Recurso de multa indeferido

Olá, bom dia

Recebi uma notificação de multa e recorri da mesma, pois a data da infração constava 01/02/2012 e a primeira impressão ocorreu em 13/03/2012. O recurso foi julgado INDEFERIDO, com a alegação de que os documentos apresentados mostraram-se insuficientes para apontar inconsistência do AIT.

O que posso fazer nesse caso? Me informaram que entre a data da infração e da 1ª impressão não pode passar de 30 dias.

Devo recorrer novamente ou eu estou errado nessa tese e devo aceitar a multa?

Obrigado

Cleber

Respostas

13

• Pádua (e-mail: recurso.de.multas@hotmail.com)

Pádua (e-mail: recurso.de.multas@hotmail.com)

CRB,

Veja qual a data de postagem da Notificação da Autuação.

Se a infração foi em 01/02/2012, a notificação deveria ter sido postada nos Correios até o dia 03/03/2012.

Verifique isso e, se realmente aconteceu, utilize a mesma alegação no recurso à JARI.

Atenciosamente,

Pádua

• CRB

CRB

Olá, boa tarde.
    Não encontrei a data da postagem da notificação, porém, consta que a data da primeira impressão se deu em 13/03/2012, que a data do documento é de 13/03/2012 e a data do processamento é de 13/03/2012, portanto todas essas datas comprovam que a postagem não poderia ter sido antes, caracterizando então o prazo acima de 30 dias da data da infração, ocorrida em 01/02/2012.
    Entrei com recurso na Secretaria de trânsito na cidade onde resido.
    Minha pergunta é devo então recorrer desse indeferimento? Onde devo entrar com esse novo recurso?
    Obrigado

Cleber

CRB,

Na notificação deve haver uma etiqueta dos Correios com um código alfanumérico.

Este código informa todo o percurso da notificação.

Entre no site dos Correios e verifique, por esse código, a data em que a notificação foi postada.

Para entrar com o recurso, o destinatário é o mesmo da sua defesa prévia.

Mantenha-nos informados sobre o caso.

Atenciosamente,

pádua

• Ibian

Ibian

Bom dia,

Observe no cabeçalho da notificação que recebeu se trata-se da "Notificação de Autuação" ou da "Notificação de Penalidade de Multa".

Apenas a "Notificação de Autuação" está sujeita ao prazo decadencial de trinta dias.

São duas notificações diferentes, em fases diferentes da aplicação da multa.

Primeiro o proprietário é notificado da existência da infração ("Notificação de Autuação").

Posteriormente, é aplicada a multa ("Notificação de Penalidade de Multa").

Em alguns casos não é enviada a notificação de autuação para o endereço constante no cadastro do DETRAN (como em uma autuação com abordagem, em que o condutor é o proprietário do veículo).

Att.

Ibian

CRB,

No seu caso, você recebeu a Notificação de Autuação, fez a defesa prévia e foi indeferido.

Mesmo tendo recebido a Notificação de Penalidade, verifique a Notificação de Autuação, pois o recurso com a alegação de que aquela notificação foi enviada fora do prazo pode ser feito também a partir do recebimento da Notificação de Penalidade.

Atenciosamente,

Pádua

• CRB

CRB

Olá, boa tarde

Quero agradecer a toda orientação que tenho recebido.
    A correspondência que recebi é a NOTIFICAÇÃO DE PENALIDADE POR INFRAÇÃO ÁS LEIS DE TRÂNSITO.
    Não recebi anteriormente a NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO.
    Quanto a data, não consigo mesmo localizar a data de postagem.
    O código de barras não tem numeros.
    Tem um carimbo escrito Carta e um código dentro do circulo 9912260355/2010-DR/SP P.M. BRAGANÇA PAULISTA.
    Abaixo do Remetente consta o numero da penalidade - placa do veiculo - e um numero 1601-45.

Obrigado
    Cleber

• Ibian

Ibian

Boa tarde,

A autuação foi com abordagem (p.ex.: policial/agente de trânsito parou o veículo) ou sem abordagem (p.ex.: radar fotográfico)?

