Por favor,

Tenho Transtorno de Ansiedade generalizada e Sindrome do Pânico desde os 16 anos, hoje estou com 27 anos.Já fiz tratamentos porém não houve cura somente agravamento com o passar do tempo surgiram outras patologias relacionadas como o TOC e depressão, cada vez mais tornou-se incapacitante.Não consigo trabalhar, às vezes nem ir em consultas médicas. Nunca fui registrada, das vezes que trabalhei foram como autonoma ou temporariamente, pois foi a única forma que consegui. Gostaria de saber se consigo me aposentar, esses anos todos fiz tratamento na esperança de melhorar e conseguir trabalhar, mas até agora nada.

Agradeço a orientação.

Respostas

    F

    FLÁVIO BONIOLO - [email protected] Sábado, 23 de junho de 2012, 14h25min

    Crisc, a aposentadoria por invalidez é devida a toda e qualquer categoria de segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado totalmente incapaz e insuscetível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, e ser-lhe-á paga enquanto permanecer nesta condição (artigo 42, caput, lei número 8.213/91).

    Por segurado entenda-se, quem está contribuindo.

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Domingo, 24 de junho de 2012, 17h27min

    Não tenho a intenção de fazer pouco caso de seu problema que sei ser grande, mas diante dos recursos que se dispõe não alcançamos o resultado necessário, urge buscar terapias alternativas.

    O LOAS somente seria opção se declarada como deficiente e totalmente incapaz para o trabalho, e mesmo assim corespondendo a renda familiar ao um máximo requerido.

    Desejo-lhe sucesso na busca de outros caminhos que possam lhe ajudar.

    Estêvão Emerick

    Estêvão Emerick Segunda, 01 de dezembro de 2014, 9h18min

    amigo, sindrome do pânico é um problema completamente tratável, digo isso porque desenvolvi (aos 19 anos) e tenho conquistado muitas melhoras com o tempo. Fique em paz, procure tratamento psicológico/psiquiátrico de qualidade ou livros de auto ajuda sobre o problema que evitam o uso de medicamentos.

    Walter Gandi Delogo

    Walter Gandi Delogo 39804/MG Segunda, 01 de dezembro de 2014, 16h34min

    Ao que parece, você se encontra em gozo de auxílio-doença (B-31), benefício esse que será mantido enquanto você você for julgado susceptível de recuperação para o exercício de sua profissão nos exames médico-periciais de prorrogação do benefício.
    Caso em algum desses exames de prorrogação a perícia médica do INSS concluir que a sua patologia o incapacita para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência de forma permanente, aí sim, lhe será concedida a aposentadoria por invalidez.
    Caso também você não concorde que o INSS ontinue prorrogando indefinidamente seu benefício de auxílio-doença, por ser julgar definitivamente inválido, poderá propor através do Juizado Especial Federal de sua cidade ou região, a ação de concessão de aposentadoria por invalidez contra o Instituto, o que não prejudicará o recebimento do benefício de auxílio-doença que já vem percebendo através do referido órgão.

    B

    Bruno Quarta, 31 de dezembro de 2014, 14h35min

    Sim, você pode se aposentar por invalidez! Digo isso com propriedade por que eu tenho uma boa bagagem sobre esse assunto no qual você se refere. O querido amigo lhe passou uma informação que não se encaixa no seu quadro, o LOAS somente é pago quando a pessoa nunca trabalhou de carteira assinada, ou seja, nunca tenha tido vinculo com INSS, e o valor a receber é o SALÁRIO MINIMO! Tenha fé e determinação, faça jus aos seus direitos, forte abraço!

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Wellington Andrade Pinto

    Wellington Andrade Pinto Domingo, 01 de março de 2015, 1h33min

    certamente você terá sim direito, porém terá que passar por perícia médica da previdência. converse com seu médico e fale com ele sobre essa situação. Um indivíduo com problemas que o impossibilita de trabalhar atestado por um médico da especialidade, tem direito de amparo da previdência isso é lei.

