Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. mabell
    24/03/2012 13:47

Bom dia.
    Em caso de separação, como seria pensão alimenticia, com 3 filhos:
    No caso dos filhos ficarem com a mae:
    1. o pai tem emprego fixo, num valor x e tem outras rendas, o valor da pensão recai sobre essas outras rendas? ou apenas sobre o salário fixo?
    2. qual a porcentagem que vai pagar sobre seu salario?
    3. tem um filho de 20 anos na faculdade? esse filho ainda recebe pensão? qual o valor da pensão?
    4. No caso da mae ter emprego, como é dividido essa pensão? divide o valor dos gastos com a mae?
    5. Se a mae tem salário fixo maior q o pai como fica? vai diminuir a pensão do pai?
    6. Se não tiver como comprovar as rendas além do emprego fixo do pai?
  2. mabell
    24/03/2012 13:55

No caso das dividas, financiamento de carro, apartamento, terão que ser divididas as contas?
  3. MATEUS_AD_HOC
    24/03/2012 15:50

Em Ações de Alimentos, afora casos excepcionais, devidamente comprovados, o juiz normalmente determina que o réu comprometa por volta de 30% da sua renda com o pensionamento de todas as pessoas a quem deve pagar alimentos.

Se o filho estudante de 20 anos demonstrar que precisa da pensão para se manter, provavelmente conseguirá.

Se o réu for o pai, e a mãe ganha mais que ele, isso pode influir para que o juiz decida por uma pensão um pouco menor pro pai pagar pros filhos.

Se quem está pedindo pensão indicar pro juiz indícios de que o réu tem rendas além do emprego fixo, pode ser que o juiz defira requerimento do autor pra que a Receita Federal, a Junta Comercial, os Bancos, etc., indiquem bens ou rendas dele até então desconhecidos do requerente.
  4. Osvaldo Sergipe
    24/03/2012 15:50

1. o pai tem emprego fixo, num valor x e tem outras rendas, o valor da pensão recai sobre essas outras rendas? ou apenas sobre o salário fixo?
    Se tiver acordo em relacao a esses questionamentos, vale o acordo. Se nao tiver, o calculo é sobre o valor que puder ser provado documentalmente.

2. qual a porcentagem que vai pagar sobre seu salario?
    De 15 a 33%

3. tem um filho de 20 anos na faculdade? esse filho ainda recebe pensão? qual o valor da pensão?
    Sim, recebe. É no maximo 33% para os 3 filhos, ou seja 11% para cada, no caso de porcentagem menor, se divide por 3 para saber a porcentagem de cada filho. Por ser 3 acredito que consigam o teto maximo.

4. No caso da mae ter emprego, como é dividido essa pensão? divide o valor dos gastos com a mae?
    É determinado um valor ou uma porcentagem de acordo com a possiblidade do pai em pagar e a necessidade dos filhos em receber, os gastos tem que ser dividido com a mae sim, no caso a pensao sera um auxilio para a mae sustentar os filhos.

5. Se a mae tem salário fixo maior q o pai como fica? vai diminuir a pensão do pai?
    Geralmente nao, mesmo que a mae ganhe 10.000 e o pai 1 salario, mesmo assim ele ainda tem que contribuir de acordo com a sua possibilidade.

6. Se não tiver como comprovar as rendas além do emprego fixo do pai?
    Ai, os descontos incidem somente sobre o que puder ser provado, ou o que for acordado entre as partes.
  5. mabell
    24/03/2012 19:48

1. é necessário ter um motivo pra separar? eu preciso explicar esse motivo, no caso de traição, preciso colocar meus problemas pessoais no papel?
    2. Os valores aplicados em conta serão divididos?
  6. Osvaldo Sergipe
    24/03/2012 20:40

1. é necessário ter um motivo pra separar? eu preciso explicar esse motivo, no caso de traição, preciso colocar meus problemas pessoais no papel?
    Nao, o motivo de nao desejar mais ser casada , ja é um motivo, nao precisar se explicar em detalhes.

