Técnico em Edificações

Olá, sou Técnico em edificações, posso assinar projetos até 80,00 m2, sem laje, entretanto, projeto residencias e edifícios com áreas bem maiores, terceirizado por engenheiros civis, ( somente projeto de arquitetura, não envolvendo estruturais, instalações...), ha alguma categoria para este tipo de serviço que eu possa identificar-me como autor do projeto? Oque posso fazer para regulamentar?

Obrigado.

Respostas

27

• Julia Mendes-SP

Procura o CREA de sua cidade, eles podem te ajudar. Até onde eu sei projetos em geral de contrução deve ser assinado pelo engenheiro em alguns casos arquiteto tb pode assinar.

boa sorte para vc

• Julia Mendes-SP

Adildo o ISS tem razão, voce pode sim até 80m, mais não pode ser conjunto resindecias, é melhor vc procurar o CREA e verificar se houve alguma mudança.

art. 1º do Decreto nº 90.922, de 1985, estabelece que os técnicos das áreas de arquitetura e de engenharia civil, na modalidade edificações, poderão projetar e dirigir edificações de até 80m² de área construída que não constituam conjuntos residenciais, bem como realizar reformas, desde que não impliquem estruturas de concreto armado ou metálica, e exercer a atividade de desenhista em sua especialidade. O parágrafo acima estabelece que os técnicos poderão projetar e executar edificações de até 80m² que não constituam conjuntos residenciais. Estabelece também que o projeto e execução total de serviços de obras de até 80m², com a única restrição de que não façam parte de conjuntos residenciais. Na seqüência, o parágrafo estabelece que os referidos técnicos poderão realizar reformas, desde que não impliquem estruturas de concreto armado ou metálica.

• Adildo