São dois irmãos que receberam uma casa de herança dos pais...

Um dos irmãos, decidiu vender ao outro metade de sua casa a um preço X. Com contrato de gaveta (firma reconhecida em cartório por veracidade)... Pois a casa ainda estava no nome do pai.... Ambos os pais falecidos...

O outro irmão, aceitou a proposta e parcelou o montante e realiza o pagamento mensalmente, em depósitos bancários, já há algum tempo.

O irmão que vendeu sua parte, ficou sabendo que o irmão que comprou, vai vender a casa por um preço 5 vezes a mais do que foi estipulado no acordo de ambos...

Esse irmão que vendeu sua parte, pode pleitear ao irmão que está vendendo a casa por muito mais, a sua parte por igual? Ou o contrato vai impedir que ele faça isso?

Observação 1: O irmão que comprou a parte, sugeriu ao irmão que vendeu, que não abrissem inventário, pois economizariam em custas judiciais...

Observação 2: Existe um documento de um juiz, dando a posse da casa aos dois irmãos. Trâmite de um processo de usucapião, já julgado e concedido.

Observação 3: O irmão que comprou a parte da casa, não passou nenhuma cópia dos documentos pro irmão que vendeu...

Agradeço a atenção e espero a consideração de todos...

Respostas

    ?

    Esperançosa Quarta, 12 de setembro de 2012, 8h56min

    Ainda no aguardo.

    ?

    Esperançosa Quarta, 12 de setembro de 2012, 10h13min

    Ainda no Aguardo. Obrigada!

    ?

    Esperançosa Quinta, 13 de setembro de 2012, 9h48min

    Por favor.... Preciso de uma ajuda em relação à essa dúvida.. Ainda no aguardo.

    M

    MMD Segunda, 24 de novembro de 2014, 16h41min

    Não sei se ainda será útil, mas seria possível falar em ação de usucapião, tendo em vista que o irmão vendeu ao outro por contrato de gaveta. No caso, esse contrato serviria como justo título para diminuir o tempo da posse. Espero ter ajudado