Senhores, boa noite!

Gostaria de um auxilio, tenho um filho de 7 anos que estuda numa escola particular e foi suspenso da mesma por 2 dias sem poder frequentar a sala de aula, segundo ele, estava participando da aula de coral e começou a brincar sem querer participar da aula. Gostaria de saber se essa atitude da diretora do colégio é correta?

Fico no aguardo e desde já agradeço.

Rose

Respostas

    S

    sueli_1 Terça, 24 de abril de 2012, 20h31min

    Sim, é correta. Cabe a escola aplicar sanções disciplinares buscando melhorar o comportamento do educando. Pelo que vc disse, o fato de nāo querer participar pode ter prejudicado aqueles que queriam. Dois dias em casa ele poderá usar para refletir sobre o mau comportamento e vcs poderāo conversar bastante sobre consequencias.

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Quarta, 25 de abril de 2012, 1h48min

    Disciplina é tudo. Escola não é parque de diversão.

    A escola dá instrução e cultura. Educação se aprende em casa.

    O problema é quando nao tem quem dê, exigem que sejam os estranhos pagos para passar cultura e instrução que faça o papel de educadores da vida. Ai a casa deixa de ser um lar para virar apenas dormitório.

    ?

    Desconhecido Quarta, 25 de abril de 2012, 9h14min

    Isso mesmo, obrigada, sempre converso muito com ele e acredito que tenha maturidade o suficiente para não fazer mais isso.

    Rose

    ?

    Desconhecido Quarta, 25 de abril de 2012, 9h16min

    Obrigada pela resposta, concordo contigo sobre a disciplina, em casa conversamos muito com ele e é uma criança muito educada, acredito que essa punição não vai mais agir de tal forma.

    Rose

    M

    Moreia Domingo, 29 de abril de 2012, 17h27min

    Cabe a escola educar antes de punir, nenhuma criança pode ser impedida de estudar,e ao meu ver é isto que está acontecendo. Atitude arbitrária, ilegal, abusiva e descomprometida com a verdadeira função da instituição escolar que é EDUCAR !

    J

    Julianna Caroline Segunda, 30 de abril de 2012, 12h56min

    No meu tempo os alunos levavam suspensão de 3 dias e não era considerado abuso...
    Como a sociedade melindra as cças de hj em dia!
    Existe sim, a advertencia, a suspensão e até a expulsão.
    Cada punição depende da gravidade do ato cometido pelo aluno.
    Cabe ao aluno se enquadrar nas regras da escola e não o contrário.

    F

    fauve Segunda, 30 de abril de 2012, 14h56min

    Não sei o Regimento dessa escola, mas se fosse uma escola estadual aqui de São Paulo com certeza não se aplicaria uma suspensão; é permitido à escola disciplinar o aluno, mas através de medidas pedagógicas e não colocando-o fora da escola.

    Aliás, provavelmente para a criança seria maior castigo ficar depois da aula do que ganhar dois dias de folga.

    E CERTO OU ERRADO não existe possibilidade de expulsão de aluno ok? E também não existe transferência compulsória: pode-se sugerir a transferências aos responsáveis, que entretanto têm o direito de não aceita-la.

    Para o melhor ou para o pior, são os tempos modernos.

    Abraços, Fauve

    O

    O.Coimbra Segunda, 30 de abril de 2012, 15h35min

    Correta a aplicação da suspensão. Sete anos já deve compreender o que significa estudar e o que é disciplina. Talvez aja assim por que os pais não tem tempo para conversar com ele sobre o que é ser estudante e para que serve.

    F

    Fabiana Amadio Segunda, 30 de abril de 2012, 15h59min

    Só vou voltar a 30 anos , 40 anos ou mais.. antigamente, quando uma professora aplicava um castigo na criança/aluno (como ficar atrás da porta, não conversar, ou até mesmo ajoelhar-se no milho) e chegava em casa e falava para o pai ou mãe, essa imediatamente aplicava o castigo de novo, porque era sinal que fez coisa errada, foi mal educado com os coleguinhas e até mesmo com a professora... eu cresci com isso na cabeça, quando minha finada avó dizia isso.

    A professora era sinal de respeito, a escola pros antigos - era coisa de divindade, quantos pais, avôs de hoje não queriam ter a nossa formação de ensino médio completo pelo menos ou quiça um curso superior.

    Lembro que meu avô sabia escrever só o nome, meu finado pai só tinha a 8º série.

    Hoje e mais pra frente esse quadro tente a piorar ou acabar de vez. Não se tem mais respeito pelas(os) professoras(os), escola é sinônimo de pixação, zuação, lugar que vai só pra brincar, se divertir, quebrar os móveis (carteiras, quadros etc etc).

    Voltando ao filho de 7 anos que foi expulso - tem que ver se a professora ou a diretora não aplicou antes uma advertência verbal, depois escrito e só bem depois a expulsão. Para chegar na expulsão é sinal que teve não um mal comportamento um péssimo comportamento, como disse nosso colega - escola não é parque de diversões. Detalhe: esse aluno estuda em escola particular, imagina se fosse pública.

