Boa noite meus amigos. Tenho muitas duvidas a respeito da ação revisional de contrato de veiculos.

Eu tenho um veiculo financiado pela BV em 2008, esse carro na epoca estava valendo na tabela fipe R$25.000,00 reais, deu como entrada R$6.500,00 reais e financiei o restante em 60X de R$552,00 reais, só que a maioria das vezes eu pagava com atraso onde as parcelas que eram de R$552,00 na maioria das vezes saltava para um valor de R$650,00 reais. Pois bem, fiquei desempregado e deixei de pagar a 43 parcela que venceu em dezembro do ano passado e agora não tenho mais condições de pagar as parcelas em atraso que são 7 parcelas. O carro ainda não está com busca e apreensão pois a acessoria do banco me ligou propondo eu devolver o carro numa forma amigavel ou então pagar as parcelas sem juros, o carro eu não quero devolver pois ja paguei quase R$30.000,00 reais em um carro que hoje na tabela esta por R$19.000,00 reais, e se eu pagar as parcelas em atraso mesmo assim não terei dinheiro para pagar as outras que faltam. Por isso varios amigos me indicaram essa solução que é eu entrar com uma ação de revisão de contrato, no contrato o banco está me cobrando uma TAXA DE 21% A.A. Sendo que fiquei sabendo que o maximo permito pelo Banco central é de 12%A.A. Escutei o anuncio em uma radio fm em que uma acessoria cortava o juros abusivos, fui la e acabei conhecendo o serviço deles, só que não fechei nada com eles pois muitas pessoas falam que essas acessorias são uma roubada e ainda pesquisei na internet sobre tal acessoria e vi muitas reclamações no SITE RECLAME AQUI. Me cobraram R$1.000,00 reais para entrar com a ação revisional e a atendente me falou que é quase certeza que o juiz daria meu carro como quitado pois ja paguei muito juros, mas se caso o juiz não desse meu carro como quitado ao menos ele baixaria o valor de minhas parcelas em até 50%. Isso procede? tem essa possibilidade de o juiz dar meu carro como quitado? pois estou desempregado e tenho uma filha de 2 anos e 4 meses? Voces aqui do forum que entendem desse assunto, me falem com sinceridade se é uma boa solução eu entrar com uma ação de revisão de contrato.

Alguém me indica um advogado EXCELENTE que pegue causas bancarias na região de são paulo, mais precisamente na zona oeste.

Se me disserem que é viável entrar com essa ação eu vou seguir os conselhos de voces pois não quero perder meu carro pois paguei muito dinheiro nele e ainda me serve pra muitas coisas, hoje em dia carro não é luxo e sim necessidade.

Desde ja agradeço a quem em ajudar e me indicar um bom advogado.

Abraço....

Respostas

    J

    José Roberto Verguin Quarta, 30 de maio de 2012, 22h10min

    Boa Noite Janio,

    Eu também passei pela mesma situação sua. Estava com um financiamento que estava tirando meu sono. Sempre que atrasava alguns dias tinha uma assessoria me ligando no celular, trabalho e em casa.

    Eu também vi muitas assessorias na internet e visitando dois escritórios eu desisti de contratar esse tipo de serviço pois não me passaram nenhuma confiança. Esses escritórios ficavam em prédios antigos no centro e com pessoal de atendimentos sem muita qualificação.

    Resolvi procurar um advogado nessa área, depois de falar com amigos e algumas indicações cheguei a conclusão que o melhor para resolver o meu caso era um profissional que presta assessoria na empresa em que minha esposa trabalhou.

    Marquei uma visita e fui até o escritório que fica no final da Avenida Paulista em SP.
    Chegando lá já senti a diferença, o local é bem estruturado e o profissional superou minhas expectativas.

    Ele mostrou vários processos em que teve ganho de causa contra várias financeiras.

    Eu contratei o serviço e estou muito satisfeito. Depois da liminar que conseguiu, eu parei de pagar as parcelas e estamos discutindo o saldo devedor.

    Em outros casos o advogado recebeu propostas do banco para reduzir em mais de 70% o saldo das parcelas em aberto.

    e o email dele é [email protected] e o tel do escritório 011. 4116. 0423

    ?