2. Os valores aplicados em conta serão divididos?
    Deverao.
  7. mabell
    24/03/2012 22:34

Humm. Obrigada.
  8. Jo2012
    28/03/2012 13:15

Olá boa tarde!
    Gostaria de saber o seguinte, meu esposo tem 4 filhos de outro casamento que mora em outro Estado ele ajuda no que pode ele ganha apenas um salario e as vezes ele manda 200, 300 e as vezes ate roupa ele manda para as crianças, mas a questao é a seguinte a mae das crianças ta sempre reclamando que é pouco entao ele quer saber Como Fazer para legalizar a pensao e se nao é preciso ele ir lá na cidade onde mora seus filhos, e mais uma questao no caso do salário dele quanto ele ira pagar de pensao?
    De ja gradeço.
    Obrigada!
  9. Osvaldo Sergipe
    28/03/2012 14:07

Ele tem que ir ate a cidade onde as crianças moram para reularizar o valor da pensao.
    Como ele ganha 1 salario e nao tem como comprovar rendar, geralmente o juiz determina 33% do que ele ganha, ou seja 33% de 1 salario minimo.
  10. Julianna Caroline
    28/03/2012 14:36

Aí, com 33% do salário mínimo a mãe das cças vai ver o que é pouco...
  11. Jo2012
    29/03/2012 09:40

Ok! Muito obrigada pela resposta.
    Abraços!!
  12. Aline.campos....
    05/03/2013 13:34

olá boa tarde,meu namorado tem um filho de 4 anos, a mãe da criança morre de raiva de mim por que a criança me adora,e ela nao aceita que o pai tenha relacionamentos pq ela alega que ele nao tem condições de se relacionar pq ele é um doente,enfim é um relaciomaneto complicado o dele e da mãe do filho dele,tenho 2 anos com ele nesses 2 anos passei um perrengue pq ela se metia no nosso relacionamento e tentava fazer com q eu ficasse contra ele....O que realmente queria saber é que ela ta alegando que ele vive uma vida de luxo comigo sendo q ele recebe 678,00 reais,ela invento muitas coisas pro juiz que ele possue nextel q ele tem boa renda enfim o que gostaria de saber se ele teem q pagar 30% do salario dele???? ela diz que tem gastos de mil reais com a menina diz ter comprovantes para comprovar o que ela alega.mesmo ele recebendo pouco é obrigado a arcar com os gatos que ela diz...a criança so tem 4 anos e a mãe diz q gasta luz internet telefone televisão aluguel condominio....
  13. Julianna Caroline
    05/03/2013 13:57

aline

Ela pode alegar o que quiser ao juiz.
    Provar é que fica difícil.
    O seu namorado deve apresentar a Carteira de Trabalho ou o holerite pra comprovar que só recebe 678 reais e o que ele será obrigado a pagar é o juiz que vai determinar, mas o máximo é 33% do que ele ganha comprovadamente.
    Uma cça de 4 anos usa internet, tv a cabo, televisão?
    A pensão é para a cça, os gastos da cça, alimentação, vestimenta, calçado, medico, educação, moradia. Não importa se ela diz que gasta mil reais.
    Essas despesas de aluguel, condomínio, telefone, etc etc etc é ela que tem que arcar.
    Ou será que se a cça não morasse com ela não teria que pagar nada disso??
    Diga a seu namorado pra procurar um advogado para representá-lo nessa ação e rebater o que ela alega com as provas q ele tem.
    Boa sorte**
  14. Aline.campos....
    05/03/2013 14:38

Tambeem acho Julianna!!!

OBRIGADA PELA DICA

:)

Boa tardeee
  15. SulaTeimosa
    05/03/2013 14:39

Usuário suspenso

Vai ver a criança mora sozinha..........
  16. MATEUS_AD_HOC
    05/03/2013 15:37

É a típica mãe que quer sustentar a si própria com a pensão dos filhos.

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS