Boa tarde a todos, Recebi o seguinte golpe: O golpista entrou em contato com minha empresa e realizou um pedido no valor de R$ 7.900,00, dizendo que iria realizar uma transferência. Fui ao Bradesco e retirei um extrato para verificar o saldo e assim estava: saldo bloqueado: R$ 7900,00 e logo abaixo Saldo vinculado: R$ 7.900,00 e abaixo cobrou algumas tarifas de administração da conta retirando do saldo deste valor depositado. Feita esssa confirmação (com o banco inclusive debitando valores do saldo depositado) liberei a mercadoria ao cliente e para minha surpresa no dia seguinte quando fui realizar o pagamento de fornecedores o saldo estava zerado. Analisando o extrato com mais calma pude perceber que não se tratava de uma transferência como o cliente (golpista) havia falado, mas de um depósito em envelope vazio. A questão é pode o Bradesco sinalizar algum tipo de valor em minha conta, inclusive debitar tarifas deste valor e depois extorná-lo? O valor não deveria ser creditado ou sinalizado na conta apenas após confirmação e verificação do envelope? Me parece que o golpista se valeu de uma fragilidade do sistema de segurança do bradesco para aplicar esse golpe que pode me levar a falência. O golpista foi incisivo ao dizer que precisava de uma conta no bradesco para realizar a transferência, ele já sabia dessa fragilidade e da falta de perícia do consumidor comum com esse extrato confuso. Gostaria muito da opinião sobre esse assunto. O banco se responsabilizará pelo erro cometido?

Respostas

    T

    Tatiana_RJ Sexta, 13 de abril de 2012, 15h36min

    Marcus,

    Infelizmente para você, o banco está correto. Na verdade, ele indicou apenas que houve um depósito a ser confirmado, no valor indicado, que seria liberado após todos os procedimentos internos. Quando são depositados valores após o expediente e finais de semana, somente ao final do próximo dia útil é que este valor estará disponível.

    Se depósito em dinheiro, o crédito é efetuado após a abertura do envelope e confirmação dos valores. Note que está escrito nos envelopes de depósito que, se o valor estiver incorreto, será creditado apenas o que estiver lá.

    Se depósito em cheque, o crédito é efetuado após o período de compensação, em geral de 3 dias. Só após confirmação de que há saldo na conta de quem deposita é que o valor entra no crédito da conta que recebe o depósito.

    O banco em geral realiza estorno de débitos administrativos cobrados, nos casos em que o crédito não é efetuado. Isso pode ocorrer em outras circunstâncias, em que o banco debita tarifas indevidas e devolve o dinheiro creditando na conta.

    Resta agora a você procurar a pessoa que fez a compra e negociar o pagamento. Caso não seja feito acordo, você deverá procurar a justiça para indicar a pessoa/ empresa que fez a compra e processá-la.

    Como comerciante, você deveria ter entrado em contato com seu gerente para confirmar o depósito ANTES de liberar a mercadoria, ou ao menos, com um documento de confirmação de TRANSFERÊNCIA. Depósito, ainda mais em valor alto, não tem garantia até que o banco confirme se o valor está todo lá, seja em dinheiro ou cheque.

    Att.,

    A

    A.E.I.O.U Sexta, 13 de abril de 2012, 15h52min

    Meu amigo, valor bloqueado não é valor creditado, tanto que ele é separado e não somado com o que se tem em conta. É só um aviso de que foi depositado um valor a ser confirmado. Após isso ele é liberado pra sua conta.

    Só se pode confiar quando ele está creditado em sua conta. Infelizmente o banco está correto e ele não tem que te devolver dinheiro algum.

    A

    A.E.I.O.U Sexta, 13 de abril de 2012, 15h55min

    Tatiana, você acha que ele vai conseguir contato com essa pessoa novamente? Pior ainda, conseguir entrar em acordo com um cara que coloca um envelope vazio em uma conta?

    Infelizmente foi um golpe e dificilmente ele vai reaver esse dinheiro.