    Desconhecido Quinta, 31 de maio de 2012, 0h40min

    Boa noite José
    Então José como você bem falou esse financiamento esta tirando meu sono, pois estou desempregado e se eu pagar as parcelas em atraso, mesmo que seja sem os juros eu vou estar tapando o sol com a peneira, pois ainda vai ter mais parcelas para eu pagar porque meu contrato vai até abril do ano que vem, é complicado a pessoa ficar a ponto de perder um bem que lutou tanto para ter, na vida sofremos golpes que são imprevisíveis, no meu caso foi eu ter ficado desempregado.
    Tenho que sustentar minha esposa e filha de 2 anos e 4 meses e ainda terminar minha faculdade que ja estou no ultmo ano e por isso nem penso em desistir, mas perder meu carro também não está nos meus planos.
    Esses serviços prestados por acessorias que fazem anuncios em radios eu não confio, fui la pessoalmente conhecer os serviços de uma e acabei nem fechando negocio, tinha ido com os R$1.000,00 reais que haviam cobrado para entrar com a ação mas resolvi pensar melhor, pois ja não tenho dinheiro para ficar gastando e ainda entregar na mão de pessoas que não me sinto seguro e confiante é complicado.

    Mas me diz uma coisa, pela sua experiencia no caso, o que pode ser feito no meu caso? será que o juiz ou até o próprio banca daria meu carro como quitado pelo fato de eu ter pagado mais que o valor do carro na época e ainda juros e também o fato de eu estar desempregado e sem condições de pagar as parcelas?

    Estou saindo todos os dias para procurar emprego, mas na minha área esta difícil, espero arrumar um emprego outro emprego logo só assim ficaria mais tranquilo para pagar minhas obrigações que são as dividas.

    Fiquei interessado nos serviços do seu advogado, poderia citar mais ou menos quanto você gastou com os serviços dele?
    Claro fica a seu critério responder essa pergunta minha.

    ?

    Desconhecido Quinta, 31 de maio de 2012, 0h49min

    José esqueci de citar que o banco vai me ligar no dia 1 do mes que vem para eu dar uma decisão, se vou entregar meu carro ou se for pagar as 6 parcelas vencidas e mais uma que vai vencer no próximo dia 4.
    Devolver o carro como eu ja havia citado não é no momento minha intenção, primeiro quero esgotar todos os meios legais de poder ficar com o carro por direito.
    Então como não vou pagar as parcelas em atraso e nem devolver o carro a unica saída então é entrar o quanto antes com essa ação, pois como não vai ter acordo e no próximo dia 4 vai vencer a sétima parcela então com certeza o banco vai entrar com o pedido de busca e apreensão o quanto antes.
    Por isso tenho pouco tempo para arrumar um advogado competente, que me passe confiança para que então ele entre com o processo na justiça e caso ja tenha o pedido de busca e apreensão o advogado pedido o cancelamento da busca e apreensão.

    J

    José Roberto Verguin Quinta, 31 de maio de 2012, 5h05min

    Janio,

    Pode entrar em contato comigo que te passo os detalhes de como foi feita a ação:

    [email protected]

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    D

    Dr. Cícero Pinheiro 000000/SP Terça, 03 de julho de 2012, 17h29min

    Prezado Janio.

    Voce fez o certo em pesquisar primeiro antes de ingressar com ação revisional de contratos. Vários anunciam este tipo de serviço, mas poucos estão realmente qualificados.
    O seu caso tem uma solução muito mais a seu favor do que para o banco.
    [...]
    Não entregue se carro de forma amigável por que irão leva-lo a leilão e posterior ainda te cobrarem a diferença de valores do contrato.

    ATT.
    Cicero Junior

    L

    Leandro de Freitas Segunda, 16 de julho de 2012, 20h10min

    Prezado Amigo, a ação revisional é a melhor saída realmente, e com certeza é viável.

    Seria meu primeiro conselho antes mesmo de começar a pagar a instituição financeira, tenho visto que eles são insacíaveis, não cessaram as cobranças e provavelmente a dívida irá tornar-se impagável.

