oi! gostaria da ajuda de vcs, pois, fiz 5 meses de trabalho registrado, mas adquiri um cisto no punho, e precisei remove-lo pois trabalho de garçonete e preciso da mao. Mas, peguei 8 dias de atestado com a mao imobilizada, e qndo volte trabalhei mais tres dias e no fim da noite, fui dispensada só com o dinheiro proporcional a comissao que havia trabalhado. Ele me fez assinar a dispensa, e mandou que procurasse os meus direito na justiça, e disse tbm, que só iria dar baixa em minha carteira la tbm. O que faço, pois preciso trabalhar, mas nao consigo pois tenho que esperar o processo acabar pr poder voltar a ser cidada? assim fica dificil concordam? minhas contas quem vai pagar, fora os juros, pois nao pedi pr ser dispensada! mas minha vida nao pode continuar, pois estou presa ao trabalho e sem receber nada até a audiencia?

Respostas

    M

    mather Sexta, 16 de março de 2012, 21h38min

    ola! fui demitida apos 5 meses de trabalho regitrado, só que meu patrao, nao quiz dar baixa na minha carteira, disse que só daria no dia da audiencia em que ele mandou que eu procurasse ao me dispensar, oq faço? pois preciso trabalhar, e estou presa nisso até o dia da audiencia que ainda nem dei entrada no processo, pois faz poucos dias, mas arrumei outro trabalho e nao posso por causa dessa pendencia!

    A

    Amauri_Alves 305937/SP Sexta, 16 de março de 2012, 22h27min

    Se a dúvida é quanto a baixa, nada a impede de começar a trabalhar sem dar baixa.

    Não há nada que a impeça de conseguir outro emprego.

    M

    mather Sábado, 17 de março de 2012, 0h16min

    entao, só que ele pode dar como abandono, pois nao tenho como provar que fui dispensada, as pessoas que poderiam testemunhar, trabalham no local e nao vao querer ir em minha defesa e serem mandadas embora tbm né? seria uma prova que realmente ele me dispensou....ele pode fazer isso? e outra coisa, existe alguma multa que ele pague por nao dar baixa?

    A

    Amauri_Alves 305937/SP Sábado, 17 de março de 2012, 20h12min

    Então sua dúvida não é referente a procurar emprego sem baixa do emprego anterior.

    Para entrar com ação, ainda mais nesse caso, o interessante é ter testemunhas.

    Porém, para demitir você por justa causa, na justiça, o ônus é dele. Ou seja, ele terá que provar o abandono.

    É meio complexo.

    Não se seria válido, mas mande um e-mail, grave um conversa, ligue e grave a conversa. Se garanta o máximo possível.

  • -1
    I

    Insula Ylhensi Suspenso Sábado, 17 de março de 2012, 22h14min

    Não demore em dar entrada na ação trabalhista.

    Tente tirar outra Carteira, diga que a outra foi danificada numa enchente.

    M

    mather Domingo, 18 de março de 2012, 5h15min

    só que ele tem o gerente como testemunha dele, ja eu nao tenho ninguem pois foi no fim do expediente, só estavamos nos tres qndo ele me dispensou.....estou com medo de ele dar abandono, pois nao recebi nada, ele apenas me disse que estava dispensada nao precisava ir mais e falou pr procurar os meus direitos, ou seja nao tenho testemunha e ele pode alegar oq quiser né? nossa estou tao nervosa que minhas noites sao em claras. nao sei oq fazer!

    C

    cler77 Domingo, 18 de março de 2012, 11h45min

    Minha mãe sofre do mal de Alzeihmer e está em uma clínica geriátrica. Tem uma casa que eu e minhas duas irmãs pretendemos alugar para ajudar com as despesas de nossa mãe.
    Como devemos proceder já que a imobiliária pede um contrato assinado e não temos procuração e nem curatela de nossa mãe? E no caso da curatela qual das irmãs seria a representante? Nós escolhemos ou a justiça determina? Solicito uma ajuda com a maior brevidade possível, visto que não temos muitos recursos financeiros, e alugando a casa que já está em uso-fruto nosso ajudaria, visto que também deixaríamos de ter que arcar com despesas como luz, água e outros impostos. Grata.

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Segunda, 19 de março de 2012, 1h00min

    mather
    Se ele disse pra vc procurar os seus direitos é porque NÃO pretendem pagar seus direitos, o que significa que NÃO vão homologar sua rescisão, o que significa que NÃO vão dar baixa na sua Carteira se vc não for atrás de seus direitos!!!

