Fui contratada por uma empresa para um período de experiência de 90 dias e suspeito que estou grávida de 2 semanas, posso ser demitida? Por favor, me ajudem, estou desesperada! No contrato de experiência não tem nenhuma clausula citando demissão por gravidez nesse período! Obrigada!

Respostas

2

• 0
    M

Monalisa2 Terça, 01 de maio de 2012, 23h20min

Pode ser demitida.
    A confirmação da gravidez durante o CT de experiência não garante estabilidade.

• 0
    I

Insula Ylhensi Suspenso Terça, 01 de maio de 2012, 23h29min

Oi, Ana.

Quanto a tal cláusula: não tem e nem pode ter tal previsão pois isso seria descriminação. Se por acaso vc ver algum contrato com essa loucura de cláusula, esteja certa que ela é nula. A Lei não a admite.

Mas isso não impede de que ao fim do contrato vc seja dispensada. Lembre-se que o Contrato de Experiência é um contrato na modalidade temporária, ele tem prazo certo para acabar. Diante disso, não se pode alegar expectativa de continudade para justificar a estabilidade impeditiva da dispensa.

Infelizmente a empresa pode dispensar, sim, seus serviços ao fim do contrato. O que ela NÃO pode fazer é antecipar esse fim, o que chamamos de "dispensa antecipada sem justa causa de contrato de experiência".

É justamente esse Sem Justa Causa que a Lei não permite. Até mesmo a gestante estável (em contrato a prazo indeterminado) pode se demitir e pode tmb ser demitida por justa causa. O que não pode é a dispensa arbitrária sem justo motivo.

Se vc já tem a condição de segurada perante o INSS poderá receber seu auxílio maternidade diretamente do INSS, sem precisar estar empregada para isso.

Boa sorte!

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.

Receba os artigos do Jus no seu e-mail

Encontre um advogado na sua região