Nas autuações sem abordagem o envio da "Notificação de Autuação" é sempre obrigatório. Nas com abordagem, depende do caso.

Como a penalidade já foi aplicada, e você recorreu, ainda existe a possibilidade de recorrer em 2ª instância.

Nas preliminares, pode alegar a ausência de notificação (torna a multa nula), bem como pedir ao órgão de trânsito apresentar prova da notificação (seja a assinatura no AIT, seja o AR).

Também vale a pena pedir vista do processo em que tramitou seu primeiro recurso, para saber qual foi o relatório e os votos dos membros da JARI.

Att.

Ibian

CRB,

Pode seguir as orientações do colega Ibian que você estará no caminho certo.

Pelo que você disse na sua postagem inicial, deu a entenderi que você tinha feito a defesa da Notificação da Autuação, mas não foi o que aconteceu.

Não esqueça de responder à pergunta do Ibian, pois ela é importante para uma orientação segura.

Atenciosamente,

Pádua

• CRB

CRB

Olá, boa tarde

Respondendo a pergunta do Sr. Ibian, não houve abordagem, a infração foi apontada através de radar fotográfico, sendo Vel. Permitida 40km, Considerada 44km e aferida 51km.

Não foi assinado nenhum documento da entrega da notificação de autuação. Apenas recebi a Notificação de penalidade.

Como faço para então recorrer em 2ª instância? Que tipo de documentos terei que juntar, o que terei que alegar e para onde enviar?

Obrigado

Cleber

• Ibian

Ibian

Boa tarde,

Você tem o prazo de trinta dias, após a notificação do resultado do julgamento do recurso de multa em primeira instância, para recorrer administrativamente em segunda instância.

Os documentos são os mesmos para recorrer em primeira instância.
    Porém, é importante ter vista (=pedir para olhar) do processo em que tramitou seu primeiro recurso (para saber as razões do indeferimento). Peça isto ao órgão autuador/JARI.

Como você não recebeu a notificação de autuação, pode pedir a apresentação da comprovação que ela foi expedida no prazo de trinta dias. Você não precisa fazer isto só no recurso, pode ir ao órgão autuador e solicitar cópias, tanto do Auto de Infração de Trânsito (onde vai estar a foto do veículo), quanto da Notificação de Atuação e seu AR.

Por ser multa de velocidade, pode pedir também o Certificado de Aferição do equipamento pelo INMETRO (ou entidade autorizada), e do estudo técnico para instalação:
    http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_396_11.pdf

Se não comprovarem que o equipamento foi aferido, que foi feito estudo técnico para a sua instalação ou que expediram a notificação de autuação no prazo, a multa é nula e deve ser cancelada. Ademais, mesmo que tenham expedido a notificação de autuação no prazo, se aplicaram a penalidade de multa antes da comprovação da ciência (assinatura no AR no endereço de registro do veículo ou publicação por Edital) a multa também é nula.

Caso você consiga as cópias antes de protocolizar o recurso, deve juntá-las a ele. Caso não consiga antes, peça no recurso que o órgão autuador as apresente. Mesmo depois do recurso protocolizado, pode apresentar as cópias quando estas forem fornecidas (é bom apontar no recurso que solicitou-as ao órgão autuador e este ainda não as forneceu, anexando cópia do pedido).

Na notificação do resultado do recurso deve constar o endereço para o protocolo do recurso em segunda instância. Normalmente, no próprio órgão autuador (lembrando que quem julga não é o órgão autuador, mas o CETRAN).

Att.

Ibian

• CRB

CRB

Bom dia
    Quero mais uma vez agradecer por toda orientação que me foi dada.
    Parabéns pelo trabalho, que tenho certeza, está e continuará a ajudar a muitos.

Para finalizar, gostaria de saber se existe algum modelo especifico de documento que preciso preencher e onde posso encontrá-lo, para enviar a esse recurso em 2ª instância.

Muito obrigado

Abraços

Cleber

Cleber,

Obrigado pelos elogios. Agente está aqui tentando repassar a nossa experiência no assunto, o que se torna muito gratificante.

Não existe nenhum modelo específico de documento para recurso.

Pode ser feito como na primeira instância.

Atenciosamente,

Pádua