    Neste site pode realizar os cálculos da revisional e receber encaminhamento para advogado na região que já teve muitos êxitos neste segmento.

    www.periciacontabilonline.com

    A meu ver é essencial a realização do cálculo revisional (este site disponibiliza cálculo prévio grátis) para verificar se a demanda judicial será viável ou ainda realizar contra propostas de possíveis acordos.

    Pode realizar também um cálculo para pagamento de prestação reduzida em juízo, assim fica com o carro e obsta o banco de negativar seu nome ou entrar com busca e apreensão.

    D

    Dr. Vinícius March Quinta, 26 de julho de 2012, 15h42min

    Nos contratos de financiamento de veículos (CDC, Cédula de Crédito Bancário, Financiamento, Leasing ou Arrendamento Mercantil), há diversas taxas cobradas pelos bancos que são indevidas, e o consumidor não sabe e acaba pagando por isso.

    A título exemplificativo, em contratos de financiamento de veículos populares, muitas vezes os consumidores têm direito de receber algo em torno de R$6.000,00, ou até mais.

    Dentre as taxas indevidas, podemos citar a TAC (Taxa ou Tarifa de Abertura de Crédito), o CET (Custo Efetivo Total), Comissão de Permanência, Notificação Extrajudicial, taxas de análise de crédito, taxa de cadastro, tarifas de cessão e transferências de obrigações, etc.

    Vale lembrar que a cobrança de TAC ou de CET faz com que os juros cobrados sejam maiores que os contratados.

    Os nossos Tribunais já consolidaram o entendimento que tais cobranças são abusivas, logo, mesmo que o consumidor tenha tido ciência dessas cobranças, têm o direito de pleitear a devolução em dobro dessas quantias, devidamente corrigidas e atualizadas com juros de 1% ao mês (juros legais), conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 42, parágrafo único.

    Além disso, nos contratos de Leasing (Arrendamento Mercantil), caso haja a devolução do veículo (amigável ou através de Busca e Apreensão), o consumidor tem direito de receber o VRG (Valor Residual Garantido), porém, neste caso a devolução não será em dobro.

    F

    Flavia M Lopes Terça, 31 de julho de 2012, 16h03min

    Expereincia propria, nao entregue seu carro de forma nenhuma, eles levam a leilao e ainda te cobram um absurdo. Mas ficar com o carro em casa, acho muito arrriscado, ja trabalhei em um escrtiorio de advocacai, e o BV é a pior financeira pra negociar, Vc deve sim entrar com a revisional, como alguem falou, com um advogado de confiança.Essas empresa que dizem que fazem milagre , as vezes complicam ainda mais. Mas , nao confie na BV , nao acredito que eles nao tenham entrado com a Busca, eles devem ta te caçando, a nao ser se vc mudou de endereço. Se nao mudou, deixe o carro na casa de um amigo ou parente, pq depois deles pegarem o carro, eles vao te ferrar com certeza.

    V

    Viviane Neves Quarta, 06 de fevereiro de 2013, 9h47min

    Bom eu comprei um carro em 60x,no começo deste ano ele foi roubado.Não tinha seguro.
    Faltam 24 parcelas para terminar de pagar.Tem como entrar com revisional de contrato nesse caso,para pelo menos tentar diminuir o valor das parcelas?O Valor das parcelas são de 553,85 ao mês.
    Caso eu decida não pagar,além do nome no Serasa,o que pode acontecer.Busca e apreensão não vai ser possível pois o carro não existe,eles podem pegar outra coisa no valor?

    F

    Flavia M Lopes Quinta, 25 de abril de 2013, 17h05min

    So seu nome ficara no serasa, depois de um bomtempo ( 5 anos ) ele sai, como vc nao corre o risco de o banco fazer a busca, sugiro, nao pague, vai fazendo uma economia, qdo vc tiver um valor de uns 50% do valor das parcelas a pagar , vc liga pro banco e faz um acordo. se nao aceitarem, deixa mais um pouco , uma hora eles vao querer fazer o acordo e ai vc aproveita.

