Respostas

26

• Adv. Bernardo Augusto Bassi

Prezado Edison, boa tarde.

Bem, se ele paga atrasado, você pode cobrar as multas e juros que estão no contrato de locação, contudo, a mora não justifica a ação de despejo.

espero ter ajudado.

• edisonn

edisonn

Mas Dr. Bernado

Posso cobrar com ação de despejo? Pois o aluguel venceu dia 15 de janeiro e até agora não foi pago....já posso ajuizar ação de despejo?

• S.Beatriz

Edison23, de acordo com a nova Lei do Inquilinato Lei nº 12.112/09, se o atraso ocorrer, a partir de 01 dia, a lei lhe faculta ajuizar Ação de despejo com pedido de liminar, cumulada com a cobraça dos atrasdos, juros e multa se houver sido contratado.

O locatário somente poderá pagar sua divída, para evitar a ordem de despejo Judicial.

Aconselho a contratar um advogado, ou procure a Defensoria Pública de sua cidade para auxilia-lo.

Abraços e boa sorte.

• Leandro83

Atraso todos o meses o aluguel em 15 dias, e sempre pago os juros. Este mês o aluguel venceu no dia 05 e paguei do dia 25. A imobiliária enviou carta dizendo que iria negativar meu nome no SPC e que entraria com ação de despejo caso não fosse pago, pergunto:

É legal a inclusão do me nome no SPC? Está correto mover ação de despejo contra o inquilino, sendo que o atraso ocorre dentro do mês vigente do venc. do aluguel?

Posso mover ação contra a imobiliária pedindo reparação por constrangimento e danos morais?

A quem puder me ajudar, agradeço.

• edisonn

edisonn

leandro,

sobre a imobiliária entrar com ação de despejo, ela está no direito, pois a partir do primeiro dia de atraso ela pode fazer isso.

sobre colocar seu nome no spc, acredito que não é possível, pois a relação não é de consumo, não é regida pelo código do consumidor

sobre mover ação contra imobiliária, mesmo não sendo possível colocar vc no spc, vc não pode mover essa ação,pois vc está em atraso, e atrasa constantemente...vc está atrasado e ela está lhe cobrando de forma correta, se estivesse lhe expondo ao vexame, aí tudo bem, mas pelo que vejo o caso é de apenas de uma simples cobrança

• Tarone2012

Uma pessoa teve um probleminha financeiro e atrazou o aluguel, mais no mes do vencimento quitou o debito e pagou o outro mes em dias, o proprietario pediu que ele entregase o imovel, mais ele não tem para ondi ir, pois ainda não achou outro lugar para alugar, o proprietario pode pedir que ele saia do imovel e pague mas um mes e entregue o imovel como recebeu, não teria um prazo para entregar?

• Tarone2012

Bom Dia meu contrato de aluguel venceu em 03-03-2012, ebtão recebi do proprietario uma carta pedindo que confirmase se queria renovar, disse que sim e continuei pagando o aluguel, tenho pago sempre no dia 10 como conbinamos, ele não me deu um contrato novo, ontem quando chegeui em casa tinha uma carta debaixo de minha porta que dizia; que eu teria 45 dias a contar a partir da data de recebimento da carta, para providenciar um novo imovel, visto que o mesmo não podera ser mais renovado e ainda me pedia para deixar o imovel do mesmo jeito que recebi. Fui conversar pessoalmente e ele me informou que o filho dele quer o imovel pois onde ele estava teve que sair. Questionei o tempo para entrega, mas ele disse que era um tempo razoavel.

Minhas perguntas: Quanto tempo eu tenho pela justiça para entregar o imovel? Isso não seria quebra de contrato da parte dele? Se eu não conseguir fazer tudo dentro desse tempo que ele me deu como fica a situação? Tenho que realmente pintar o imovel? O fato de não ter o contrato atual em mãos implica em alguma coisa? Não havia me programado para Ter esses gasto, como pintar o imovel, mundança, procurar novo imovel, valor de um novo aluguel que pode ser mais barato ou mais caro se eu não tiver tempo o suficiente para pesquisar o aluguel. Me ajude pois o tempo esta passando. Estou no aguardo da resposta. Muito obrigado. OBS: Posso mover alguma ação? sou o locador e apresentei tambem um fiador.

• M Kessaris

Se voce paga aluguel, voce é locatário (inquilino) e não locador.

Pelo que voce apresentou, voces tem um contrato prorrogado automaticamente, por tempo indeterminado. Nessa situação, o dono do imóvel pode pedir o imóvel de volta, comunicando-lhe com antecedência minima de 30 dias (e nem é preciso apresentar motivo, desde que o contrato inicial tenha um prazo minimo de 30 meses). Quanto a pintar o imóvel, voce deve devolvê-lo nas mesmas condições em que concordou em receber (se estava pintado, devolva pintado).

Até a devolução efetiva do imóvel, são devidos os alugueis, encargos e contas de consumo (ainda que proporcionais).

• DFF-SP

Tarone,
    Complementando o que M Kessaris lhe aconselhou:
    Não cabe a vc mover nenhuma ação.
    Caso vc deixe débitos em aberto ou não refaça a pintura, esses valores poderão ser cobrados do seu fiador.
    Evite problemas nesse sentido.