    T

    Tatiana_RJ Sexta, 13 de abril de 2012, 16h05min

    A.E.I.O.U,

    Fiz esta observação apenas para o caso de a mercadoria ter sido entregue, e não retirada, havendo necessidade de cadastro e registro do endereço. Além disso, toda venda DEVE gerar uma nota fiscal para recolhimento de impostos, em que se informa CPF ou CNPJ do comprador.

    Ainda, por menor que seja, pode ter havido mesmo uma "confusão" na hora de realizar o depósito e o comprador ter colocado o envelope errado (já vi acontecer, então....)

    Mas respondendo à sua pergunta, não acredito. Em especial se o pedido foi por telefone, sem troca de emails ou provas que dêem sustentação ao processo.

    Att.,

    D

    DR. PHX Sexta, 13 de abril de 2012, 16h40min

    Olha o golpe vc já levou!!!

    O que custa tentar por meios judiciais???

    vc tem 3 possibilidade
    1 perder processo
    2 fazer um acordo e salvar parte do preju
    3 ganhar o processo

    ?

    Marcus Filipe Sexta, 13 de abril de 2012, 17h00min

    Estou acostumado a fazer transações bancárias no Banco do Brasil onde não se tem esse sistema de vinculado ou bloqueado para depósitos em dinheiro. No BB se o dinheiro está lá ele está e pronto. O pouco contato com a conta do Bradesco, um extrato confuso com um com um monte de abreviações e com a ideia de que o cliente ia fazer uma transferência na cabeça favoreceu o golpe. O golpista sabe dessa fragilidade no sistema do bradesco e deve estar pegando muita gente.

    C

    CaioCV Segunda, 16 de abril de 2012, 9h55min

    Marcus,

    Sou correntista Bradesco e com relação a sua afirmação " um extrato confuso com um com um monte de abreviações ", sou obrigado a discordar.
    De fato quase tudo no extrato está abreviado, porém é de facil entendimento.
    Vc disse ter pensado que havia ocorrio uma transferencia, porém a abreviação utilizada nos dois caso são bem diferentes entre sim ( transfernecia e depósito ) como pode ser observado no exemplo abaixo:

    DEP CC AUTOAT - Depósito Conta Corrente Autoatendimento
    TRANSF AUTORIZ - Transferencia Autorizada

    De fato não há como confundir os dois.
    Com relação ao que vc disse sobre o BB, como um banco libera um valor ao cliente sem saber se este valor está de fato lá ? Creio ser totalmente improvável.
    Sobre a ação que os colegas mencionaram, se for contra o banco, sinceramente, nem perca seu tempo, é causa ganha ( pro Banco ).
    Tente localizar o comprador, vc deve possuir algum dado ( CPF, CNPJ, Endereço para onde foi enviada a mercadoria, telefone, etc ). Registre B.O e deixe as autoridades competentes cientes do ocorrido, no mais lhe desejo boa sorte para tentar reaver o valor.

    M

    Marcellus Sexta, 27 de abril de 2012, 3h11min

    oi por acaso qual seria o nome desse golpista incisivo que queria a conta no bradesco?
    e qual seria o nome da pessoa que te fez o depósito?
    passei por um caso semelhante e estou investigando.

    obrigado.

    C

    Claudio Quarta, 14 de janeiro de 2015, 9h44min

    Também recebi este golpe, só funciona pelo Bradesco, o sistema do Bradesco engana o cliente e favorece o golpista, pois no extrato online não informa corretamente que o valor esta vinculado, somente se o cliente tirar o saldo poderá confirmar este detalhe, o Bradesco já deveria ter mudado o sistema de extrato para informar que o deposito esta vinculado. se o sistema do Bradesco não tive se esta falha, ele não seria o banco preferido dos golpistas. da ultima vez tive que ligar na agencia para confirmar com o gerente da conta que era um golpe, e o gerente informou que muitos clientes estava na mesma situação, isto aqui na cidade que moro, uma cidade pequena, agora imagino quanta gente já caiu neste golpe. Fica a dica para o Bradesco melhorar o sistema de extrato, e olha que o golpe já e velho e continua ocorrendo e nada do Bradesco mudar.

