Casamento com estrangeiro e concessão de visto permanente

Boa Noite Minha situação é a seguinte: meu namorado é espanhol, residente na Espanha, e pretende vir para o Brasil em 2 semanas e queremos nos casar assim que ele chegar para que ele possa pedir visto permanente no Brasil. Gostaria de saber quais os procedimentos e documentos necessários para a realização do nosso matrimônio aqui, e que direitos ele terá depois disso. Também tenho medo de que ele possa não conseguir entrar no Brasil e ser deportado no aeroporto pois ele virá apenas com visto de turista e nada mais e pensei em um casamento por procuração aqui no Brasil para que ele entre como meu cônjuge, existe essa possibilidade? Se sim, quanto tempo demoraria isso, pois preciso que ele esteja aqui em no máximo 15 dias. Qual a melhor maneira de fazer as coisas? Queremos fazer tudo certo pois nos amamos muito e tudo que queremos é poder construir uma vida e uma família juntos sem nenhum problema. Me ajudem por favor!!!

Respostas

216

• Advocacia Regina Machado

Sra. Diana
    O seu namorado pode vir com visto de turista e ficar 3 meses, prorrogáveis por mais 3 meses, pode dar entrada na documentação para o casamento antes dele chegar ou depois que ele estiver aqui, o maior entrave em alguns cartorios e ter disponibilidade de data, a data queos noivos querem, os tramites d casamento em media demoram uns 30 dias.
    Após o casamento o seu noivo estará habilitado para requerer o visto permanente por união familiar, mas ele devera cumprir uns requisitos, todo processo de pedido de visto passa por analise na imigração, de qualquer forma com o pedido de visto ele recebera um protocolo ao qual permitira que ele espere no Brasil, o resultado, informo tb que atendemos todo o Brasil
    Meus cumprimentos
    Regina Machado - advogada e profa. Direito internacional
    www.advocaciareginamachado.com

• Sven Suspenso

O visto de espanhol já não é mais prorogavel por 90 dias, segue as regras da Schengen por reciprocidade. O visto de turusta para paises do tratado de Schengen é de 90 dias a cada seis meses.

• Mrs. Chauhan

Boa noite,
    Meu noivo é indiano e reside em Ludhiana- India.
    Nós estamos planejando nos casar, o problema é que ele vem com visto de turista.
    Nós queremos residir no Brasil. Gostaria de saber quais documentos são necessarios para realização do casamento e em quanto tempo ele pode conseguir o visto permanente?
    Gostaria que me ajudassem dizendo onde devo ir e como devemos agir.

Obrigada!!!

• Maria Cavalcanti

Eis o caso: casei com um estrangeiro e demos entrada no pedido de visto permanente dele. 11 meses depois, nós nos divorciamos. De quem é a responsabilidade de informar a polícia federal do divórcio: minha, que sou a brasileira ? Dele, que é o estrangeiro? Ou é o cartório que informa. Ele quer ficar no Brasil. Como proceder?

• LucianaPt

Estou a 120 dias em Portugal, não prorroguei o visto por mais 90 dias e meu noivo quer se casar, pois tem receio que seja convidada a sair do país. Posso me casar aqui ou é melhor no Brasil?
    Se eu voltar ao Brasil para umas férias já posso apresentar a nossa certidão de casamento junto ao Consulado de portugal no Brasil? Quanto tempo demora para sair o visto de permanência dele por reagrupamento familia? grata.

• Honorio

Li seu pedido de informação sobre visto para seu namorado: Eu sou Consultor na área de Imigração, e atuo aqui no Espírito Santo. Minha orientação, talvez chegue um pouco tarde, mas mesmo assim vou lhe explicar: Ele não terá problemas para ingressar no Brasil, desde que tenha passagem de volta, e uma carta convite para que possa ficar em sua casa, e você se responsabilizando por ele durante sua estadia. Segundo passo, antes de vir para o Brasil, caso vcs queiram casar-se, é necessário que traga consigo o Antecedentes Criminais lá da Espanha, e passe no Consulado brasileiro para reconhecer o documento, onde será colocado um selo de autenticidade, e aqui no brasil traduzir por tradutor juramentado, pois os cartórios exigem este documento, penso que também eles pedirão a certidão de nascimento dele também, por causa da filiação, pois não passaporte não tem filiação, por isso é bom passar pelo consulado também, pois todos documentos produzidos fora do país para serem reconhecidos aqui no Brasil é necessário consularizar. Deve observar que o prazo para turista é de 90 dias, mas no momento não estão prorrogados para espanhóis e italianos, pois estes países não estão prorrogando para os brasileiros, então se aplica a reciprocidade. Quando finalmente casar deverá comparecer a Polícia Federal com a copia da certidão e casamento, copia de sua identidade, copia do passaporte na integra, copia da carteia de identidade e pagar uma taxa de R$ 102,00. Isto é apenas o inicio. Caso queira mais informaçãoes estamos á dispoisção. Telefone (27) 9979 1960

• Honorio

Bom dia
    Para ter validade no Marrocos, voce tem que ir ao Consulado Marroquino e requerer o reconhecimento do casamento para todos os efeitos no Marrocos, penso que não outro jeito, a não ser casar lá também.

• Honorio

Bom dia,
    Você pode casar em Portugal, só que após o casamento, tem que levar a certidão de casamento no consulado brasileiro em Portugal, para reconhecer o casamento para todos os efeitos no Brasil, eles irão emitir uma certidão de casamento consular, e quando você chegar ao Brasil, deverá transcrever esta certidão no Cartório de Registro Civil da sua cidade, só a partir de então seu casamento terá validade no Brasil. Passo seguinte é em relação ao visto de reunião familiar, oriente que antes dele vir ao Brasil, tire o antecedentes criminais português e vá ao consulado brasileiro para autenticar no consulado, é um selo que coloca no documento, pois os cartórios exigem para realizar o casamento no Brasil, e um documento que conste a filiação de preferencia passar pelo consulado também, depois de oriento as demais etapas. (27) 9979 1960