VENDI O VEICULO E O COMPRADOR NÃO TRANSFERIU O DOCUMENTO

Olá boa tarde,

Preciso de uma ajuda urgente, em 2004 vendi um veiculo que já estava totalmente quitado, o comprador fez um financiamento e na epoca assinei o documento e entreguei a ele, o problema é que ele não transferiu para seu nome, e esta semana fui supreendida por um oficial da justiça com um mandado de penhora de bens porque consta uma divida enorme em meu nome referente ao IPVA, liguei na financeira e me informaram que foi solicitado o GRAVAME para a transferência mas que foi cancelado 4 anos depois, não sei o que fazer entrei em contato com o comprador e ele não esta com o veiculo, não sabe onde esta e não sabe do documento pois o financiamento foi feito em seu nome mas o veiculo foi para o seu cunhado o qual ele não tem mais contato, o financiamento esta quitado e na financeira me informaram que o veiculo deveria estar no nome do comprador alienado a ela e não soube explicar o porque não esta, por favor me ajudem, o que devo fazer como provar que esta divida não é minha.

Desde de já agradeço.

Respostas

16

• SISI13

SISI13

Vendi meu carro e assinei o recibo de compra e venda,e registrei em cartorio, isso já faz uns 5 anos e descobri que ele ainda não transferiu para o nome dele. Ele abandonou o carro e o mesmo foi para o pátio e estão me cobrando. Como fao para me livrar dessa dívida?

• Julia Mendes-SP

Julia Mendes-SP

Para provar que o veículo foi vendido vocês podem ir até o cartorio de notas onde foi reconhecido firma por autenticidade do documento de transferência(DUT) e pedir uma cópia autenticada.

• P.Sil

P.Sil

Bom dia, Julia

Não me lembro de ter reconhecido firma da assinatura vou verificar no cartorio onde tenho firma aberta, mas e se por acaso não foi como devo proceder.

• Julia Mendes-SP

Julia Mendes-SP

1. Sil

Se vc não reconheceu firma do DUT para vender, o carro é seu, o DUT(documento de transferência) preenchido com assinatura do comprador e vendedor é a prova que o carro não é seu. Veja se vc tem alguma cópia do DUT e dos documento do comprador.
      Mesmo assim vc deve procurar um advogado de sua confiança para fazer sua defesa.
  • P.Sil

P.Sil

Julia,

Não localizei nada no cartório, o estranho é que na financeira consta que o veiculo esta em nome do comprador mas no Detran no meu, solicitei a financeira a cópia do DUT me disseram que a financeira guarda junto com o contrato, pois não consegui localizar, de qualquer forma eu agradeço sua atenção.

• Julia Mendes-SP

Julia Mendes-SP

1. Sil
      Pelo menos uma esperança para vc, então se consta o nome do comprador o DUT foi preenchido e assinado, mais o comprador não foi no DETRAN fazer a transferência, por isso ainda está no seu nome, mais pelo menos um luz para vc, se a financeira encontrar o DUT, vc consegue provar a venda. Vc deveria ter ficado com uma copia autenticada do DUT, era só vc ir ao detran e apresentar, mais sem esse documento não é possível. Mais já existe um processo na justiça não é bom deixar de fazer sua defesa, vc pode ser prejudicado ainda mais, a justiça pode bloquear contas bancarias sua, ou algum outro bem em seu nome.
  • P.Sil

P.Sil

Julia,

Eu diria que esta luz é um trem pronto para me atrolepar, a financeira não encontrou o DUT, vão enviar uma cópia do contrato do financiamento que consta o nome do comprador, data e dados do veiculo será que isto ajuda em alguma coisa.

• Cleydson Marques

Cleydson Marques

POR FAVOR ALGUÉM E AJUDE , vendi uma moto em dezembro de 2010, era uma sexta feira e assinamos o dut, tirei cópia e tudo, o cara se comprometeu de transferila na segunda, eu desde entao fiquei tranquilo, a moto esta em nome de um amigo meu, não fiz o aviso de venda, pois infelizmente eu nem sabia que tinha que fazer, resumindo; o cara desde 2010 não paga ipva , a dívida esta no nome do meu amigo, eu tenho a cópia autenticada da venda na época ( dezembro de 2010) o nome dele esta na divida ativa, e estou desesperado, e gostaria de saber se tem como eu entrar na justiça para provar que desde 2010 a moto foi vendida a outra pessoa, e que essa agiu de má fé, e nao transferiu o veiculo, ou terei que pagar ua divida que não é minha?

• Julia Mendes-SP

Julia Mendes-SP

P.sil
    vai ajuda sim, é uma prova que vc vendeu, mais essa prova vai ser útil para o processo, agora para o DETRAN é bom vc verificar se aceita sem o DUT.

• Julia Mendes-SP

Julia Mendes-SP

Claydson,

Conforme disposto no Artigo 134 do CTB, no caso de transferência de propriedade, o proprietário antigo deverá encaminhar ao órgão executivo de trânsito do Estado, dentro de um prazo de trinta dias, cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação.

Quando o vendedor vai até o DETRAN comunicar a venda depois dos trinta dias, o detran apenas bloqueia o veiculo para licenciamento e com isso obriga o comprador fazer a transferencia para conseguir fazer o licenciamento e ainda o comprador é multado e ganha de brinde os pontos na habilitação.

Seu amigo deve ir até o detran apresentar a copia do DUT, para o bloqueio do veículo, ele também pode procurar a justiça para que o comprador pague as dívidas do veículo após a compra, vc tem as provas é só procurar um advogado.