    Lineu Baggio Leite

    Lineu Baggio Leite Quinta, 26 de fevereiro de 2015, 10h06min

    Pessoal, isso que Claudio relatou é exatamente o que acontece. A função extrato do Bradesco Empresas induz ao erro. O valor aparece como creditado na conta, somado ao limite, em azul. Somente na função saldo, que raramente utilizamos, ele aparece como "vinculado" e não "bloqueado". Tentaram me aplicar o golpe por 4 vezes. Os golpistas perguntam se temos conta no Bradesco (o preferido deles). Já relatei o Bradesco desde 20/11/2014 que deveriam mudar a forma como é apresentada a informação no extrato, mas o assunto "ainda está em análise". Só nos resta divulgar a amigos e conhecidos.

    Vanderley Muniz

    Vanderley Muniz Quinta, 26 de fevereiro de 2015, 10h43min

    Na minha cidade aconteceu o seguinte golpe: o sujeito foi em uma agência de viagem, "comprou" um pacote e informou que faria o depósito diretamente na conta da empresa, isso em uma sexta-feira.
    Logo à tarde ligou pedindo que confirmassem o depósito e afirmou que sua secretária havia depositado por engano R$ 15.000,00 ao invés de R$ 1.500,00.
    Passou o número de uma conta para que depositassem a diferença.
    A vítima, certa de que o depósito havia sido realmente feito transferiu R$ 13.500,00 para a conta indicada.
    Fiquem atentos e divulguem

    Ju

    Ju Terça, 12 de maio de 2015, 20h48min

    Meu marido foi vítima do mesmo golpe!
    Um absurdo um Banco não fazer uma mudança simples que acabe com o isso, protejendo assim seus correntistas!
    Devíamos todos nos juntar e realizar um processo "ao menos" para que a mudança seja imposta ao Banco.
    Duvido que um bom advogado e um bom juiz não consigam isso com o NÍVEL QUE CHEGOU OS GOLPES!!!!

    Thiago Fernandes

    Thiago Fernandes Quinta, 02 de julho de 2015, 3h32min

    Ontem Deus me livrou disso
    estava efetuando a venda de um veiculo pela olx
    o cara me ligou e tal veio ver o carro e de imediato queria quitar e passar para o nome dele
    mas primeiro pagaria a minha parte 10000 e depois pagava as boletas
    entaum fez 2 deposito de 5000porem estava no banco efetuando uma ted da minha eaposa para a minha mas antes de tudo retirei um saldo e la estava o valor entaum blz fiz minha ted e mas um deposito
    tudo iria totalizar 22mil entaum solicitei um novo saldo enquanto isso o cara ligava a todo momento agoniado querendo o carro blz depois sai do banco depois das 16 e tirei o saldo no caixa eletrônico e so tava 12desconfiei de imediato e fui no segurança e falei que algo tonha dado errado e prexisava falar com o rapaz do banco entaum foi liberado minha entrada no banco o atendente se expantou e me passou para o gerente e o mesmo buscou no sistema e o cara nao tinha feito a transferência e sim feito 2depositos vazio O cara me ligou e quando falei que nao tinha caido ainda e que eu estava com o gerente vendo ele simplesmente disligou nao me atendeu mas e logo em seguida desligou o celular
    ele queria o carro de graça filha duma pu.. o raiva que ne deu sejam desconfiados quem ve cara nao ve mente

    Victor Pereira Câmara

    Victor Pereira Câmara Quinta, 02 de julho de 2015, 3h50min

    Acredito que nesse caso o Bradesco possa ser acionado sim. O que está acontecendo com clientes do Bradesco é frequente e recorrente, como observei nos comentários acima, e também achei reclamações no "reclameaqui". Ainda que Pessoa Jurídica, você se enquandra como consumidor, sendo o banco obrigado a fornecer informações claras sobre as operaçõea financeiras realizadas. Vai no internet banking e pega o dia do depósito vazio como prova de que o dinheiro havia sido "creditado" (ainda com a premissa de vinculado), junta diversas reclamações que você encontra na net em casos similares e manda bala no juizado especial! Vai depender apenas se o magistrado vai considerar sua PJ como consumidor ou não, mas você não tem muito a perder não é mesmo?

