Respostas

20

• MoKA

Para o INSS o APOSENTADO POR INVALIDEZ tem que vegetar, não pode cursar faculdade, não pode fazer cursos, não pode dirigir, não pode ter seu veiculo própio, não pode nada, aconselho que o segurado procure a APS/INSS e solicite uma hora com a ASSISTENTE SOCIAL na agencia onde foi aposentado.

• InteressadoEmDireito

Olá Moka!

Aposentado por invalidez, pode ter carteira para deficiente e comprar carros com isenção...

A unica coisa que sei até o momento.

abraços

• eleuza marilia

eu não entendi , quer dizer que se eu quiser comprar uma ksa propria eu não posso , nem cursar uma faculdade ?
    ou mesmo ter conta em banco, financiar um veiculo ?

• InteressadoEmDireito

Olá Eleuza....

Pode sim ter alguns beneficios.
    A unica coisa que vc não pode fazer é trabalhar....porque se lhe denunciam, vc acaba perdendo a aposentadoria.

abraços

• RUI GUIMARAES DA SIL

Sou aposentado pora invalidez,por ter feito 3 cirurgias no coração e 2 na bacia.enxerte e protese de femur ( troca) aposentei pois não tinha mais condições fisicas para viajar por dias atraz de um volante de automovel.Sou representante comercial, e viajava todo o mes para 3 estados.Estou com 65 anos. Quais saõ meus direitos o que posso pleitar, já que minha aposentadoria e de 2 salarios minimos ,passando o maior sufoco, Obrigado

• eleuza marilia

gostaria de saber se por eu já estar aposentada por invalidez poderia pagar retroativo o inss para ver se consigo aumentar o valor que recebo mensal, e se existir um meio como seria e quanto pra tras eu teria que pagar pois o que recebo mal dá para meus medicamentos , seria possivel conseguir aumentar esse valor ?

• Gilberto52

Eleuza,

Caso tua aposentadoria seja posterior a 1999 é possível.
    Verifique na carta de concessão de aposentadoria, quantos salários são elencados.
    Caso tenham sido utilizados 100%, o cálculo da RMI está errada e cabe um pedido de revisão que irá aumentar o valor da aposentadoria.
    Caso a aposentadoria tenha sido precedida por auxilio-doença, também se aplica o que foi dito acima.
    Pela lei o valor deve ser feito utilizando-se 80% dos salários, a partir de julho/94, com exclusão de 20% (menores valores, o que aumenta a renda).
    De 1999 até 2009 o INSS fez os cálculos de forma errada e milhares de pessoas já se beneficiaram em ações reviisionais. Nestas ações o INSS nem contesta, já apresenta proposta de acordo. Não aceite menos de 95%.

Gilberto
    Advocacia Previdenciária