    M

    Mariana Quarta, 04 de março de 2015, 14h19min

    Gente, me ajudem pelo amor de Deus. No momento faço Psicoterapia, tenho Transtorno de Ansiedade Generalizada e isso está acabando comigo por dentro e estou me prejudicando por conta desse problema. Estou em busca de um especialista que me receite algo mas está muito difícil de conseguir e eu já não aguento mais viver assim. Alguém aqui conhece algum medicamento pra esse problema?

    Agradeço!

    J

    Jean Segunda, 09 de março de 2015, 23h29min

    Mariana
    os medicamentos para o TAG, são os ansiolíticos (em casos mais graves ou quando em crise), e os antidepressivos.
    Consulte o seu médico (psiquiatra, psicólogo, psicanalista...), para ver qual é o mais indicado para vc.
    Nem pense em tomar esses tipos de medicamentos sem orientação médica, até mesmo que vc nem vai consegui comprar sem a receita, e além disso eles tem MUUUUIIIITOOOOS efeitos colaterais, porém eles somem em semanas.
    Ressalto que é perigoso tomar esses tipos de medicamentos sem a orientação média, mais uma coisa informe o seu médico TODOS os medicamento que vc já toma ou tomou nos últimos meses, a combinação de algumas classes diferentes de antidepressivos pode ser FATAL(sério mesmo).
    O medicamento demora de dias a meses para fazer efeito, mais pelo menos no meu caso foi extremamente efetivo, eu não fazia ideia que estava tão mau, antes do medicamento.

    Nota: Exercícios físicos, atividades recreativas, sair com amigos.... ajudam muito no tratamento do TAG.

    Inês Paschoarelli Veiga

    Inês Paschoarelli Veiga Sexta, 04 de março de 2016, 23h14min

    Jean, sei que sua intenção é boa, mas quem sofre de ansiedade generalizada (como é o meu caso) vai achar "sair com amigos" ou "praticar exercícios" uma tortura e não um prazer. Qualquer coisa que implique sair de casa e interação com pessoas (a não ser pessoas extremamente íntimas como pai e mãe) é impossível. O que ajuda, além de medicaçao, é psicoterapia e meditaçao. Ajuda mas a ansiedade generalizada pode ser controlada mas além de ser incurável, sempre existem momentos de crise que podem durar anos.

    Ana Paula Mendes

    Ana Paula Mendes Sábado, 11 de junho de 2016, 17h21min

    Estou na menopausa precoce e sofro muito com muita ansiedade e depressão! Já faço tratamento tanto psicólogo como medicamentos e não melhoro tenho 42 e não me sinto bem para trabalhar, gostaria muito de voltar a trabalhar, mas não consigo melhorar! Sinto muito esquecimento! Esqueço de tudo! Como q eu vou fazer para ter um auxílio pois não estou trabalhando e preciso de dinheiro para comprar os remédios, já fui a vários médicos e nada no momento quem está me ajudando é minha mãe...Mas gostaria de saber de alguém o que devo fazer para ter esse auxílio? Desde já agradeço quem possa me responder está pergunta agradeço do fundo do meu coração q Deus abençoe cada pessoa estiver lendo está minha pergunta....

    R

    Rafael F Solano Sábado, 11 de junho de 2016, 19h10min

    Menopausa precoce com graves perdas de memória?? Tem certeza que o diagnostico foi o mais acertado?? Quantos médicos o confirmaram???

    Enquanto nenhum médico realmente fechar um diagnostico preciso, e dele concluir que vc está REALMENTE incapaz para o trabalho, lamento, será impossível até tentar um aux doença.

    PS: Quando o problema de saude envolve falta de memória, são 2 os especialistas que devem ser procurados, o neurologista e o psiquiatra, ambos estudam o funcionamento do cérebro.