    D

    Dra . Ann Quinta, 30 de maio de 2013, 18h51min

    "O consumidor que tiver comprado um carro por leasing e ainda não tiver quitado o produto, caso tenha o veículo roubado não precisará continuar pagando as parcelas. A decisão é da 2ª vara Empresarial do Rio de Janeiro, e válida para todo o país. Ainda cabe recurso das empresas de leasing."

    http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/05/22/leasing-se-carro-for-roubado-cliente-nao-precisa-pagar-decide-justica.htm

    V

    ValRecife Condado/PE 50.159/PE Domingo, 02 de junho de 2013, 15h03min

    Também estão tirando meu sono, moro em Recife, e comprei um carro no valor de R$ 37.000,00 dividido em 60 parcelas no valor de R$ 932,00 pelo leasing da BV Financeira, só que já paguei 29 parcela e atualmente estou com 03 parcelas em atraso e estou com bastante dificuldades par por em dia, primeiro pelos juros altos cobrado pelo banco e segundo o carro teve alguns problemas mecânico, e gastei muito para concerta-lo, portanto gostaria de saber se no meu caso eu poderia entrar com uma ação revisional, e caso afirmativo se vocês poderia indicar algum profissional da área que more em Recife-PE ou próximo.

    Z

    Zéinter Silva Domingo, 25 de agosto de 2013, 21h11min

    Entrei com ação revisional há qase 2 anos, com adv de SC, mais precisamente cidade do Braço do Norte.
    Vinha pagando pensamente em juízo até que há 2 meses e pouco atrás fui surpreendido com a polícia e oficiais de justiça na minha casa.
    Entrei de imeditado em contato com meu adv, levando todas as cópias de pagamento e folha deixadas por eles. Passados quase 3 meses não vi a cor do meu carro ainda. O pior,meu carro já foi transferido de dono. O adv me disse que o juíz determinou por 3x que o banco devolvesse o carro, mas pq o banco não cumpriu?Segundo o adv assim que o juíz determinou a ordem para que devolvessem o carro, estipulou então multa de 500,00 o dia.Passados 2 semanas sem entregarem o carro, reforçou a ordem para me devolverem, passado mais uma semana pediu nuvamente e passou a ulta pra 1mil diário ( isso o adv me falava por telefone, das poucas vezes que eu conseguia falar com ele) Inclusive sempre confiei no que ele dizia: que eu não iria perder esse carro.
    Qndo essa multa já tinha chegado ao equivalente ás 45 mil foi descobrir que o carro tinha sido transferido de proprietario, sem meu conhecimento, sendo que tenho o recido do carro em meus nome,
    por último me disse que o juíz ordenou o pagamento tanto dos valores pago em juízo qnto tbm o equivalente a tabela Fipe, mas até agora nada,embora ele tenha dito que o juíz determinou 48h e na verdade já fez o dobro e até agora nada.
    Visto a situação que o juíz ordenou 3 x que me devolvessem o veículo ( segundo o adv) e a ordem não foi acatada, então perguntei:
    _ mas e se eles nao depositarem esse valor em 48h? então ele disse que o juíz tinha uma tecla que poderia bloqear a conta delese transferir o valor para conta na qual eu receberia o valor, Ele disse que o juíz ordenou esse pagamento em 48h, mas já passaram essas fz tempo, e na última vez que falei com ele passados já 24h do prazo ele disse que não teve tempo pra ir ver se tinha ou não entrado o valor.
    Solicitei o numero do processo da ação revisional, mas ele disse que não existe mais, pq como levaram o carro estão trabalhando dentro do numero de processo no qual sou Réu, e lá não tem nada a meu favor.
    è verdade mesmo que agora todo processo inclusive o da revisional estar todo dentro desse no qual o autor é a financeira e eu o réu?
    pois a ação revisional foi colocada bem antes deles entrarem com busca e apreensão.

