Tenho direito a devolução do valor da entrada que efetuei?

Comprei um imóvel na planta, tentando utilizar o incentivo da Caixa (minha casa Minha vida). No fechamento do negócio fui obrigado a contratar os serviços de uma empresa de consultoria (RCI) que intermedia os negócios com a Caixa. Paguei todo aquele dinheiro da entrada que se paga as construtoras, nesse caso a (ALTANA), aproximadamente R$ 12.000,00 e continuei pagando um boleto mensal de R$ 120,00 que seria incorporado as prestações assim que o contrato fosse assinado. Porém o período para que o crédito fosse liberado a construtora se expirou devido a Caixa ter descoberto que tenho um pequeno imóvel de 100m onde resido. Fui notificado pela empresa (RCI), que me pediu a escritura original do imóvel citado, alegando que a Caixa estava exigindo, a qual forneci prontamente. Passaram-se alguns dias e procurei a empresa RCI a qual me informou que tudo estava sem problemas e que a Caixa iria sim liberar o financiamento, que até a presente data não saiu. Após o período para que o crédito fosse realizado ter se extinguindo, a construtora deixou de me enviar aquele boleto que me enviava mensalmente e me enviou um com o valor total do pretendido imóvel, já com o valor corrigido e prazo para quitar, sendo que não quitei, e este mês já me enviaram outro boleto com valor maior ainda e reafirmando a perda caso eu não quite no prazo estipulado. Perguntei a RCI COMO ESTÁ AS CONDIÇÕES DO FINANCIAMENTO, me informam que a demora foi devido mudança de sistemas na Caixa Com isso eu estou perdendo com o valor do imóvel sendo ajustado todo mês pela construtora, sendo que eu não tenho culpa pelo atraso após a entrega dos documentos que a Caxa me pediu. Acho até que estou sendo enrolado pelo pessoal todo aí. Diante de tudo isso, gostaria de saber se tenho direito à devolução do dinheiro que paguei referente a ENTRADA que parcelei em vários cheques, dinheiro de meu décimo terceiro e outras economias, por favor me respondam, ficarei muito grato, Obrigado.

Respostas

2

• Herbert C. Turbuk . Adv/SP

Herbert C. Turbuk . Adv/SP

NASCIMENTO

É uma situação corriqueira, certamente terá direito ao reembolso de 90% do que pagou, acrescidos de juros e correção monetária. Mas deverá ajuizar a ação necessária para tal finalidade. Receberá independentemente se foi você ou não que deu causa ao fim da relação contratual.

HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.

LIVRARIA JUS NAVIGANDI