Mudança de endereço de menor com pais separados

Boa noite,

Tenho um filho de 9 anos e tenho a guarda dele, estarei viajando para outro estado e gostaria de saber como deve ser realizado o procedimento de comunicação ao pai, para não ter problemas judiciais, considerando os seguintes fatos.

1. Estarei viajando antes do término das aulas escolares do menor, então ele viajará logo que concluir o ano letivo, e durante este período ele vai se manter no mesmo endereço que eu morava sob a responsabilidade de minha mãe. É necessário uma autorização para a avó ficar com ele durante este período?

2. Qual a maneira correta, perante a justiça de avisar ao pai desta mudança?

3. Existe um processo de execução de pensão alimenticia, devido o pai, não realizar o pagamento, aberto há mais de 2 anos, porém sou assistida por advogados que prestam serviço a comunidade e não consigo esclarecer dúvidas como esta com urgência. Tem algo que tenho que fazer antes de viajar para manter o processo em outro estado?

Respostas

26

• Maria Tereza Adv.

Maria Tereza Adv.

1. Estarei viajando antes do término das aulas escolares do menor, então ele viajará logo que concluir o ano letivo, e durante este período ele vai se manter no mesmo endereço que eu morava sob a responsabilidade de minha mãe. É necessário uma autorização para a avó ficar com ele durante este período?
      Em um primeiro momento nao, mas como quem detem a guarda judicial, no caso voce, nao estara execercendo a mesma, o pai pode pegar a criança e requerer a reversao da mesma.

2. Qual a maneira correta, perante a justiça de avisar ao pai desta mudança?
      A algum tempo atras, bastava comunicar o mesmo, hoje em dia voce precisa de uma autorizacao escrita do mesmo ou na falta dessa de um juiz.