    Tá esperando o quê, menina? Corre atrás! Vai deixar seu dinheiro na mão deles? Quanto o mais o tempo passar pior será pra vc! Vamos, se mexa!!!!

    cler77
    Sua questão está na sala errada, aqui é de Direito do Trabalho. Mas tentarei lhe ajudar.
    Vcs podem buscar a Defensoria Pública e, estando de comum acordo, qualquer das 2 pode se dispôr a assumir a curatela. Sim, vc pode alugar a casa, o usufrutuário só não pode vender.

    N

    Nanda Lotufi Segunda, 04 de junho de 2012, 12h30min

    Ola boa tarde estou com uma terrivel duvida!!!!!
    trabalhei numa empresa que so veio pagar meu vale transporte depois de 4 meses de serviço atrasaram muito me causando varios prejuizos tirei dinheiro de conbtas para pagar vale transporte e mesmo assim na hora de me ressarcir o dinheiro nao pagaram um terço do que gastei ... depois de uns meses engravidei devido a muito nervoso na loja pq eles nao davam transporte e eu me submetia a humilhaçao de pegar transporte emprestado c a gerente eu comecei a faltar e entregar atestado ...pois nao aguentava a vergonha de tds comentarem lá ...minha pressao ate subiu na gestaçao ...e outra coisa elers pagavam o transporte td errado e descontavam ainda e para economizar eu andava 5 kilometros para pegar o onibus de volta p casa pois a conduçao tava saindo do meu bolso ....enfim nao aguentei ir pois tava muito cansada de andar tanto as vezes ate corria para n perder o onibus ...enfim logo o medico me afastou pq eu tava com pressao alta ...ate na hora do parto entrei em eclampsia ...enfim eles pagaram a licença maternidade certinho
    qdo minha bb fez 4 meses a gerente me ligou avisando q a licença havia acabado ai informei a ela q minha bb nao aceitou outro leite e ainda ficou doentinha com intestino preso ate 8 dias sem fazer necessidades ...
    enfim ela falou p eu pegar atestado com a pediatra acho q de 15 dias ...
    mas a pediatra colokou la q atestava q eu estava amamentando mas,nao especificou dias falou q era p amamentaçao ;;;amamentaçao nao sao seis meses?
    ainda mais qdo da problema no bb ...entao eles me mandaram embora por justa causa alegando abandono de emprego ...mandei mais de 5 emails para eles para eles me ajudarem ...liguei mas a gerente falava q nao tava ...liguei e mandei email pedindo transporte e eles nao me deram retorno o rh mandou entrar em contato com a gerente mas ela se fez de lesa enfim fui surpreendida com o telegrama ...tem mais de 15 dias isso e eles nao pegaram nem minha carteira para dar baixa oque eu devo fazer....eu faltei demais na empresa ...mas a pergunta é pq faltei ?
    a empresa nao me deu condiçao para trabalhar nem transporte me deram me

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Terça, 05 de junho de 2012, 2h29min

    Pode ajuizar sua causa tranquila. Se eles não tiverem como provar que pagavam seu V Transporte, eles não podem dar abandono de emprego.

    Não demore em procurar um advogado. Tanto pode ser no jurídico do Sindicato (eles cobram um percentual sobre o valor da causa) como nos Escritórios Modelo de Práticas Jurídicas mantido por Faculdades de Direito, o atendimento é gratuito.

    Para amamentar seria mais 1 mês, por isso que a estabilidade só termina após 5 meses a contar do parto.

    Processe eles para receber todos seus direitos!

    Boa sorte!!!!

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Terça, 05 de junho de 2012, 3h11min

    Pode ajuizar sua causa tranquila. Se eles não tiverem como provar que pagavam seu V Transporte, eles não podem dar abandono de emprego.

    Não demore em procurar um advogado. Tanto pode ser no jurídico do Sindicato (eles cobram um percentual sobre o valor da causa) como nos Escritórios Modelo de Práticas Jurídicas mantido por Faculdades de Direito, o atendimento é gratuito.

    Para amamentar seria mais 1 mês, por isso que a estabilidade só termina após 5 meses a contar do parto.

    Processe eles para receber todos seus direitos!

    Boa sorte!!!!

    N

    Nanda Lotufi Terça, 05 de junho de 2012, 13h31min

    eles alegam que so recebem vale transporte quem esta trabalhando ...mas como eu ia receber vale transporte se eu tava afastada .... né? e nao tenho dinheiro para ficar pagando transporte sendo q o reembolso vem em passe e sabe la deus qdo vou receber o reembolso ...enfim ja se passaram mas de 15 dias q recebi meu telegrama de justa causa e eles nem me pediram ainda a carteira para dar baixa e nem marcaram a homologaçao ..e correto isso ? ja mandei emails pedindo informaçao e eles nem respondera isso mal mesmo eu nao me neguei a trampar apenas nao recebi condiçoes de ir

    N

    Nanda Lotufi Terça, 05 de junho de 2012, 13h33min

    há e ainda gravida eles falavam assim que fazia retirada do caixa ...vcs nao tem noçao do constrangimento que eu passava ,....

