Olá, tive descolamento de retina ano passado, e não consegui recuperar totalmente minha visão do olho direito, enxergo aproximadamente 5% apenas, mas do olho esquedo enxergo bem. Tenho um pouco de dificuldade para trabalhar pois, a função que desempenho precisar ler letras minusculas, que são as notas fiscais e outros. a minha duvida é se eu consigo me aposentar por invalidez? Pois meu pai tem o mesmo problema que eu, so que ele era motorista e hoje ele esta no auxilio doença, ja faz alguns anos, e ainda nao saio a aposentadoria. Sera que é direito se aposentar por visao monocular?

Respostas

    G

    Graciele Chagas Leonel Domingo, 29 de julho de 2012, 4h32min

    oiii tive um aneorisma cerebral q rompeu e passei por duas cirurgias e em uma dessas foi clipado junton o nervo optico do olho esquerdo sendo assim ele se atrofiou perdi a visão desse olho e antes eu já não tinha uma perfeita visão do olho direito popr caisa de uma cicatriz q afetava o centro da visão e aí será q pposso encostar por invalidez dê sua opinião me ajude [email protected] é meu imail obrigado

    A

    Adriana M Araujo Domingo, 29 de julho de 2012, 12h17min

    Ana, geralmente a pessoa passa anos em auxilio doença, o INSS chama para pericia, pode conceder a aposentadoria ou não, tempos atras quando se permanecia 5 anos sem recuperação logo se aposentava, mas as coisas so pioram, srsr, agende uma pericia e tente.....

    Graciele, Possivelmente ficará em auxilio doença, mas precisa agendar a pericia pela internet ou pelo 135...

    V

    Vanderlei Sasso Domingo, 29 de julho de 2012, 13h51min

    Comentário apagado pelo usuário

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Domingo, 29 de julho de 2012, 15h51min

    O que o INSS tem feito é buscar encaminhar o cidadão para readaptação. Seguindo o mesmos moldes que os muitos deficientes (visuais, auditivos, cadeirantes...) que se profissionalizam e ingressam no mercado de trabalho mesmo com suas deficiências fisicas e tendo muitos deles enfrentando terríveis obstáculos para exercer UM DIREITO que é o de TRABALHAR.

    Posto que a questão não trata apenas do aspecto econômico, mas principalmente, da DIGNIDADE da pessoa humana. Ganhar o próprio sustento é muito mais valoroso do que viver de migalhas, de esmolas.

    Assim, sugiro que busquem o INSS para serem encaminhados a treinamento e só se aposentarem após seus 60 anos de vida.

    Boa sorte!!!