    Estou aguardando essa semana uma solução, caso não tenha, procurarei ajuda na tv, pois não vou perder o que paguei, ainda mais tendo pago para colocar ação revisional

    S

    Sardes Ramos Domingo, 01 de setembro de 2013, 15h11min

    Boa tarde, a todos!
    Procurei um advogado para saber sobre meus direitos em relação ao um Leasing que tenho com itau.
    Me falou que cabe sim um ação revisional desse contrato e que possivelmente há muitas irregularidades e cobranças indevidas de várias taxas e que posso estar com o veículo quitado. Para essa ação, a ADV cobrou R$ 1.500,00 para que pudesse dar entrada e
    imediatamente imprimiu dois documentos 1) Contrato de honorários que rezava 30% da possível devolução ou restituição das cobranças indevidas e 2) Procuração onde rezava AD JUDICIA ET EXTRA bem como poderes para responder judicialmente, etc. Acontece que chegando em casa relendo a procuração notei uma linha que diz: "...bem como receber em seu nome qualquer valor em dinheiro e dar quitação..."
    Minha dúvida é: Será que essa procuração está correta? Por favor me ajudem, porque fiquei muito intrigado, pois assinei sem prestar muita atenção.
    Agora uma desconfiança toma conta de mim, piorando mais as cobranças que o banco faz diariamente por estar com 06 parcelas em atraso de tal leasing.
    Será que esse valor de R$ 1.500,00 está correto? Será que a ADV agiu de má fé?
    Ao ver a citação do janiobc05 acima, aumentou minha preocupação.
    Tem nesse fórum alguém de confiança que possa me indicar na minha cidade Manaus-AM?
    Obrigado!

    J

    Johnny Goulart Quarta, 11 de setembro de 2013, 21h21min

    só apresentando os fatos

    DECISÃO
    STJ suspende trâmite de todas as ações sobre TAC e TEC no país, em qualquer juízo e instância
    A ministra Isabel Gallotti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou nesta quinta-feira (23) a suspensão imediata do trâmite de todos os processos de conhecimento relativos a tarifas de abertura de crédito (TAC) e de emissão de carnês (TEC), em qualquer instância, fase e juízo. A medida afeta cerca de 285 mil ações em todo o país, em que se discutem valores estimados em R$ 533 milhões.

    Pela decisão, toda ação em que se discuta a legitimidade da cobrança de tarifas administrativas para concessão e cobrança de crédito, qualquer que seja sua denominação, ou a possibilidade de financiamento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) deve ser paralisada até que o recurso representativo da controvérsia em trâmite no STJ seja julgado.

    Fonte: http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=109770

    D

    Dr. Vinícius March Quinta, 12 de setembro de 2013, 21h19min

    Sardes, não há nenhuma irregularidade na procuração, o advogado quem retira a guia de levantamento e deposita a parte do cliente. O importante é que haja previsão nesse sentido no seu contrato.

    S

    Sandra Gibin 53877/PR Terça, 17 de setembro de 2013, 20h27min

    Boa noite Jairo, sou advogada e atuo nessa área há algum tempo, e posso afirmar que de fato, a melhor solução é entrar com Ação Revisional de Contrato sim. A principio indico que retire o veículo do local do endereço do contrato, pois enquanto vc estiver com o carro o banco tem interesse em negociar a qualquer tempo. E não entregue o veículo sem a mediação de um advogado de confiança, pois ele irá analisar as vantagens e desvantagens, assinará uma minuta de acordo etc...passando segurança ao acordo.
    Juridicamente falando, mesmo que vc entre com a revisional, mesmo que o juiz expeça as liminares pedidas na ação, não retira do banco o direito de ação, seja de busca e apreensão (financiamento CDC), seja leasing (reintegração de posse) MAS, tem que ser feita uma defesa na ação de busca, inclusive comunicando a existência da ação de revisão do contrato, alem do que, no seu caso o seu contrato foi adimplido em mais de 70% o que teoricamente seria impedimento para ação de busca ou de reintegração...em fim, seu advogado vai lhe dar todas as informações necessárias...
    Sobre valores: aqui em Curitiba, cobro 2.000,00 e mas 15% do aproveitamento do cliente, mas principalmente, calculo os honorários de forma a valer a pena para o cliente, afinal contrata-se um advogada para melhorar a situação fática e não piorar certo?!.
    Outra dica, é que realmente deve tomar cuidado com essas empresas de assessoria sim. Espero que tenha ajudado. Boa noite.