Boa noite, estou pesquisando no fórum algum tópico sobre a caixa econômica e não achei! Eu queria saber se as ações revisionais de contratos de veículos são diferentes da de financiamento habitacional da caixa. No contrato habitacional existem uns valores que já quebrei a cabeça e não consegui entender. o Valor da dívida é de R$ 60.000, mas consta como valor de garantia R$ 79.000 e valor de operação R$ 80.000. Diz que foi feito pelo sistema de amortização, sendo que o prazo em meses de construção é de 03 e o de amortização 300. Isso é legal?

a taxa anual de juros é de: nominal 4,5 e efetiva 4,59. é legal?

encargo inicial é a prestação (a + j) não sei oq significa a letra "a" R$ 431,73, dai tem o FGHAB de R$ 9,23, somando o total de R$ 440, 96. Esse seguro (FGHAB) é legal? pois é incluso em todas as parcelas.

Na tabela de evolução das prestações diz q o custo efetivo é de 5,37. Q o financiamento foi de R$ 60.951,38, Subsídio Complementar de R$ 3.817,00 com o total de R$ 64, 768,38.

Despesas pagas pelo cliente: Seguro à vista R$ 9,24, taxa de acompanhamento da Operação de R$ 1.828,54. Total de R$ 1.837, 78. Eu devo realmente pagar as duas taxas, sendo q o seguro é cobrado em todas as prestações?

percebi q a tabela é progressiva, minhas prestações vão abaixando, porém. o seguro vai aumentando. e Consta que minha primeira parcela era de R$ 440, 96, mas paguei R$ 800,00 a caixa me informou que foi incluso algumas despesas iniciais. Minha renda é de apenas R$ 2.200,00.

Se puderem me ajudar a entender e saber se tem informações ilegais procurarei um profissional que me ajude.

Respostas

    ?

    T@ti Sábado, 03 de novembro de 2012, 0h41min

    Bom eu acho q ninguém nunca fez ou viu esses novos contratos habitacionais da caixa né

    Nelson Lima

    Nelson Lima Quarta, 21 de janeiro de 2015, 9h23min

    Quanto a sua prestação é fácil: 60.951,38 : 300 (sua dívida dividida em 300 meses) + 60.951,38 x 0,00375 (taxa de juros anuais de 4,5%dividido por 12 meses:4,5/12=0,375%) + 9,23 (FGHAB. Esse "seguro" foi estipulado pelo governo para que o comprador tenha a preservação do bem em caso de: morte, invalidez permanente, perda total (desemprego) ou parcial de renda (queda no salário)). A expressão (A+J) refere-se a amortização (203,17) + juros (228,56) = 431,73. Some a este valor 9,23 do fghab e obterá 440,96.A má notícia é que isto é uma expectativa. Lembre-se que o seu financiamento é 4,5% a.a. + TR.

    Cintia Marques

    Cintia Marques Segunda, 02 de março de 2015, 11h23min

    Esse seguro é obrigatório, ou poso ir na caixa econômica cancelar?

    V

    Vinicius Cesar Dias Quinta, 19 de janeiro de 2017, 11h53min

    Considerando que estamos falando do sistema SAC:
    Os contratos da CAIXA geralmente são de adesão, ou seja, é padrão para todos e lá esta incluso o FGHAB.
    O valor da prestação que você paga é:
    prestação = amortização sob o saldo devedor corrigido pela TR + Juros mensais sob saldo devedor corrigido pela TR + Seguro + Taxa Adm.
    O novo saldo devedor será o saldo devedor antigo corrigido pela TR - amortização.

    O saldo devedor SEMPRE deverá diminuir a cada prestação porque se ele se manter ou subir, teoricamente você nunca vai pagar a dívida.

    V

    Vinicius Cesar Dias Quinta, 19 de janeiro de 2017, 11h55min

    Correção
    amortização = valor financiado / prazo (em meses)
    É constante no sistema SAC

    Leandro Garcia Freitas

    Leandro Garcia Freitas 314011/SP Segunda, 20 de março de 2017, 21h58min

    Boa noite. Solicite uma prévia grátis para verificar o valor real do saldo devedor.

    http://leandrofreitaspco.wixsite.com/pericia-contabil/previa-gratis