minha filha de 9 anos é obrigada a viajar com o pai ?

o pai da minha filha sempre q pegava ela deixava na casa da mae dele, nunca ficava com ela . e uma época ele e a mãe dele tomava conta dela no periodo da manhã antes dela ir para escola, mas eram inumeras discussões pois eles deixavam minha filha andar na rua sozinha com a prima que também é menor ( 10 anos na época)e minha filha tinha 7 anos apenas por isso comecei a proibir alguns passeios e não deixo ele viajar com ela. se eu entrar na justiça para requerer a pensão alimenticia , mediante esses fatos posso proibi-lo de passar as férias com ela ?

Respostas

28

• mateus ad hoc

O Pedido de Alimentos corre independentemente da questão das visitas.

O Juiz só proíbe o pai e a mãe de passar férias alternadas com a menina se ficarem provados fatos graves que não recomendem esse tipo de contato mais prolongado.

Se o juiz achar que o pai ou a mãe estão simplesmente querendo dificultar o contato do outro com a criança, sem razão justificável, vai é aumentar o período que o genitor prejudicado passa com a criança.

Se o pai ou a mãe não tem contato suficiente com a menina, o juiz vai procurar aconselhar para que tenha mais contato.

• Sebastião Leão

Gostaria de saber, uma pessoa e separada do marido, a mãe da criança, ela resolve deichar seus filhos com o pai por algum tempo, passado este tempo ela vai busca-los e a atual esposa não os entrega. Neste caso o que devo faze.

• Osvaldo Sergipe

Se ele nao entrou com acao na justiça requerendo a guarda judicial, entao a mae pode ir na justiça e pedir busca e apreensao, caso o pai se negue a entregar as crianças.
    Se o pai tem a guarda judicial, entao ela tem que entrar no forum e requerer a reversao de guarda. Se o pai nao entrou ainda com acao requerendo a guarda judicial, entao faça urgentemente e com pedido de tutela antecipada.

• SRT08

Oi Mateus !
    Acho que você não entendeu , ele deixa a filha andar na rua sozinha.
    Não deixar viajar por egoismo é uma coisa , não deixar por preservar a integridade fisica é outra.
    E tem outros fatos envolvidos , como por exemplo ele grita com a criança e diz que ela vai ter que ir queira ou não, e a criança entra em crise de nervos, chora e treme !!
    e tem o mesmos direitos desde que tenham as mesmas responsabilidades, na minha opinião os casos tem que ser analisados com mais cautela, quem sabe assim, crianças não seriam arremessadas pela janela, judiadas por madrasta , ou até mesmo mortas por pais que não querem pagar pensão...isso acontece é só assistir noticiário, em primeiro lugar só da mãe ter que ir ao juiz pedir que o pai dê uma vida digna ao filho , prova que o amor já não é tão grande...Claro que há casos em que pais são maravilhosos e as mães ruins, por isso digo que tem que ser muito bem analisado, porque crianças não são bobas elas sentem o ambiente em que vivem e sabem os pais que tem, principalmente quando o pai pensa em si somente e se sobrar tempo nela, é fácil dizer que as mães são culpadas quando sofrem tanto por acompanhar uma simples febre de um filho enquanto o pai que estava na balada se recusa a acordar cedo pra leva-la ao médico e a manda ir de ônibus !! Desculpe, mas é só uma opinião minha , de uma situação que milhares de familias passam .

• mateus ad hoc

Sim.

Se um pai ou uma mãe proibir o outro de sair com o filho, pode até ser acusado de Alienação Parental.

Se a acusação for grave e muito bem provada, esse pai ou essa mãe que proibiu pode até perder a guarda do filho para o outro.

Acho que o que você deve fazer é entrar urgente com uma Ação de Regulamentação de Visitas, com advogado ou defensor público, pra que no fórum decidam se, quando e como ele poderá visitar a menina, e viajar com ela.

• mateus ad hoc

Você pode também, além disso, chamar o Conselho Tutelar (e a polícia!!) sempre que achar que alguém tá colocando a menina em situação de risco.