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Quarta, 06 de junho de 2012, 22h37min

    O Vale Transporte só pode ser dado em dinheiro se assim o seu Sindicato permitir, caso contrário o valor pago à título de Vale Transporte é considerado parte da remuneração, integrando todos seus direitos, como recolhimento do FGTS, contribuição previdenciária, base das férias e do 13º.

    O Vale Transporte tem de ser fornecido com antencedência, para que o trabalhador possa então retornar ao trabalho.

    Se eles acusam vc de retirar dinheiro do caixa, é acusação de furto, se eles não puderem provar as acusações vc pode mover ação de assédio moral, cumulado com injúria grave.

    Dificilmente irão homologar sua rscisão pois os sindicatos não aceitam sem que o empregado assuma, reconheça a culpa pela rescisão. Eles estão esperando vc entrar na justiça. Portanto, entre com a devida ação trabalhista requerendo seus direitos.

    Procure o setor jurídico de seu Sindicato ou os Escritórios Modelo de Práticas Jurídicas mantido por Faculdades de Direito, neste o atendimento é gratuito.

    Boa sorte!!

    S

    Shirlene Soares Quarta, 01 de agosto de 2012, 8h51min

    OLÁ,estou passando por uns apuros...
    trabalhei na empresa a 3 anos atraz,tive que mudar de cidade até entao,nao foi dada baixa na minha carteira ,eu ligo na empresa peso por favor que resolvam isso mais sempre me enrolam oque fazer gente,vou começar a trabalhar e sinceramente me sinto de maos atadas...me ajudem.

    A

    Adriana M Araujo Quarta, 01 de agosto de 2012, 9h14min

    Processe ja que não podem fazer algo tão simples, passe raiva atoa não menina.

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Quarta, 01 de agosto de 2012, 13h36min

    Shirlene, vc não diz se houve a rescisão e se vc recebeu suas verbas. Vc tmb não explica se vc ainda mora na mesma cidade de sua ex empresa, ou se eles ficaram com sua CTPS.

    Se eles retiveram sua carteira, vc pode e DEVE entrar com ação e requerer, inclusive, indenização.

    P

    Pamela Cristina Oliveira Quarta, 22 de agosto de 2012, 5h57min

    bom dia! Eu queria saber se alguém pode mi ajudar com uma dúvida. Eu fui mandada embora de uma empresa ja tem dois anos e até hoje não deram baixa na minha carteira e nem marcaram minha homologação eu ja fui até la e eles mi dão um telefone para marca a bendita homologação só que eu ligo e eles não atende. eu queria saber se nesse caso eles tem que pagar alguma coisa para mim pois eu sai de la e não vi nem a cor do dinheiro não recebi nenhum real deles até hoje então eu queria saber se eles tem q pagar alguma coisa ou se eu não tenho direito algum e se eu tenho direito qual são esses direitos. obrigado se alguém responder..

    A

    Adriana M Araujo Quarta, 22 de agosto de 2012, 10h03min

    Vc foi rescindido da empresa não recebeu nada e ficou quieto por 2 anos?

    Se a rescisão não foi homologada vc não sacou FGTS e nem requereu o seguro....

    E ja prescreveu o prazo.

    L

    Leonardo Angelripper Sexta, 05 de outubro de 2012, 10h40min

    Comecei a trabalhar mês passado em uma nova empresa e sofri um acidente na segunda semana. Já tenho mais de 15 dias de atestado e terei de operar, porem estou esperando as imagens pelo sus e isto demora, logo não posso tão cedo fazer o laudo para o inss, então resolvi pedir para me mandarem embora já que não me sinto capaz para o serviço. Estou em um contrato de 45 dias e estou a 30 dias, não quero pagar a multa por quebra de contrato que consta no meu contrato de trabalho, mas a gerente falou que posso pedir demissão e não vou pagar esta multa. posso confiar nela? e caso eu peça a demissão e seja cobrado posteriormente?
    Obs: No contrato consta que a empresa é obrigada a me dar os uniformes e aparelhos para serviço, mas a calça estava em falta e me pediram para comparecer com uma calça minha jeans e assim trabalhei com ela desgastando uma das minhas únicas duas calças jeans (novas). posso pedir demissão por quebra de contrato da empresa? já q ela não me ofereceu todo o uniforme...