Drs.

Sou comissária (aeromoça) e esta semana soube que meu ex-comandante piloto após aposentar-se tornou Juiz de Paz, mas a formação dele é Engenheiro Aeronautico e Tenente Aviador, nada a ver com Direito. Pergunto:

1) O que é necessário para ser Juiz de Paz? 2) É cargo vitalício? 3) É remunerado? 4) É vinculado ao judiciário? 5) O que faz exatamente? 6) Mulher é eceita neste cargo?

Respostas

11

• 0
    E

Eduardo Domingo, 10 de junho de 2012, 20h14min

1) O que é necessário para ser Juiz de Paz?
    R: Ter Q.I.
    2) É cargo vitalício?
    R: Não
    3) É remunerado?
    R: SIM
    4) É vinculado ao judiciário?
    R: É órgão administrativo, logo, tem vinculação
    5) O que faz exatamente?
    R: Celebra casamentos
    5) Mulher é eceita neste cargo?
    R: Sim

• 0
    I

Ingrid Schroeder Scheffel Segunda, 11 de junho de 2012, 7h54min

Olá

1) por eleição direta supervisionada pelo juiz corregedor
    2) não é vitalício, o mandato é de 4 anos com uma reeleição
    3) é remunerado, conforme lei estadual
    4) é cargo delegado do judiciário e responde ao registrador e ao juiz corregedor
    5) celebra cerimônias de casamento civil assina o livro B-1
    6) a lei e as normas correicionais nada dizem, portanto mulher pode ser eleita

• 0
    E

Eduardo Terça, 12 de junho de 2012, 17h24min

A escolha do J. Paz é determinado por LO de cada ente. Pode ser por eleição num Estado, escolha do chefe do executivo após uma lista, e por aí vai.
    De qq forma, sempre terá um "Q.I." (Quem Indica)

• 0
    I

Ingrid Schroeder Scheffel Sexta, 15 de junho de 2012, 9h06min

Olá

Esqueci de mancionar que não há necessidade de escolaridade específica, basta ser alfabetizado.

• 0
    I

Isacart. Sexta, 10 de maio de 2013, 17h30min

Eu gostaria de saber quais cursos e faculdades são necessários para se tornar juíz de paz, Obrigada.

• 0
    H

Herbert C. Turbuk . Adv/SP Sexta, 10 de maio de 2013, 17h44min

ISACART

Nada é necessário além de ter 21 anos, idoneidade moral e indicação do registrador civil ao juiz corregedor da comarca, que envia 3 nomes para o Tribunal de Justiça escolher e homologar. Cada cartório de registro civil tem dois ou mais. Celebram casamentos civis (no cartório e nas residências) e recebem por ato, conforme lei estadual e normas de serviço da corregedoria geral da justiça.

HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

• 0
    I

Isacart. Sexta, 10 de maio de 2013, 18h51min

Herbert C. Turbuk muito obrigada, porém, não sei quais são os primeiros passos para começar a se qualificar para exercer tal função.

• 0
    H

Herbert C. Turbuk . Adv/SP Sexta, 10 de maio de 2013, 19h01min

ISACART

Mas JUIZ DE PAZ não é uma carreira nem um emprego. O mandato é por somente 4 anos, podendo ser submetido a inúmeros pedidos de prorrogação. Recebem por casamentos celebrados. A indicação é normalmente para parente ou amigo intimo do oficial registrador.

HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

• Removida

Esta resposta foi removida.

• 0
    V

Vanderlei Luis de Almeida Sexta, 13 de março de 2015, 7h55min

Bom Dia!

Sou de São José dos Campos / SP e gostaria de obter informações de onde me inscrever para ser um Juiz de Paz?
    Tenho 54 anos, com POS Graduação em Recursos Humanos.

Vanderlei Luis de Almeida

Receba os artigos do Jus no seu e-mail

Encontre um advogado na sua região