Olá, boa tarde!! Gostaria de sanar uma dúvida. Sou empregada e pago Inss descontado diretamente na folha de pagamento. Já tenho 25 anos de carteira assinada. Estou querendo comprar um automóvel com placa vermelha de taxi pois o custo do mesmo cai bastante. Me disseram que eu posso adquiri-lo que não dará problema nenhum pra mim no quesito inss, pois o meu inss já é recolhido na folha de pagamento e eu não preciso pagar como taxista. Gostaria de saber se eu adquirindo esse automóvel eu preciso pagar outro inss, no caso em outra categoria, taxista ou se, como continuo empregada, não preciso pagar mais nada, pois o inss meu´já é recolhido na minha folha de pagamento. E se não dá problema pra mim quando eu for me aposentar. Grata.

Respostas

    L

    Leobino Ramos Luz- Contabilista Previdenciario - Ibitinga-SP Domingo, 12 de fevereiro de 2012, 16h32min

    Boa tarde, Belzinha.

    Como taxista você é enquadrada como contribuinte individual, portanto por lei está obrigada a efetuar o recolhimento ao INSS. Contudo, até a presente data desconheço qualquer fiscalização por parte da previdência em não fazê-lo, pois até mesmo os inscritos que estão com débitos com o INSS ,não estão sendo cobrados.
    Sendo assim, se por ventura não necessitar desta inscrição para adquirir o veiculo, poderá deixar de recolher, pois se contribuir em se tratando de atividades múltiplas, o valor da sua aposentadoria aumentará muito pouco, não compensável com o custo que terá fazendo este complemento.

    Felicidades.
    Leobino Ramos Luz
    Ibitinga-SP

    B

    Belzinha Sexta, 17 de fevereiro de 2012, 14h58min

    Caro Leobino!
    Muito obrigada pela gentileza da sua resposta, muito esclarecedora!
    Belzinha.

    D

    Danielsp Domingo, 24 de fevereiro de 2013, 23h42min

    Boa noite a todos.
    Se alguém puder me ajudar, tenho uma duvida, sou taxista a dois anos. o Carro e o alvará não é meu, sempre pago diária de locação em uma frota, também não sou registrado. Na atual frota de táxi onde alugo meu carro, me deixaram se vincular a uma radio táxi.

    Agora após 5 meses na radio, fui informado que tenho de recolher meu INSS e apresentar o comprovante de pagamento como contribuinte individual. antes eu consertava computadores em casa, e me tornei MEI. micro empreendedor individual, para poder ter como emitir nf, hoje vi que o programa do governo, permite também a profissão de taxi, e o pagamento de minha DAS ja incluir o INSS e o ISS.

    Atualizei toda a documentação e comecei a pagar, mais a radio taxi aqui de sp onde estou não aceita o comprovante, disse que tenho que pagar mesmo a individual de 135,00 reais e se nega a repassar meus cheques. ou seja os clientes da radio são funcionarios de empresas que tem contrato com a radio e nos pagam com vaucher, (boletos). Estes boletos nos entregamos na radio e depois de 30 dias recebemos sem desconto ou com 5% de desconto para receber com uma semana, mais sem apresenta os comprovantes do INSS pago ela não quer repassar o cheque destes boleto para nos.

    isso ta correto, ta certo dentro da lei.

    me ajudem por favor.

    Obrigado

    Daniel