S

    Sven 181752/RJ Suspenso Segunda, 16 de julho de 2012, 14h55min

    É claro, o crime é o de falsidade ideologica e deveria denunciar.

    E

    Except Segunda, 16 de julho de 2012, 15h24min

    O crime de falsidade ideológica tem como elemento subjetivo a finalidade de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante. Ou seja, se você não pretendeu informar o CPF errado com nenhuma destas finalidade, você não cometeu este crime.

    A

    alexandre carlos Terça, 17 de julho de 2012, 8h28min

    Sim, só que teria que denunciar 10 milhões de clientes que emitem boleto com o CPF falso. Desculpe-me, mas isso é comum na Internet. Descobri que na internet tem até gerador de CPF falso.

    Para resolver o problema e não perdemos vendas estamos orientando os nossos clientes a colocarem no lugar do CPF o número do CNPJ da editora.

    Explicando: O cpf não serve para nada, apenas para protestar o título, o quê neste caso não fazemos porque o boleto é emitido e se pago mandamos a revista se não pago não mandamos. Ou seja, não há cobrança legal. Muitos informam CPFs inválidos e eu perco vendas então estou orientando para usarem o CNPJ da minha editora. Posso? O quê devo fazer? Obrigado.

    A

    alexandre carlos Terça, 17 de julho de 2012, 8h30min

    Denunciar para quem? A onde? como?

    A

    alexandre carlos Terça, 17 de julho de 2012, 8h33min

    Em tempo: No meu caso não preciso do CPF, pode ser falso, verdadeiro, qualquer um...Preciso apenas emitir o boleto, só isso? Sou o dono e emissor do boleto portanto posso orientar o cliente a informar um número que para mim só precisa ser válido e não pertencer a outra pessoa, ok?

    A

    alexandre carlos Terça, 17 de julho de 2012, 8h42min

    Explicando 2: O boleto é da minha editora.
    O cliente entra e informa CPF inválido.
    Passei a orientar o cliente para ao invés de usar um CPF falso, inválido, na emissão do meu boleto ele passa-se a ussar o CNPJ da editora que já aparece no boleto e passa a aparecer duas vezes,

    dessa forma evito que o cliente digíte CPF falso,´
    Isso é crime? Posso continuar? O quê devo fazer?

    Entendendo: O boleto é meu. Eu estou autorizando o uso do meu número de CNPJ na emissão do boleto apenas da minha editora, OK?

    Obrigado,

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 17 de julho de 2012, 12h02min

    Except, uma pessoa usa CPF falsa para 1 de 2 motivos:
    1) não sujar o próprio nome
    2) comprar a prazo enquanto o nome está suja

    Me parece que em ambos os casos há incidência do dolo especial.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 17 de julho de 2012, 12h09min

    Alexandre:

    Não entendi, voce vende produtos e emite boleto, dizendo para seu cliente que inserem seu cnpj no boleto? E se eles não pagam? Faça o que?

    E

    Except Terça, 17 de julho de 2012, 13h41min

    Ele somente envia o produto com a confirmação do pagamento.
    Ele informou ser o dono da empresa e responsável pela emissão do boleto.
    Ele perguntou se poderia ser utilizado para emissão de boletos.
    Não vejo prejuizo algum.
    Diferentemente se o sujeito utilizasse o CPF falso para emissão de uma nota promissória.

    A

    alexandre carlos Quarta, 18 de julho de 2012, 14h07min

    Não entrego a revista. Somente isso. E aqui está o problema. O banco não considera isso, ou seja, o CPF serve para protestar o cliente. Mas e se não vou protestar. Como fica?. O banco não quer saber só autoriza a imissão de boletos com o CPF. Veja, na Internet, hoje, ninguém confia em ninguém, certo? Ai a coisa não funciona. Tenho que solicitar ao cliente que peça pelo correio, assim eu mando um boleto emitido pelo banco e preenchido por minha editora e sem o CPF, coisa que poderia ser feita pela Internet. Bastaria o banco considerar: boleto com ou sem CPF. Para piorar a estória fica "todo mundo" falsificando CPF na Internet.

    Em tempo: Boleto pela Internet é obrigatório ter CPF, caso alguem não saiba.

    Obrigado, a todos e um grande abraço