Meu irmão sofreu acidente de trabalho e o Vale alimentação dele foi cancelado pela empresa. Isso é uma medida legal? O convênio médico não foi cancelado porém ele já foi notificado que o valor correspondente a parte paga por ele do convênio será descontada assim que ele retomar as atividades, isso é direito, afinal ele esta afastado a 9 meses e se descontarem este valor no total ele praticamente nem vai receber no 1º mês que voltar...Outra dúvida é que um advogado procurou meu irmão pra dizer que a empresa que ele trabalha deveria ter entrado em acordo com ele para pagamento de indenização isso é verdade? Por favor nos ajudem

Respostas

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Quinta, 03 de maio de 2012, 22h48min

    Não entendi. Seu irmãofoi PROCURADO por um advogado que o informou que a empresa deveria ter pago uma indenização à ele???

    Esse advogado era da empresa? Então porque ele não o comunicou do pagamento? Afinal, se é da empresa ele deve saber do valor, etc e tal, não é?

    Ou será que o advogado surgiu do nada só pra avisá-lo, de graça, que a empresa deveria pagar a seu irmão alguma indenização???

    Amigo, existem acidentes de trabalho que não contempla qualquer indenização por parte da empresa. Não é porque aconteceu dentro da empresa ou em função do trabalho que a empresa tem culpa. Cada caso é um caso. Depende das circunstâncias, dos elementos envolvidos. Por ex.: se o trabalhador que precisa usar EPI, deixa ele de lado e continua a trabalhar apesar dos aviso do chefe para que use o equipamento, então ele se acidenta. Cabe culpa a empresa? Outro: o empregado tem por função lavar o piso da fábrica, aí ele começa a brincar com os colegas e passa a deslizar no chão ensaboado, ele cai e quebra o braço. Cabe culpa a empresa?

    O plano de saúde é necessário para que o empregado se recupere do problema que surgiu devido ao AT , mas a alimentação pode ser entendida como benefício para ser usado em função do trabalho. O melhor para vc confirmar se é devida ou não a suspensão deste benefício seria contatar seu Sindicato, pois o plano de saúde se mantêm em virtude de imposição Sindical, não pela CLT.

    ?

    Izi Sexta, 04 de maio de 2012, 8h28min

    Bom dia Insula, quanto ao advogado sim, ele apareceu do nada, é que na minha cidade temos 3 usinas de açúcar e álcool. Quando os funcionários são demitidos, afastados, sofrem acidentes de trabalho enfim, sempre aparecem alguns advogados, urubus em cima deles tentando incentiva-los a entrar na justiça contra essas empresas. Quero deixar claro que esse não é o caso do meu irmão. O acidente se deu da seguinte forma: Meu irmão é operador de colheitadeira de cana de açúcar, e por causa do defeito de uma peça ele desceu da colhedeira para ajudar o mecânico(orientação dada em reunião , para que todos os operadores de máquinas ajudassem e não ficassem parados olhando suas máquinas serem consertadas) e era noite ele acabou cortando a não em 4 lugares, fraturando um osso que não sei se por imperícia médica acabou não colando da forma devida e 3 meses após o acidente ele teve que ser operado retirando um osso do cotovelo para enxerto na mão e colocou também uma platina.
    Se há indenização eu não sei, ninguém da empresa o procurou até agora pra falar nada a respeito, e ele ainda esta em recuperação fazendo fisioterapia. O dano é irreversível, ele perdeu o movimento do dedo indicador da mão direita.
    Quanto aos benefícios ficou claro que não há regra, que depende dos sindicatos.
    Quanto ao acidente não sei a quem será atribuída culpa, se tudo seguir a normalidade com certeza meu irmão será culpado afinal, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco e com certeza ele não ira arriscar o sustento das filhas dele enfrentando a usina na justiça.

    Grata

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Sexta, 04 de maio de 2012, 23h24min

    Peça pra seu irmão procurar o Sindicato dele, talvez lá possam melhor orientá-lo quanto haver ou não alguma indenização. Há casos onde existe sim um prêmio de seguro que a empresa paga à seguradora para eventuais casos assim.

    O INSS identificando como acidente de trabalho, seu irmão tem 5 anos para entrar na justiça (enquanto não sair do emprego) exigindo danos morais e estéticos, se este for o caso.

    Vc tem razão, esses urubus aparecem cheios de lábias só pra ver se agarram um incauto, até ficam com toda a grana que por acaso conseguem ganhar.

    Se for precisar de advogado sempre procure 1 muito bem recomendado.

    Boa sorte!!!