    F

    fauve Segunda, 30 de abril de 2012, 16h16min

    Pois é. Mas a escola particular pode suspender e "aplaude a galera", enquanto escola pública simplesmente não pode. Certo ou errado, é assim que funciona.
    Não estou defendendo nenhuma posição, apenas conheço "as regras do jogo".

    Abraços

    A

    anomina Segunda, 30 de abril de 2012, 17h18min

    Cada escola tem seu Regimento interno que é aprovado pela Secretaria de Educação, se no Regimento desta citada escola dar a Direção o direito de suspensão sem advertência , a Direção agiu certo. Portanto cada responsável deveria conhecer o Regime da escola que coloca sua criança , solicite uma cópia na secretaria , é seu direito tomar ciência não só deste assunto, mas de td da escola , filosofia, grade, etc...

    N

    Nadir Paz Sexta, 01 de junho de 2012, 0h48min

    Boa noite, Rose

    Meu filho, tem 7 anos e está prestes a ser suspenso da escola, acredito que suspensão escolar não seja a solução, para uma criança de 7 anos que teve um comportamento inadequado, tendo em vista que assim como você, converso muito com meu filho, e não apoio nenhuma forma de violência, e cabe a todos os envolvidos zelar pela formação, integral da criança e tenho certeza que excluir a criança do convivio escolar, não haverá contribuição nenhuma para solução do ocorrido, acredito ainda na falta de preparo de alguns profissionais que atualmente lidam com as crianças, uma vez que impõe conteúdos desinteressantes ás crianças ao invés de despertar-lhes o interesse e o gosto pelo conhecimento. Meu filho foi agredido por uma professora na escola, e professora não foi suspensa!!!!!!!

    A

    Annahy Sexta, 01 de junho de 2012, 2h20min

    Será que alguns pais tem a mente tão ocupada que se esqueceram como era a escola a alguns anos atrás? Estudamos e sobrevivemos. E não é mera coincidência que sejamos mais educados que alguns adolescentes de hoje.

    Será que estou muito velha ou a sociedade anda muito milindrada e impaciente?

    Meus parabéns a senhora que conversa com seu filho. Não perde tempo como alguns pensam mas investe tempo. Ele irá aprender.

    Abraços.

    N

    Nadir Paz Sexta, 01 de junho de 2012, 11h11min

    Annahy, não sei a sua idade, mas eu tenho 48 anos e você se esquece que os adultos que educam as crianças hoje, são os adultos que
    se formaram nesta escola de alguns anos atrás, é preciso perceber que há alguns anos atras, as crianças não tinham acesso as informações que temos hoje, não acho que a educação que tivemos no passado seja eficiente hoje, pois justamente por isso, que muitos professores entram em conflito com nossas crianças e adolescentes, não dá pra achar que conseguiremos educar nossas crianças com os mesmos métodos que usavam no passado, valores não se impõe, se constroi!!!!!

    A

    Annahy Sexta, 01 de junho de 2012, 12h07min

    Nadir,

    Tenho 29 anos e um filho de 5 anos que está estudando. Não sou professora mas uma de minhas irmãs é. Ela sempre reclama da falta de disciplina dos alunos, tanto na escola pública como na particular.

    Lembro que quando eu estudava e o diretor entrava em sala, todos paravam o qu estavam fazendonpor respeito. Hoje tem aluno que finge não ter ninguém em sala quando o diretor se encontra nela!

    Ano passado fui chamada na escola onde minha irmã leciona para levá-la a delegacia. Uma aluna de 14 anos cursava o 6º ano. O fato é que a nota da aluna era insuficiente em inglês e mesma era faltosa nas aulas. Em uma aula, minha irmã pediu que ela ficasse quieta por 3 vezes e a garota não acatou ao pedido. Na quarta vez, minha minha irmã perguntou se ela queria repetir de série novamente... na hora do almoço a mãe da menina apareceu na escola e bateu na minha irmã alegando que a filha dela não era burra! Fui com a minha irmã fazer exame de corpo de delito... foi 1 ano de indas e vindas do fórum e depois que arquivaram o processo, o MP não satisfeito, chamou minha irmã... ela saiu chorando da sala onde foi contar a história novamente pois a mulher que a "entrevistou" disse que se ela estivesse no lugar da mãe da menina, teria feito a mesma coisa pois não importa o que o outro faz, devemos ter cuidado com o que falamos. Fiquei muito indignada! O processo foi arquivado pois a mãe da tal aluna, já tinha mudado a filha n vezes de escola e duas delas foi por agressão verbal e escândalos com os diretores e professores. Penso que algumas mães e pessoas com poder jurídico estão criando verdadeiros vândalos!!

    Meu filho não é fácil, tem um gênio forte, nem parece uma criança de 5 anos. Tem suas opiniões, me conta tudo, conversa, navega na Internet sozinho no Ipad do pai, no entanto, creio que educação os pais devem dar e isso ao meu ver não é fato ligado ao acesso a informação. Sei que as crianças estão mais adiantadas do que quando eu era criança mas não fato disso um hálibe para não corrigir meu pequeno. Vigio o que meu filho assiste na TV justamente por não querer que ele aprenda o que não deve, ainda mais com desenhos tão violentos. Ele reclama, chora, esperneia mas a mãe ainda sou eu! Dá muito trabalho educar uma criança para que seja um bom adulto.