    K

    karina Sábado, 05 de setembro de 2015, 21h33min

    Cai na mesmo golpe,,, alguém conseguiu entrar com processo?

    Luiz Henrique Teodoro Costa

    Luiz Henrique Teodoro Costa Quinta, 10 de setembro de 2015, 16h58min

    Boa Tarde a todos, penso que cada caso deve ser observado especificamente, sou Advogado e digo que deve ser observado o Código do Consumidor na questão da Inversão do ônus da prova e da falta de informação ou informações confusas, além de,possíveis erros dos funcionários, tenho determinado cliente que sofreu tal golpe e há uma linha de raciocínio para que seja possível a reparação do dano por parte da instituição financeira, devendo ser observado e preenchido alguns requisitos. Qualquer contato In Box.

    D

    Daniely Feliciano Quarta, 23 de setembro de 2015, 22h52min Editado

    Na segunda feira uma mulher entrou em contato pela página da minha loja no facebook. Ela foi extremamente objetiva, e parecia que qualquer coisa servia. Ela escolheu alguns produtos e disse que faria a transferência no dia seguinte. O valor seria 800 reais.
    Ontem, terça feira, às 15:27 ela entrou em contato desesperada pedindo a conta do Bradesco pra fazer a transferência e disse que estava na agência, sendo que anteriormente eu tinha passado a conta da caixa, mas havia mencionado que tinha essa conta no Bradesco.
    Ela ficou enrolando, falando que a conta estava errada, e foi dar certo só depois das 16h. Logo eu já desconfiei.
    Eu pedi o endereço, ela simplesmente ignorou e disse que quando chegava em casa a gente conversava, e que ela já havia feito a transferência.
    Eu fui na agência, e vi que não tinha dinheiro na conta e tirei um extrato, e nele tava o valor de 1000 bloqueado e que tinha sido depósito no caixa eletrônico. Mais tarde ela entrou em contato falando que tinha desistido da compra e que era pra eu transferir o dinheiro pra conta dela.
    Agora ela fica ameaçando falar que eu roubei ela, que vai espalhar isso pra todo mundo e eu não sei o que fazer.
    Sei que é golpe, mas tenho medo do que essa pessoa possa fazer

    Beto Ribeiro RBass

    Beto Ribeiro RBass Quinta, 24 de setembro de 2015, 9h25min

    Eu acho que o banco tem um sistema de segurança muito baixo nesse sentido. se já se sabe que o risco do cliente ser vitima desse golpe é possível, deveriam ter inventado algo para dar mais segurança. de como por exemplo não discriminar nada no extrato até que a transação estivesse 100% concluida. ou seja, se efetuaram depósito em envelope vazio, apenas os funcionários terem acesso á essa transação, mas o cliente sequer ver isso no extrato. Quem não mexe muito com banco ás vezes pode se confundir sim. vejam exemplo de pessoas que fazem vendas em sites como mercado livre, esporadicamente, muitas vezes são lesados e nem se dão conta disso, quando comercializam alguma coisa com valores pequeno por exemplo. Isso é Brasil, o país sem lei.Se o banco fosse penalizado, eu duvido que eles já não tivessem tomado uma providência. Aliás em um país como o nosso, banqueiro não é de confiança nenhuma e nem bancário, pois conheço muita ocorrência em que o cliente é assaltado, quando sai com quantias altas, graças ao informante que fica ali no caixa, sim, o próprio caixa, pasmem. Lamentável...

    K

    karina Quarta, 02 de dezembro de 2015, 16h24min

    Entrei com processo e ganhei

    C

    Carlos Henrique Quarta, 13 de janeiro de 2016, 18h13min

    com ganhou Karina! perdi 13 mil fim de 2015! o cara é safado, tudo que tenho é um cpf nome completo que talvez deve ser de um laranja!