Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Thiago-Riganni
    25/04/2012 05:30

Caros amigos,
    A um 01 ano atrás, tive problemas de saúde, passei alguns dias informado e com o tratamento fiquei curado. Hoje me sinto saudável, já voltei até a minha cidade de residência e estou procurando trabalhar novamente e tocar minha vida.
    Acontece que minha mãe idosa (+ de 70 anos) tem sido vítima de insinuações por parte de uma pessoa em sua cidade que anda falando que sabe que eu estou recebendo algum benefício do INSS, ou que estou aposentado por invalidez devido a minha doença. Isso tem me causado constrangimento e deixado minha mãe e irmãos preocupados.
    Gostaria de saber se posso processar a autora desses comentários maliciosos e preconceituosos por calunia e difamação e também exigir indenização por danos morais. Sou aluno de Direito, e sei que independente da veracidade do comentário, tenho direito a manter privacidade sobre minha vida e preservação da integridade da minha família.
    Gostaria se possível de ser esclarecido a esse respeito, inclusive se possível me dar os passo inciais para iniciar o processo.
    Atenciosamente,
    Thiago Riganni
  2. Thiago-Riganni
    25/04/2012 05:35

Obs.: Na primeira linha do comentário acima, onde se lê: passei alguns dias informado, leia-se: passei alguns dias internado.
  3. FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo
    25/04/2012 05:48

Usuário suspenso

Voce pode processar sim, porem acredito que não vai ter sucesso nessa ação, pois como voce mesmo disse, " tem sido vitima de INSINUAÇÕES", e quando voce acusa alguem, terá que provar . Caso queira levar o caso adiante, o primeiro passo é registrar um BO. porem tome muito cuidado, pois se voce não conseguir provar nada contra essa pessoa, ela sim poderá processa-lo pelo art339 denunciação caluniosa, com pena de 2 a 8 anos mais multa.
    boa sorte
  4. bury
    25/04/2012 08:22 | editado

No caso de ESPOLIO da unidade constar como SINDICO DO CONDOMINIO, em razão da
    eleição do Inventariante para a função, quais são as consequencias em caso de processos contra o inventariante como pessoa fisica e juridica?

O INVENTARIANTE deve estar autorizado por procuração dos outros herdeiros do Espolio para representa-los em função das responsabilidades juridicas da função de sindico?
  5. bury
    25/04/2012 08:27

No caso de ESPOLIO da unidade constar como SINDICO DO CONDOMINIO, em razão da
    eleição do Inventariante para a função, quais são as consequencias em caso de processos contra o inventariante como pessoa fisica e juridica?

O INVENTARIANTE deve estar autorizado por procuração dos outros herdeiros do Espolio para representa-los em função das responsabilidades juridicas da função de sindico?
  6. Thiago-Riganni
    25/04/2012 16:16

Insinuações maldosas, má intensão, por sí mesmo não caracteriza difamação? e se ela ligou para um irmão meu falando isso, que sabe que eu estou em beneficio por causa de minha doença e que penso que engano alguém... isso não são provas? ou poderei eu conseguir provar através de testemunhas?
  7. FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo
    25/04/2012 16:46

Usuário suspenso

Thiago, o crime é caracterizado quando existe a afirmação concreta de fatos que realmente prejudiquem a sua moral, o seu carater...pelo simples fato de uma pessoa insinuar que vc recebe um beneficio, não caracteriza difamação! eu no seu lugar, conversaria com essa pessoa, pedindo para ela não mais falar o seu nome...pois se continuar vc irá tomar as providencias juridicas...de um susto nela, e esqueça isso...
    abraço
  8. Simone Closs
    Este usuário conecta-se ao Fórum usando uma conta do Facebook. Veja como fazer isso.
    19/10/2012 19:07

Oi eu gostaria de saber se tem como processar uma pessoa que fez uma denuncia caluniosa na delegacia dizendo que meu marido era traficante e a policia foi até a nossa casa e comércio e revirou tudo e não achou nada por que não tinha nada para achar e foram embora e daí como ficar sem fazer nada depois de passar por esse constrangimento?
  9. FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo
    19/10/2012 20:45

Usuário suspenso

SIMONE
    contrate um advogado!
  10. Claudia Tavares
    Este usuário conecta-se ao Fórum usando uma conta do Facebook. Veja como fazer isso.
    28/01/2013 11:35

Sou estudante de emferma;em e a 2 anos eu e a mamae estamos sofrendo varias calunias por parte da mu;ler do meu irmao recentemente ela disse para todos ouvirem que me envolvo com um e com outro,com ;omens casados e de puta ,possuo provas concretas ; ravei .como posso proceder para reivindicar justiça.
  11. Lilianna Porto
    24/02/2013 12:41

Oi, Cláudia, vá primeiramente a uma delegacia e faça um B.O , logo após, vá a um JECRIM e entre com uma ação criminal e cível também contra esta pessoa. Crime de difamação e injúria no juízo criminal e depois no juízo cível pedindo danos morais pelos fatos descritos acima. Pode ir ou não acompanhada de um advogado ao JUIZADO, mas se for pedir acima de 20 salários mínimos terá que ir acompanhada de um, e se for entrar com recurso também. Boa sorte.
  12. mateus ad hoc
    24/02/2013 13:27 | editado

Simone, faça o que o FJ (que Deus o tenha!) falou.

Se esse advogado conseguir provar que a tal pessoa fez isso de propósito, possivelmente a pessoa vai ser condenada por denunciação caluniosa.

E se esse advogado conseguir provar que a tal pessoa fez isso só pra chatear vocês, possivelmente a pessoa vai ser condenada por calúnia.
  13. mateus ad hoc
    24/02/2013 13:29 | editado

De propósito: "Estando careca de saber que seu marido nunca traficou"
  14. mateus ad hoc
    24/02/2013 13:32 | editado

Só pra chatear: "afirmando levianamente que seu marido cometeu crime, e sem mostrar prova alguma"

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS