PENSAO VITALICIA DO EX. MARIDO TENHO DIREITO A ME APOSENTAR SEM PERDER MINHA PENSAO VITALICIA?

SIRLEI DO CARMO perguntou Terça, 28 de agosto de 2012, 13h38min

BEM , MINHA IRMA SE SEPAROU JÁ FAZ 15 ANOS E NA SEPARAÇÃO DELA MEU CUNHADO LHE DEU PARTE DE SUA APOSENTADORIA COMO VITALICIA ENTÃO ELA PASSOU A RECEBER A PENSÃO VITALICIA DELE , SÓ QUE AGORA ELA ESTA COM 63 ANOS E QUER SE APOSENTAR PELA IDADE E TEM 22 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO AO INSS , ELA QUER SABER SE ELA ENTRAR COM ESSE RECURSO ELA NÃO VAI PERDER A PENSÃO QUE GANHA DO EX. MARIDO , PQ PELO SEU TEMPO DE SERVIÇO ELA GANHARIA UMA SALARIO MINIMO , E A PENSÃO QUE ELA RECEBE É BEM MAIOR , ENTÃO PRECISA TER CERTEZA DE QUE NÃO VAI PERDER O BENEFICIO SE PEDIR SUA PRÓPRIA APOSENTADORIA ..SE TEM ALGUM PROBLEMA PQ ELA RECEBE A PENSAO DA APOSENTARIA DELE FOI DIVIDO ENTRE OS DOIS . NAO SEI SE TEM PROBLEMA ISSO COMO ACUMULO DE BENEFICIOS POR FAVOR QUEM SOUBER EU AGRADEÇO. SIRLEI

Respostas

19

• Luiz Carlos Bressam

Se no acordo firmado a 15 anos atrás não havia nenhuma cláusula sobre um possível impedimento do pagamento vitalício pelo seu cunhado, não vejo porque ela não requerer a tão sonhada aposentadoria a qual iria se somar a este pagamento!!!

• Cristina SP.

Pela atual Legislação Previdenciária não é possível a cumulação de benefícios, ela deverá optar pelo que melhor lhe atender.

Vide site da Previdência.

www.previdencia.gov.br

• Joao Celso Neto/Brasíla-DF

o mal de quem faz uma consulta é receber opiniões tão contrárias. Em qual acreditar?
    E a mulher sequer falou que é do INSS que recebe. Parece ser algo resultante de separação em Vara de Família.
    Enfim....

• Luiz Carlos Bressam

Certa está a Cristina... Eu explanei a minha opinião referente ao acordo e se este rendimento não vem do INSS, e não tendo cláusulas impeditivas no mesmo, a aposentadoria é um direito. Seria o mesmo que dizer que a solicitante da aposentadoria possue imóveis dos quais recebe alugueres... Nada impede ela de se aposentar e continuar recebendo os alugueres!!!!

• Joao Celso Neto/Brasíla-DF

já eu entendo que uma pensão alimentícia resultante de uma separação judicial, AINDA QUE SEJA DEPOSITADA pela fonte pagadora INSS, pode ser recebida com o benefício previdenciário da aposentadoria, fruto de uma contribuição previdenciária.

Sub censura.

• Luiz Carlos Bressam

Sem os devidos esclarecimentos da consulente fica dífícil responder com exatidão, pois levantou-se dúvidas... Pensão vitalícia pelo INSS se dá ao conjuge casado apos morte de um dos pares. Pensão vitalícia fruto de um acordo dos divorciandos pago diretamento pelo INSS, eu nunca ví....

• SIRLEI DO CARMO

Olá , desculpem nao esclarecer , O meu cunhado é aposentado pelo INSS e dividiu a aposentadoria dele com ela 50% para ela , é uma pensao vitalicia , ela abriu uma conta e passou o numero para o INSS e o pagamento é depositado pelo proprio INSS . Eles depositam o aposentadoria dele em duas contas . Obrigada a todos que opinaram aqui , muito obrigada mesmo !

• Pati Melo

Amiga, é o seguinte:
    Sua irmã recebe apenas uma pensão alimentícia, o INSS é apenas o órgão empregador do ex-esposo de sua irmã. Ela pode sim pleitear uma aposentadoria por idade, aliás ela já estar perdendo tempo, pois ela já possui os dois requisitos da aposentadoria por idade - idade, pois no caso de sua irmã, a idade é 60 anos e a carência mínima (22 anos de contribuição)
    Não há perigo dela perder a pensão.
    Existe mais um detalhe, apesar de estar legalmente separada, no caso de óbito do seu ex-esposo ela terá direito em toda aposentadoria do falecido, ou seja, o 100%, mas isso não vem ao caso, não desejemos que o pobre seguro faleça.
    Diga sua que agende o quanto anos na previdência social.
    Boa Sorte!

• SIRLEI DO CARMO

Primeiramente obrigada pelos esclarecimentos , e tem mais ela esta com medo pq o ex. Marido esta para se casar novamente e ela tem medo da outra cortar seu beneficio concedido por ele mesmo , será possível isso ?? Ele se casando com outra a pensão continuara a ser divida ou ela perdera tudo ? Tenho medo pq ela depende dessa pensão , para pagar aluguel e alimentar-se pois se ela se aposentar o salário dela será de 622,00 e oque ela ganha dele é de 920,00 e que mal da para pagar um aluguel de 450,00 e alimentos pq tem meu sobrinho de 16 anos e adotou um que ja esta de 13 anos , é por este motivo que ela esta nervosa . Obrigada a todos pela ajuda a entender a justiça .