I

    Insula Ylhensi Suspenso Quinta, 01 de março de 2012, 23h31min

    Pela CLT não existe estabilidade no trabalho devido a licença doença. Mas seu Sindicato pode prever tal possibilidade, alguns (poucos) estabelecem cerca de 2 meses de estabilidade no retorno da licença.

    Sugiro que os contate pra saber.

    R

    RENATA MOZEL Domingo, 04 de março de 2012, 0h52min

    Insula bom dia, estou em tratamento de coluna (hérnia de disco) desde novembro de 2011, em janeiro deste ano, fiz uma infiltração para tentar aliviar as dores fiquei afastada alguns dias, quando regressei da licença, a Empresa me demitiu, mas quando fui fazer o exame demissional, o médico do trabalho me de inapta para demissão por me encontrar em tratamento, daí o meu médico me afastou do trabalho por tempo indeterminado a partir do dia 24/01/2012, para aguardar um exame e após a realização deste exame, fazer a cirurgia. Dei entrada no inss e me concederam o auxílio doença até a data de 02/03/2012, me dando alta par regressar ao trabalho. Vou procurar o meu médico para lhe falar da alta do inss, mas não sei o que fazer, pois o neurocirgião me diz que não poso trabalhar para não prejudicar ainda mais a minha coluna até a cirurgia e o perito diz que devo voltar. o que devo fazer? A Empresa pode me demitir enquanto aguardo a marcação da cirurgia?
    Grata,

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Domingo, 04 de março de 2012, 1h31min

    Seu médico deve lhe fornecer novo atestado de afastamento. Só de boca não adianta.

    Ao passar pele perícia se eles indeferirem seu pleito, vc pode recorrer administrativamente (dentro do próprio INSS), se permanecer a mesma decisão, o jeito será entrar na justiça.

    R

    RENATA MOZEL Domingo, 04 de março de 2012, 3h22min

    ok Insula, muito obrigada

    E

    elipennn Terça, 05 de junho de 2012, 21h33min

    estou afastada desde abril de 2010 por problema na coluna, ja passei por 3 cirurgias, dia 18 de abril de 2012 me deram alta e a empresa me demitiu,pedi pr e irei passar pela 4 cirurgia, eles darao o resultado na hora?tenho direito de continuar afastada?

    N

    nnobrega Terça, 05 de junho de 2012, 23h46min

    Há estabilidade apenas para AUXILIO DOENÇA ACIDENTÁRIO ( DECORRENTE DE ACIDENTE DE TRABALHO).
    Auxílio doença comum, não há estabilidade não, a não ser que seja por convenção do seu sindicato.
    Me corrige Insula, se eu tiver errada.
    Beijo viu?
    Grata.

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Quarta, 06 de junho de 2012, 22h12min

    Pefeita explicação, NNobrega. Beijão procê tmb!!!!

    O amigo Elipen pode verificar se seu médico lhe deu alta, e se o a exame demissional tmb o considerou ápto para o desligamento.
    Caso discorde do exame demissional poderá fazer outro (custeado por vc mesmo) para confrontar com o da empresa. Procure seu Sindicato, eles costumam ter convênio com médicos do trabalho e lá vc poderá confirmar sua condição.

    nem sempre quando o INSS dá alta e suspende o benefício o trabalhador de fato está apto ao retorno ao trabalho. Acho que vale apenas averigar para saber se é caso de contestar. Se for, vc pode entrar na justiça para manter-se vinculado à empresa e revaer seu benefício previdenciário.
    Boa sorte!!

    V

    Vina Rocha Quarta, 16 de outubro de 2013, 1h24min

    Insula Ylhensi, Se for Diretor sindical, isso me garante estabilidade após o retorno da licença por auxílio doença? Ou posso ser desligado sem direito a nada? Vi um comentário seu que dependendo do sindicato, poucos, conseguem dois meses de estabilidade. Parabéns pelo site muuuito bom! Esclarece dúvidas importantes, para entendermos um pouco de nossos direitos.