O QUE FAZER COM INQUILINO QUE DECLAROU A POSSE DO IMÓVEL

Caros colegas O inquilino ingressou no imóvel por contrato verbal, passado alguns meses não pagou mais aluguel e foi ao cartório e declarou a posse do imóvel a 10 anos por escritura pública com duas testemunhas e o despejo por falta de pagamento foi extinto mesmo depois do autor juntar o contrato de compra e venda e seu nome, posto que o juiz julgou extinto porque o autor não comprovou o dominio. È possivel entro como outro despejo, pois ele é o dono embora não esteja na posse como fazer para comprovar o dominio vale declarações dos vizinhos e de outros inquilinos? grata

Respostas

45

• Consultor !

Consultor !

Meus preclaros,

Tá tudo bem explicadinho !!!

O "proprietário" cochilou !!!

O domínio se prova por "Registro".

A defesa da posse é mais importante do que a defesa do domínio.

O "proprietário" deixou de provar a sua condição de locador, não conseguiu provar o contrato verbal. Terá de propor nova ação, mas não de despejo, essa não pode mais !!!
    Vai ser uma ação de direito real, demorada, pesada ...

Um contrato de locação, escrito, assinado, com 2 testemunhas, reconhecido firma em cartória, tudo simples, vendem-se isso até em papelaria ... possivelmente teria evitado tudo isso !!!

• Cristina SP Original - No FAKE

Cristina SP Original - No FAKE

Mesmo que a locação seja apenas verbal.
    O Locador, munido de 3 testemunhas, "mata" o "animus domini".

Uma vez provada a relação locatícia ..... se vai o pleito a posse.

• Jaime - Porto Alegre

Jaime - Porto Alegre

Está havendo confusão entre escritura de posse com escritura de compra e venda. Consultor cwb já disse tudo, o pretenso locador não provou a locação, portanto, o caminho é outro.
    Como a posse declarada é de 10 anos, se o possuidor provar os requisitos do parágrafo único do art. 1238, poderá resistir à pretenão do proprietário através da exceção de usucapião.

• hunter_32

hunter_32

amigo desculpa mas onde esta isso na lei? como pode alguem registrar a posse de um imovel sem o reconhecimento judicial? se fosse assim estariamos perdidos pois o mst mesmo ja seria dono de metade do brasil.

cumprimentos

• hunter_32

hunter_32

vamos dar um exemplo: vc me deixa morar em uma casa sua por 5 anos vc paga os impostos e etc... e depois eu vou ao cartorio com 2 testemunhas e faço tal registro que disse. dai alem da posse tenho o registro de propietario. como disse o colega vanderlei me passa o endereço deste cartorio tb pois assim é mamao com açucar.

• Jaime - Porto Alegre

Jaime - Porto Alegre

Vc está confundindo o ato de lavrar uma escritura com o registro com dessa escritura.
    Vc pode fazerf uma escritura do que quiser, porém registrá-la é outra história.