Alguém teria uma sugestão sobre qual CBO usar para Monitor de Alunos que trabalhe em uma entidade beneficente de assistência social (ONG), mas que não é púllica e sim privada?

Até encontrei este:

3341 :: Inspetores de alunos e afins

Títulos

3341-05 - Inspetor de alunos de escola privada

3341-10 - Inspetor de alunos de escola pública

Agente de organização escolar, Agente educador, Auxiliar técnico de educação, Bedel, Inspetor de alunos, Inspetor de disciplina, Monitor de alunos

3341-15 - Monitor de transporte escolar

Descrição Sumária

Cuidam da segurança do aluno nas dependências e proximidades da escola e durante o transporte escolar. Inspecionam o comportamento dos alunos no ambiente escolar e durante o transporte escolar. Orientam alunos sobre regras e procedimentos, regimento escolar, cumprimento de horários; ouvem reclamações e analisam fatos. Prestam apoio às atividades acadêmicas; controlam as atividades livres dos alunos, orientando entrada e saída de alunos, fiscalizando espaços de recreação, definindo limites nas atividades livres. Organizam ambiente escolar e providenciam manutenção predial.

Até tem um Inspetor de alunos de escola privada, conforme acima, mas não sei se seria examente isso. Na verdade a função que os monitores de alunos exercem nessa ONG ( repetindo, que, apesar de não cobrar nada dos assistidos não é uma entidade pública e sim privada), é tomar conta dos alunos e ensinar algumas rotinas como capinar, varrer, culinária para as meninas e outros trabalhos manuais. Há funcionários com 2º grau, com 1º e até mesmo com apenas a 4ª série do ensino fundamental.

Enfim, tá difícil encontrar uma CBO que se encaixe na função. Os responsáveis pela ONG mandam registra como Monitor de Alunos, mas, como dito, encontrar uma CBO fica meio complicado.

Se alguém puder ajudar, fico grato.

Respostas

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Quinta, 25 de outubro de 2012, 4h03min

    Welison, por simples exclusão só sobra

    3341 :: Inspetores de alunos e afins

    Os demais tem algo a mais que os distingue. Vc não acha??

    W

    Wellison Quarta, 31 de outubro de 2012, 8h34min

    Sim Insula, concordo.

    Só que no caso de Inspetor de alunos de escola privada (como dito, no caso em questão, trata-se de uma ONG, não pública) requer escolaridade de nível médio, conforme abaixo:

    FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA
    O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental (inspetor de alunos de escola
    pública) e ensino médio (inspetor de alunos de escola privada). O inspetor de alunos
    de escola pública é recrutado por meio de concurso público.

    No caso, os monitores, dessa entidade que falo, possuem diversos graus de escolaridade: uns com 2º grau completo, outros apenas com o 1º, e têm até aqueles que possuem apenas a 4ª série do ensino fundamental.

    Até tinha pensado num outro:

    3322-05 Professor prático no ensino profissionalizante - Instrutor no ensino
    profissionalizante.

    DESCRIÇÃO SUMÁRIA
    Ministram aulas e ensinam práticas profisssionais em entidades de ensino profissionalizante;
    esclarecem dúvidas de alunos; pesquisam e estudam produtos, técnicas de
    produção e técnicas artesanais e artísticas para preparação de aulas e desenvolvimento
    de cursos orientados para a comunidade. Acolhem e orientam alunos sobre postura
    profissional, ética, cidadania e meio ambiente. Avaliam o desempenho dos alunos. Organizam
    o ambiente de trabalho e executam atividades administrativas.

    FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA
    Essa ocupação requer o ensino fundamental completo. Vários docentes de cursos profissionalizantes
    são “leigos” do ponto de vista da disciplina específica que lecionam,
    tornando-se professores devido à sua experiência no exercício profissional e a diversos
    cursos profissionalizantes que fizeram, inclusive o de preparação didático-pedagógica.
    O exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiência. Algumas
    entidades de ensino tendem a contratar professores com maior nível de escolaridade,
    para atender aos novos requisitos legais do mec.

    CONDIÇÕES GERAIS DE EXERCÍCIO
    Atuam na área de ensino profissionalizante, organizando-se de forma individual ou em
    equipe. Alguns profissionais de entidades sociais desenvolvem atividades pedagógicas
    e extra-curriculares com os alunos, onde a atuação do professor na comunidade é importante,
    ressaltando o papel do professor como agente social. São empregados com
    carteira assinada ou autônomos, podendo trabalhar com supervisão permanente ou
    ocasional. Trabalham em ambientes fechados ou a céu aberto, em horário diurno ou
    noturno. Podem ser expostos a materiais tóxicos e a ruído intenso.

    Enfim, fica difícil escolher o "menos errado". O que você acha?

    W

    Wellison Segunda, 05 de novembro de 2012, 10h17min

    Alguém saberia alguma CBO para o Cargo Monitor de Alunos, sendo que este futuro empregado tem apenas o 1º grau e trabalhará numa ONG privada?

    W

    Wellison Terça, 13 de novembro de 2012, 8h55min

    Será que é errado eu colocar para esses Monitores de ONG Privada a CBO de Alunos de Escola Pública (3341-10)?

    O grande problema é que os Monitores contratos pela ONG não possuem o 2º grau completo (exigência feita pela CBO 3341-05 - Inspetor de alunos de escola privada). Já para a CBO 3341-10 - Inspetor de alunos de escola pública - não há a exigência do ensino médio completo.