Como exigir garantia do motor na wolksvagem

Bom dia pessoal ! Comprei um carro zero km na wolskvagem em 2009 com 3 anos de garantia de motor e cambio. O carro é um modelo Fox que alguns modelos sairam de fabrica com defeito no motor , o carro começou apresentar ruidos no motor e desgaste prematuro das peças, na epoca a wolks não fez recall , mas sim um campanha de troca de oleo. Agora meu fox com 35 mil km rodados apresentou problemas no motor e tem q ser trocado, mas como infelizmente eu não fiz a revisão na wolks eles me disseram que eu perdi a garantia. Perguntei pra eles se qdo a gente compra um carro se a gente assina algum contrato dizendo que somos obrigado as fazer a revisão na wolks , pois se não perdemos a garantia , eles me disseram que isso consta no manual do carro. Meu carro na teoria esta na garantia ate agosto de 2012 , gostaria de saber se existe alguma forma de exigir a troca do motor , pois o problema como eu disse é de fabrica e. Por favor opinem.

Respostas

28

  • Dr. Adriano Antunes

    Dr. Adriano Antunes

    Entendo que o Direito está do seu lado. O Código de Defesa do Consumidor lhe assiste nessa questão, pois vc não é obrigado a fazer a revisão na Wolkswagen, no meu entendimento isso configura venda casada.

    Procure verificar se outras pessoas tiveram problemas da mesma natureza e junte provas, constitua advogado e boa sorte.

  • FGNER

    FGNER

    Boa noite !
    obrigado maquina pela colaboração.
    Consultei 2 advogados e eles me orientou a entrar com um queixa no forum de pequenas causas , mas creio q sem informação não vou conseguir muita coisa.
    Ligo na wolks e eles me fala que o manual é um contrato tb e que consta essa informaçõa nele , caso eu não faça a revisão perco a garantia.
    o que posso alegar nesse caso , pois o problema é de série existe muitos relatos desse problema na internet , inclusie um video onde o engenherio da wolks diz o motivo do problema e tb diz que o cliente não vai dar prejuizo nenhum , pois os motores serão trocado.
    Por favor alguem me da um ajuda aí

  • FGNER

    FGNER

    Boa noite pessoal !!
    Tenho uma novidade em relaçõa a esse problema . Fui hoje dia 25-4-12 na concessionaria wsolksvagem onde comprei o carro e apresentei que o motor estava fundido , como sempre o atendente me perguntou se eu tinha feito as revisões , eu disse que tinha feito somente uma revisão , ele me dssie que eu tinha perdido a garantia pois quem não faz as revisões na wolks perde a garantia isso esta no manual segunfo ele.Depois de muita conversa , ele me disse que eu poderia estar fazendo uma revisão basica que é troca de oleo , filtro e outras no valor de 380,00 , que então eles desmontaria o motor do carro , mandaria o laudo pra wolks e caso a wolks autorizasse eles trocava o motor , caso contrario eu teria que pagar mais 720,00 que seria de mão de obra para montar novamente o meu motor.
    Por favor preciso de uma orientção , creio que estou sendo lezado por essa concessionaria

  • Dr. Antonio C. Paz -www.acpadv.adv.br

    Dr. Antonio C. Paz -www.acpadv.adv.br

    Meu parecer é que não ocorrendo as revisões obrigatórias elencadas no manual do veículo, esse perde a garantia.
    Veja uma decisão similar:

    Ementa: RESPONSABILIDADE CIVIL. VEÍCULO. DEFEITOS. CONSUMIDOR. PRAZO DE GARANTIA. QUILOMETRAGEM. REVISÕES PREVISTAS NO MANUAL NÃO REALIZADAS. DESPESAS. RESSARCIMENTO. DESCABIMENTO. 1 - Ação que visa o ressarcimento das despesas enfrentadas no conserto dos defeitos apresentados em automóvel. 2 O prazo de garantia deve ser interpretado em favor do consumidor, que, no caso, é a quilometragem do veículo, que não alcançou os 50.000 km. 3 Prova técnica que atestou que as revisões dos 30.000 e 40.000 km poderiam ter evitado os defeitos apresentados na caixa de câmbio do automóvel, conforme orientação prevista no livreto de bordo. Ação julgada improcedente em primeiro grau. Apelo improvido. (Apelação Cível Nº 70003068129, Décima Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Paulo Antônio Kretzmann, Julgado em 13/06/2002).

