olá. quero que me ajudem. pois acabei de fazer 18 anos , estudo num colégio particular eu e meus dois irmãos, E 16 e F de 13.
meus pais são separados a 10 ANOS , Meus pai nunca pagou pensão ficou 8 anos sem dar nada e reapareceu em nossas vidas. a 2 anos, e nos colocou no colégio particular. ele ganha razoavelmente bem. ele depositava na conta da minha mãe até dezembro do ano passado. de R$1,800 a R$ 2,500 por mês. em dezembro ele depositou R$4,000, foi a ultima quantia que ele depositou. pois ele tentou reatar com minha mãe e ela não quiz. ai ele disse que a deixaria na merda. e foi o que ele fez. estamos devendo 6 meses de colégio. que as mensalidades são R$1,400 por mês. estavámos fazendo inglês e espanhol, tivemos que parar.

minha mãe tá fazendo faxina para nos sustentar. ja liguei pra ele pedindo ajuda, ele disse que é pra minha mãe se prostituir e se virar e pra mim fazer a mesma coisa. já que sou de maior. to num desespero só. vendo minha mãe sofrendo sem poder ajudar passo o dia todo no colégio, faço 3º ano do pré-vestibular e cursinho. não temos o contato dele fiquei sabendo que ele esta em RECIFE, mas não nada do trabalho ou dele.

o que posso fazer. eu queria entrar na justiça contra ele, posso fazer isso? minha mãe pode pedir pensão para meus 2 irmãos? por favor me ajudem.

Respostas

3

• 0
    D

dinahz Quarta, 27 de junho de 2012, 19h59min

Sua mãe deve procurar a defensoria pública e entrar com ação de pensão para os filhos menores. Existem faculdades de direito, que prestam serviços gratuitos a comunidade e na OAB também. Você poderá ter direito a uma ajuda para os estudos. Tente descobrir o endereço de seu pai. Quanto ao colégio, sua mãe deve explicar o que aconteceu e fazer um acordo para não pagar este ano, e no ano que vem estudem em escolas públicas. Comece a procurar um emprego. Boa Sorte.

• 0
    M

Maria Tereza Adv. Quarta, 27 de junho de 2012, 23h24min

Voces teem direito sim a pensao. Voce sera um pouco mais dificil, pois ja maior de idade e ainda nao esta na faculdade, mas tente. Mas seus irmao por serem menor com certeza conseguiram. Voce como maior de idade deve entrar com acao e sua mae entra representando seus irmaos. Como nao teem o endereco dele sera bem mais dificil e demorada a acao, deverao pedir ao advogado para que peçam ordem judicial para ser feito busca no serasa, justiça eleitoral entre outras. O colegio terao que trancar a matricula e irem para escola publica, pois ele nao é obrigado a pagar colegio particular. levem os depositos como prova que ele tem condicoes de pagar.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.

Receba os artigos do Jus no seu e-mail

Encontre um advogado na sua região