Ola boa tarde Gostaria de saber se tem jeito de trocar o nome do meu filho ele completa um ano em setembro e esta todo errado....o nome dele e Gusttavo Doretto Barbosa ninguém escreve o nome dele correto sempre escrevem com um T so e outra coisa Barbosa é o meu sobrenome e ficou por ultimo como eu pretendo ter mais filhos tenho muito medo que eles fiquem com nome diferente....e outra coisa quando o pai foi registrar ele eu não estava presente ele foi sozinho e nem sou casada com ele

Respostas

    B

    Bruno MG Segunda, 30 de julho de 2012, 14h06min

    Acredito que não tenha êxito na ação de retificação de registro tendo em vista que o nome não está maculado com erros ortográficos ou exponham a pessoa ao ridículo. A questão de Barbosa ficar por último é apenas mero capricho. De qualquer forma não custa tentar. Procure um advogado e ingresse com a ação de retificação de registro. Boa sorte.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 30 de julho de 2012, 14h22min

    JESSICA

    Se o sobrenome paterno é com TT o dos descendentes também será, não sendo possível excluir um T. Se pretende que o sobrenome paterno fique por último, será necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado.

    ?

    Jessica Barbosa Segunda, 30 de julho de 2012, 14h33min

    Ola Dr Herbert C. Turbuk no caso não é o os 2 T do sobrenome e sim do primeiro nome Gusttavo....meu namorado podia ter registrado nosso filho sem eu estar presente?

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 30 de julho de 2012, 14h39min

    JESSICA

    Somente agora reparei nos dois T do prenome Gusttavo. Portanto, sendo com um T a forma correta de grafia do prenome Gustavo é possível a referida ação para excluir um T. Não sendo casados, o pai somente poderia ter registrado sob inúmeras restrições e de forma excepcional. Mas o fato é que já está registrado, e isto não pode retroagir para excluir a paternidade, somente as correções que você mencionou.

    ?

    Jessica Barbosa Segunda, 30 de julho de 2012, 14h43min

    E agora Dr Herbert C. Turbuk o que devo fazer pra corrigir o prenome e colocar o sobrenome na ordem correta? demora muito pra corrigir isso?

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 30 de julho de 2012, 14h49min

    JESSICA

    Deve contratar um advogado cível e ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL. Pelo forum da minha cidade o processo demoraria 4 meses, pelo forum da capital 8 meses, tudo depende da demanda de processos da comarca. Lembrando não é certo que o juiz julgará procedente os dois pedidos, ou seja, dependerá do juiz, do promotor, dos documentos, das provas.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 01 de agosto de 2012, 9h08min

    JESSICA

    Deve contratar um advogado cível e ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL. Pelo forum da minha cidade o processo demoraria 4 meses, pelo forum da capital 8 meses, tudo depende da demanda de processos da comarca. Lembrando não é certo que o juiz julgará procedente os dois pedidos, ou seja, dependerá do juiz, do promotor, dos documentos, das provas.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 23 de agosto de 2012, 17h49min

    MAURINA

    PERGUNTA:
    Ola meu nome é Maurina, porem fui criada como Marina. Na infancia no colegio sentia uma vergonha quando a professora fazia chamada e até hoje não me acostumo com este nome, até adiei o sonho de casar na igreja pela vergonha de ouvir em alto e bom som "Maurina'' rsrs sei que em vista de outros nomes este é até que razoavel, mas gostaria de saber qual os procedimentos para a retirada da letra ''u''. Desde ja agradeço a atenção!

    RESPOSTA:
    Sendo seu prenome MAURINA certamente conseguirá a substituição por outro, tendo em vista ser o constrangimento até PRESUMIDO, o que torna até dispensável prova testemunhal, por motivo óbvio. Portanto, através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado, em torno de 5 meses já terá um novo PRENOME, que poderá ser MARINA, mediante a exclusão do "U".

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 06 de setembro de 2012, 8h03min

