duvidas sobre valor pensão alimenticia

Bom dia. Em caso de separação, como seria pensão alimenticia, com 3 filhos: No caso dos filhos ficarem com a mae: 1. o pai tem emprego fixo, num valor x e tem outras rendas, o valor da pensão recai sobre essas outras rendas? ou apenas sobre o salário fixo? 2. qual a porcentagem que vai pagar sobre seu salario? 3. tem um filho de 20 anos na faculdade? esse filho ainda recebe pensão? qual o valor da pensão? 4. No caso da mae ter emprego, como é dividido essa pensão? divide o valor dos gastos com a mae? 5. Se a mae tem salário fixo maior q o pai como fica? vai diminuir a pensão do pai? 6. Se não tiver como comprovar as rendas além do emprego fixo do pai?

Respostas

15

  • mateus ad hoc

    mateus ad hoc

    Em Ações de Alimentos, afora casos excepcionais, devidamente comprovados, o juiz normalmente determina que o réu comprometa por volta de 30% da sua renda com o pensionamento de todas as pessoas a quem deve pagar alimentos.

    Se o filho estudante de 20 anos demonstrar que precisa da pensão para se manter, provavelmente conseguirá.

    Se o réu for o pai, e a mãe ganha mais que ele, isso pode influir para que o juiz decida por uma pensão um pouco menor pro pai pagar pros filhos.

    Se quem está pedindo pensão indicar pro juiz indícios de que o réu tem rendas além do emprego fixo, pode ser que o juiz defira requerimento do autor pra que a Receita Federal, a Junta Comercial, os Bancos, etc., indiquem bens ou rendas dele até então desconhecidos do requerente.

  • Osvaldo Sergipe

    Osvaldo Sergipe

    1. o pai tem emprego fixo, num valor x e tem outras rendas, o valor da pensão recai sobre essas outras rendas? ou apenas sobre o salário fixo?
      Se tiver acordo em relacao a esses questionamentos, vale o acordo. Se nao tiver, o calculo é sobre o valor que puder ser provado documentalmente.

      2. qual a porcentagem que vai pagar sobre seu salario?
      De 15 a 33%

      3. tem um filho de 20 anos na faculdade? esse filho ainda recebe pensão? qual o valor da pensão?
      Sim, recebe. É no maximo 33% para os 3 filhos, ou seja 11% para cada, no caso de porcentagem menor, se divide por 3 para saber a porcentagem de cada filho. Por ser 3 acredito que consigam o teto maximo.

      4. No caso da mae ter emprego, como é dividido essa pensão? divide o valor dos gastos com a mae?
      É determinado um valor ou uma porcentagem de acordo com a possiblidade do pai em pagar e a necessidade dos filhos em receber, os gastos tem que ser dividido com a mae sim, no caso a pensao sera um auxilio para a mae sustentar os filhos.

      5. Se a mae tem salário fixo maior q o pai como fica? vai diminuir a pensão do pai?
      Geralmente nao, mesmo que a mae ganhe 10.000 e o pai 1 salario, mesmo assim ele ainda tem que contribuir de acordo com a sua possibilidade.

      6. Se não tiver como comprovar as rendas além do emprego fixo do pai?
      Ai, os descontos incidem somente sobre o que puder ser provado, ou o que for acordado entre as partes.
  • mabell

    mabell

    1. é necessário ter um motivo pra separar? eu preciso explicar esse motivo, no caso de traição, preciso colocar meus problemas pessoais no papel?
      2. Os valores aplicados em conta serão divididos?
  • Osvaldo Sergipe

    Osvaldo Sergipe

    1. é necessário ter um motivo pra separar? eu preciso explicar esse motivo, no caso de traição, preciso colocar meus problemas pessoais no papel?
      Nao, o motivo de nao desejar mais ser casada , ja é um motivo, nao precisar se explicar em detalhes.

      2. Os valores aplicados em conta serão divididos?
      Deverao.
  • Jo2012

    Jo2012

    Olá boa tarde!
    Gostaria de saber o seguinte, meu esposo tem 4 filhos de outro casamento que mora em outro Estado ele ajuda no que pode ele ganha apenas um salario e as vezes ele manda 200, 300 e as vezes ate roupa ele manda para as crianças, mas a questao é a seguinte a mae das crianças ta sempre reclamando que é pouco entao ele quer saber Como Fazer para legalizar a pensao e se nao é preciso ele ir lá na cidade onde mora seus filhos, e mais uma questao no caso do salário dele quanto ele ira pagar de pensao?
    De ja gradeço.
    Obrigada!

  • Osvaldo Sergipe

    Osvaldo Sergipe

    Ele tem que ir ate a cidade onde as crianças moram para reularizar o valor da pensao.
    Como ele ganha 1 salario e nao tem como comprovar rendar, geralmente o juiz determina 33% do que ele ganha, ou seja 33% de 1 salario minimo.