ver os filhos.
    No dia do acordo na defensoria ela não quis nada, o meu aacordo era visita livre pra ela é não ter pensão, ela não quis!
    Então a defensora disse que o melhor seria a Guarda compartilhada, uma semana as crianças com migo e outra semana com ela, a mãe também não quis!
    Gostaria de saber quais chances ela tem de pega a guarda?
    Ela paga aluguel, eu tenho cada própria quando saiu pra trabalhar meus filhos ficam com a avó, eles ficam com minha família, pois a minha ex não tem família aqui em São paulo.

    B

    Binatti Quinta, 17 de outubro de 2013, 10h39min

    Guarda Definitiva - Primeira vez que me separei, fui embora para Rondônia, tenho um filho de 6 anos, ele não quis ficar com a mãe, assim o levei, após 6 meses, resolvemos morar juntos novamente, ficamos por um ano, minha ex mora com a família de 5 pessoas de 3 pais diferentes, a casa é uma balburdia, meu filho só fica comigo, eu lavo sua roupa, alimentação, escola, diversão, de vez em quando a mãe o leva, mas não em jeito, ele me liga para busca-lo, na casa dela é só festa, bagunça, homens entrando e saindo, mulheres que inclusive já perderam seus filhos etc..., a mãe é negligente e não compra uma meia pro filho, ele me diz: Pai eu quero falar pra Juíza que quero ficar com vc. Quais minhas chances de conseguir a guarda definitiva?, cada vez que ele frequenta a casa da mãe ele regride em quase tudo, até no português, pois ele está aprendendo a ler. Os irmãos menores dela ficam na casa sozinhos, e são obrigados a limpar, cozinhar, são escravizados pela irmã dela.

    J

    Julianna Caroline Quinta, 17 de outubro de 2013, 13h37min

    Binatti

    Vc já tem a guarda de fato, uma vez que a genitora só o leva de vez em quando.
    Entre com pedido de regulamentação de guarda e explique que a cça mora com vc, é sustentada integralmente por vc e a genitora o pega as vezes para passar o dia.
    Boa sorte**

    D

    douglasoli Quinta, 26 de dezembro de 2013, 15h52min

    Ola, tenho 24 anos e uma filha de 4 anos na qual hoje mora com a mae de 26 anos, a menina sempre morou com nos quando casados, mas ja tem dois anos que separamos, ela ficou com a guarda e levou a menina para morar com ela, sendo que moro em goias e ela foi para sao paulo, nessa ida minha filha ficou doente e queria muito voltar, ela n ficou nem uma semana com a mae e ja voltou! Ela ficou morando comigo e minha mae, nesse meio tempo eu me casei novamente e comecei a morar com minha esposa, e minha filha continuou com minha mae, mas as duas casas sao num mesmo terreno entao ela sempre estava comigo!
    Mas agora nas ferias deste ano julho 2013 , a mae que as vezes ligava para filha, veio buscar a menina nas ferias, e nao trouxe mais, alegou que é a mae, e que tem a guarda! eu pago pensao regularmente, mas quero minha filha comigo e ela tambem quer estar comigo! Vou buscar ela para passar ferias em janeiro, mas a mae esta pondo dificuldades, disse que nao quer nossa filha junto de minha atual esposa, e disse que so levou a menina para morar com ela porque nao queria a filha dela com minha esposa! nao tenho como ir ver minha filha aos finais de semana porque é muito longe, quero a guarda definitiva! a mae de minha filha ja tem um menino de 8 anos que ela nunca quis criar e mora com a mae dela, e eu tenho uma renda superior a dela! como faço?

    J

    Joaoj Anjos Segunda, 23 de junho de 2014, 21h51min

    minha ex fugiu com minha filha de 3 anos sabado dia 14 junho,não sei oq ue faço estou sofrendo muito,pois minha filha praticamente ficava com minha familia,ela não tinha tempo pra menina devido a trabalhar na area comercial,a uns 3 meses ela foi mandada,mas mesmo assim minha filha ficava mais com minha familia do que com ela,tinha semanas em que ela ficava até 3 dias sem ver a menina,ela pediu o registro de nascimento da menina pra viajar para a acasa da mae dela com ela,ficou quase um ems em outro estado e quando voltou disse que tava querendo ir embora dia 14 junho fui conversar com um advogado pra ver meus direitos, e comuniquei a ela que ia entrar pedindo a guarda da menina,simplesmente ela figou pros familiares dela e sumiu com minha filha pra são caetano do sul,eles não querem dar o endereço de lá,e quando alguém aqui de casa liga pra casa deles eles tratam mal,não deixam a menina convrsar por ela si,ficam pponhando palavras na boca da menina,minah mae perguntoua minha filha se ela queria vir embora pra casa do pai e ela respondeu que a vó dela briga com ela não deixa,minha filha esta lá sem a sua vontade apesar de ela ter só 3 anos,ela era muito apegada a minha familia,pois deus que nasceu sempre morou na casa da minha mae por favor me ajudem.....

    32... Segunda, 23 de junho de 2014, 22h08min

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Tenho q rir p/ nw chorar (as mulheres podem fz oq qiserem, depois é só chorar na frente do juiz e dizer , estou arrependida, q ela terá a guarda na hr q ela qiser) e td mundo sb disso principalmente qem trabalha com direito. No código é lindo "direitos e deveres iguais" + a vdd é direitos p/ mulheres e deveres p/ os homens, só acho q a justiça deveria ser absolutamente imparcial + a verdade é q nw é.

    A minha crítica nw é contra as mulheres e sim contra a justiça q faz isso acontecer.

    Uma "mãe" pode renunciar a seu filho o deixando p/ adoção o pai jamais ele sendo pai ou nw tem q pagar pensão e se provar q nw é seu filho, aqele dinheiro q foi pago jaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa eraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa e nw adianta me dizer q nw é pq é sim.

    "O feminismo acaba qndo o "Titanic contemporâneo" começa afundar, pq ai qerem mulheres e crianças salvas primeiras!!!

    Ai eu pergunto pq nw homens e crianças primeiros?

    P

    Pai Protetor Terça, 24 de junho de 2014, 11h36min

    Eu tenho a Guarda Unilateral da Minha Filha de apenas 4 anos, e já faz um ano!
    Minha Ex-Mulher Fugiu para outro estado, fui atrás de pistas, cheguei a cidade, subi e desci rua, dormi 3 dias na rua, até a hora que eu achei a minha, peguei ela voltei para a minha cidade, e Hj eu tenho a Guarda dela!

    Ou seja, corra atrás, não fique nos telefones, vai atrás,. dê provas para o juiz que você pode cuidar melhor da sua filha.

    Passei por 4 psicólogos ao longa do processo de garda, e todos foram taxativos, que seria melhor a minha filha ficar cmg, ao invés da mãe!

    Boa Sorte para vcs!

    B

    Bruno Cesar Quarta, 27 de agosto de 2014, 13h25min

    Pai Protetor, de que estado você é?

    Poderia me passar o contato do seu advogado?

    meu e-mail [email protected]

    F

    Filipi Klaus Domingo, 31 de agosto de 2014, 20h40min

    Olá, Minha ex, fez uma série de DENUNCIAÇÕES CALUNIOSAS, sobre mim, junto do namorado de sua mãe e sua mãe, acontece que estou com todas as provas de tudo o que falam, e rebato de forma concreta, cada uma das insanas acusações... Estou há dois meses sem ver o meu filho sendo que todos os cuidados eram ministrados por mim e sua mãe sem condições nenhuma de cuidar de meu filho e sem a ajuda de sua mãe que não irá gastar nenhum centavo com ele, envia um e-mail a DDM solicitando todas as coisas que meu filho deveria ter e não tem, como peças de higiene, saúde e vestuário. Até mesmo esse e-mail e fotografia do ambiente em que meu filho está dormindo, eu tenho. Entrei com ação de guarda do meu filho, pedindo a guarda dele, sem exigências de pensão e sem proibir que meu filho tenha contato com a mãe dele, pois sei que seria uma crueldade, mesmo sabendo que a mãe dele me proibi de vê-lo e tê-lo.

    Com todas as provas contra as DENUNCIAÇÕES CALUNIOSAS, com todos os documentos de que pago todas as necessidades de meu filho e sabendo que a mãe dele não trabalha, não se sustenta e si e depende da mãe dela pra tudo, vocês vêem alguma chance de eu ter a guarda do meu filho?

    Hoje ele tem dois anos...

    Grato

    E

    Eduardo Luis Domingo, 31 de agosto de 2014, 21h08min

    O pai so tem direito a guarda em caso da mãe nao atender os requisitos legais,a lei prioriza quem cuida a mais tempo da crianca,dai a necessidade da guarda antecipada ,se a mãe deixou o filho com o pai ,mesmo que ele tivesse um motivo,esse motivo não pode ser valido pra ela retomar a crianca,para isso ela teria que antes de entregar comunicar as autoridades competentes.
    Não se pode tirar a guarda da mãe se ela não deu motivo para isso,agora se ela entregou a crianca de livre vontade,dificilmente consgeue de volta

  • -1
    E

    Eduardo Luis Domingo, 31 de agosto de 2014, 21h09min

    o Artigo 35 do eca é claro,a guarda é alterada se houver um motivo comprovado para tanto.