    Um dia, desliguei a TV para ele almoçar. Ele chorou, gritou... continuei firme e disse que se não almoçasse, não teria desenho. Ele então queria comer vendo TV; neguei. Ele me deu um tapa no rosto! Não retribui o tapa não afinal ele tinha 3 anos... ficou o resto do dia sem TV!! Foi um dia estressante mas ele aprendeu.

    Na escola ele tomou o brinquedo de um colega e como o colega pegou da mão dele, ele bateu no menino. Lá fui eu a escola... escutei a professora com meu filho do meu lado. Conversei com ele e o fiz pedir desculpas a professora. No outro dia na entrada, ele pediu desculpas ao colega e em casa... um dia sem o video-game... exercitei muito a paciência e meus ouvidos!! Fora isso, procurei ajuda profissiona de um psicólogo que nos ajudou e ajuda muito até hoje.

    Falta respeito e educação em sala de aula e isso se aprende em casa. Informação hoje é muito fácil de ser obtida. Crianças são moldáveis por isso sempre lutarei por uma criação com limites e valores vindos do LAR e NÃO da ESCOLA. Para mim criança vai a escola para aprender conteúdo de um currículo de educação sistemática e é complementado por valores humanos. Não transfiro minha responsabilidade de mãe para a professora dele.

    Abraços.

    N

    Nadir Paz Sexta, 01 de junho de 2012, 13h18min

    Annahy, Também sou mãe de um casal de gemeos de 7 anos, um menino e uma menina, educo os dois da mesma forma, e ainda assim tem personalidades diferentes, sei que você educa seu filho em casa, assim como eu.
    Mas tenho que discordar de você , de que os valores são somente construidos em casa, a escola tem grande participação na educação das crianças, e muito mais responsabilidade quando são crianças. E na escola que a criança, aprende a conviver em sociedade, respeitar as diferenças, saber aceitar a opinião do outro, ser solidário, além dos contéudos que devem aprender.
    Concordo plenamente que limites e valores vem do lar, mas nós professores temos o papel de construir valores junto com as crianças, principalmente com nossas atitudes.
    Posso te dizer, que já dei aula em escolas de alto risco, onde aluno entrava armado, e sempre fui muito respeitada.

    A

    Annahy Sexta, 01 de junho de 2012, 14h34min

    Nadir,

    Não discordo de que a vida em sociedade se aprende na escola. Por isso eu disse que lá os valores humanos são complementados.

    Infelizmente muitos pais transferem toda a educação dos filhos para o professor. Disso sim eu discordo.

    Graças a Deus nunca ocorreu nada com você pois com a minha irmã já. Ficamos felizes de ter sido apenas uns tapas e não alguns tiros... e isso foi na escola particular, não na pública.

    Discordo também de muitos professores que não tem amor a profissão e se irritam facilmente, gritam muito, castigam muito... apesar de não ser professora, já fui aluna e se o professor é chato (ser rígido não é ser chato necessáriamente) os alunos tendem a aborrecê-lo mais, como retaliação...

    Enfim, todo relacionamento é complicado e exige paciência e compreensão de ambos os lados. Quando isso ocorre entre um adulto e uma criança, fica mais delicado pois somos o exemplo. Não sou a favor da injustiça, seja esta contra o aluno ou contra o professor.

    Parabéns pela profissão. Admiro muito vocês pois ensinar é tarefa árdua e que se constrói dia após dia. Em um mundo como o de hoje, vocês fazem parte do rol de profissionais em risco de vida.

    Abraços.

    N

    Nadir Paz Sexta, 01 de junho de 2012, 18h13min

    Annaly,
    Realmente, como você disse todo relacionamento é complicado, na verdade , como mães, a nossa tarefa é ensinar a lidar com as adversiddes, que irão encontrar no decorrer de suas vidas, e que embora comvivam com pessoas com diferentes pontos de vistas e comportamentos que acreditamos ser inadequados, queremos que nossos filhos estejam bem preparados e com valores muitos sólidos construidos no lar.
    E como professores acredito que podemos contribuir muito, em prol daquela criança que
    não teve uma educação tão sólida no seio familiar, até porque talvez seus pais também
    não a tiveram.Entende o que eu quero dizer?

    abraços

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Sábado, 02 de junho de 2012, 0h37min

    Ainda permanece a obrigação principal dos pais em formar valores, educar.

    A escola instrui, não se pode nem se deve passar a estranhos o maior e mais importante papel dos pais na vida da criança, pois sustentar o governo pode fazer, como o faz com as crianças órfãs.

    [...]

    R

    rosangela Sexta, 21 de novembro de 2014, 11h53min

    gostaria de saber se tem ou vcs possam me orientar sobre o fato que ocorreu na escola: professor expulsou aluno da sala ele foi orientado e encaminhado para sala de aula o mesmo não autorizou sua volta. qual caminho a seguir : existe alguma lei que ampare o aluno ou professor neste fato.