    GLEIDSI LAYVILA

    Olá, me chamo Gleidsi Layvila Souza e Silva Faverão. Norme enorme, certo? Mas ainda não é este o problema. Layvila não é sobrenome, portanto meu nome é Gleidsi Layvila mesmo!! A minha conta de telefone esta cadastrada no nome de "Gleidicy Laysla Souza e Silva Faveron"... GLEIDICY LAYSLA! Cadastros por telefone são um martírio pra mim, soletro várias vezes meu nome, e como podem ver, no caso da conta de telefone não resolveu muita coisa. No meu emprego, todas as notas referentes a mim vêm com o nome de "CLEIDY". Raramente alguém consegue escrever meu nome, e pronunciar exige um pouco de treino e explicação da minha parte. Quando vou a uma consulta médica, ou em qualquer outra situação que precisem anunciar meu nome, eu logo percebo que sou eu, antes da pessoa abrir a boca, porque é sempre assim: olham o nome, fazem uma pausa, entortam a cabeça e aí pausadamente tentam reproduzir o que parece estar escrito alí. Raramente acertam. Na faculdade também acontece isso com relação aos professores. E já ouvi coisa do tipo: "onde é que sua mãe estava com a cabeça pra colocar esse nome em você, tadinha...". Já fui chamada de "geicy", "guludicy", cada coisa estranha que sai... Sem contar a versão sarcástica: "greicy kelly". Isto me encomoda muito, e pensar que podia ter mudado meu nome quando fiz 18 anos, me deixa mais decepcionada ainda, porque desconhecia a lei e perdi a chance! Diante destas declarações lhes pergunto, tenho chances de conseguir a mudança do meu nome? Poderei escolher um nome comum que me deixe feliz, é livre esta escolha no meu caso?

    RESPOSTA:
    Sendo seu prenome GLEIDSI LAYVILA certamente conseguirá a substituição por outro, tendo em vista ser o constrangimento até presumido, o que torna até dispensável prova testemunhal, por motivo óbvio. Portanto, através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado experiente em registros públicos, em torno de 5 meses já terá um novo prenome.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    K

    Karina Rabelo Terça, 11 de junho de 2013, 15h28min

    Ola,

    Na 1° via da certidão de nascimento do meu namorado esta escrito WOSHINGTON (ele tirou todos os documentos com essa grafia).Porem pedimos uma 2° via da certidão de nascimento e está escrito WASHINGTON, liguei no cartorio e descobri que no livro de registro esta WASHINGTON e na certidão original esta WOSHINGTON.Como fazemos para arrumar isso, foi um erro do cartório para emitir a 1° via.Precisaremos de advogado?Quanto custa?

    Obrigada.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 11 de junho de 2013, 15h57min

    KARINA

    Neste caso foi um erro de digitação na 1a. via da certidão de nascimento, afinal no assentamento (livro A) está com a grafia correta. Desta forma, com a 2a. via da certidão de nascimento ele pode modificar todos seus documentos pessoais (RG, CPF, PIC, CNH ETC) sem necessidade de advogado ou ingressar na justiça.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    K

    Karina Rabelo Terça, 11 de junho de 2013, 17h04min

    Mas não tem como entrar com uma solicitação para mudar o livro?Porque são 28 anos escrevendo de um jeito e agora tem que mudar...Se ele for tirar a 2° via de todos os documentos terá que pagar por todos...

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 11 de junho de 2013, 18h04min

    KARINA

    Neste caso não porque o nome que consta no registro civil tem a grafia correta WASHINGTON. O juiz não poderá atuar para tornar um nome de grafia correta WASHINGTON em grafia incorreta WOSHINGTON. A correção dos documentos (RG, CPF, CNH, ETC) custará 20 vezes menos do que a ação judicial.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    D

    Daniela De Lima Silva Terça, 06 de agosto de 2013, 13h33min

    Herbert, boa tarde.
    Meu marido registrou nosso filho com o meu sobrenome e o dele, sendo ambos Silva. Ficando Davi
    Lucas Silva Silva, gostaria de saber se tem como acrescentar um e para ficar Silva e Silva.
    Obrigada,
    Daniela

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Terça, 06 de agosto de 2013, 13h36min

    DANIELA

    É possível incluir a partícula de conjunção "E" entre os dois SILVA, como também é possível você substituir um dos SILVA por um ou mais sobrenomes dos avós de seu filho.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    D

    Daniela De Lima Silva Terça, 06 de agosto de 2013, 18h44min

    Herbert, boa noite.
    Como seria a forma? Direto no cartório ou via judicial? Qual seria o apoio legal?
    Obrigada,
    Daniela

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 06 de agosto de 2013, 18h59min

    DANIELA

    É possível incluir a partícula de conjunção "E" entre os dois SILVA, como também é possível você substituir um dos SILVA por um ou mais sobrenomes dos avós de seu filho. E qualquer uma destas duas opções será necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado. Processo simples, rápido, barato.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 10 de agosto de 2013, 18h54min

    DANIELA

    É possível incluir a partícula de conjunção "E" entre os dois SILVA, como também é possível você substituir um dos SILVA por um sobrenome dos avós. Qualquer uma destas duas opções será necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    B

    barbara crisitna h Quinta, 10 de outubro de 2013, 9h45min

    minha filha se chama hagata do nascimento de assis quero saber como posso trocar a letra h de posicao pois esta escrito errado quero q fique asim agatha nascimento de assis ?sera q consigo