    Mas não custa tentar o ajuizamento de ação indenizatória no Juizado Especial Cível de sua cidade. Caso resolva entrar com a demanda, terás de levar pelo menos dois orçamentos ou um laudo técnico assinado por engenheiro mecânico ou uma oficina idônea com responsável técnico. De uma forma ou de outra, só um advogado consumerista poderá lhe assitir no processo, pois a ré comparecerá com advogado e você, caso não tenha um, terá que contratar um, para não ficar em desvantagem.

  • FGNER

    FGNER

    Boa noite obrigado pelas opiniões .
    Creio que no meu caso possa ser diferente pois esses carrso equipado com motor vht ja tem um historico de problemas , de motores com desgate precoce , mesmo sendo feito troca de oleo na wolks. Existe um nota emitida pelas wolsksvagem onde eles reconhecm que foi um erro de oleo , por isso eles estaria aumentando a garantia desses carros de 3 para 4 anos. Ou seja eu teria que ficar preso na wolksvagem fazendo as trocas de oleo somente lá durante 4 anos ? imagino que o fato deu ter feito somente uma revisão pode ser um obstaculo , mas não que seja impossivel. Pois mesmo que tivesse sido feito as revisões na wolks ( troca de oleo ) o motor ia apresentar esse problema ( pois ele ja saiu de fabricacom problema) e outra o fato da concessionario querer cobrar 720,oo pra montar meu motor no caso da wolks nega a garantia é um absurdo . deve ter alguma lei que posso estar do meu lado.
    Por favor opinem.

  • Fábio Donzelli

    Fábio Donzelli

    Comigo está acontecendo a mesma coisa. Adquiri um Gol 2009/10. Atualmente encontra-se com 55 mil quilômetros rodados. Foram feitas as três primeiras revisôes (10.000, 20.000 e a de 30.000 km) na concessionária de minha cidade. Após isso, me baseando na "venda casada", deixei de pagar um preço nas revisões que para mim é extremamente salgado, e como qualquer outro cidadão, apenas trocava o óleo e, diga-se de passagem, semissintético e de muito boa qualidade.

    Enfim, ocorre que tive a informação que esses motores possuem um defeito de fábrica - e volto a frisar, DE FÁBRICA, que acarreta desgaste prematuro das peças. Ou seja, independente de as revisões terem sido todas feitas ou não em uma concessionária, o defeito já estava ali de forma oculta. Segundo informações que tive, esse motorzinho apresentou danos porque a digníssima Volkswagen quis economizar na fabricação dos seus motores, confeccionando-os na Argentina.

    Vou hoje na concessionária aqui da minha cidade para saber a respeito. Sempre tratei meu carro com zelo, nunca deixando passar meio quilômetro a mais do recomendado para trocar o óleo e, na minha humilde opinião, é mais do que notório que é muito estranho que em pouco mais de 55 mil quilômetros, já aconteça desgastes prematuros das peças do motor. Está claro, como água cristalina que isso ocorreu em decorrência de um erro na linha de montagem e não do consumidor hipossuficiente. Isto porque tenho conhecimento de casos em que este mesmo motor fundiu com pouco mais de 15.000 km (Isso mesmo!).

    Enfim, vamos ver no que dá. Logo mais voltarei para narrar o que ocorreu.

  • Fábio Donzelli

    Fábio Donzelli

    Eis alguns links que falam a respeito do problema:

    http://www.noticiasautomotivas.com.br/o-tal-barulho-metalico-nos-motores-volkswagen/

    http://forum.outerspace.terra.com.br/archive/index.php/t-277765.html

    http://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-admite-defeito-em-motores-1-0-vht-mas-descarta-recall/

    http://www.blogauto.com.br/motor-ea111-do-gol-e-do-voyage-com-problemas-de-barulho/

    http://www.carrobonito.com/2009/10/28/resposta-da-volkswagen-aos-problemas-no-motor-1-0-de-gol-voyage-e-fox/

  • Raquel Valero E. José Renato

    Raquel Valero E. José Renato

    Pessoal, estou com o mesmo problema. Fiz até a 4ª revisão, e acabei me esquecendo de fazer a 5ª, passando quase 2 meses. Meu motor esta com 30.000km. A concessionária fez a 5ª revisão e fez um laudo, que segundo a concessionária o mesmo será remetido à VW para analise. Ocorre que ele deu um prazo de 60 dias para analise e disse que pode ser que a VW não de a garantia. Isso realmente esta correto?

  • Claudio Arroyo

    Claudio Arroyo

    Minha situaçõ e identica a sua. Vou comprar um motor novo e receber meus direitos judicialmente. Espero que consiga. Meu advogado garantiu a vitória.