Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

  1. rogerio
    27/11/2012 14:45

    Ola pessoal seguinte , este ano fui aposentado por invalidez codigo 32 da aposentadoria , depois de 13 anos de licença medica ... eu liguei na minha empresa pra informar pra poder desfazer o vinculo e eles disseram que as aposentadorias de hoje realmente precisa fazer essa tal pericia de 2 anos , isso realmente procede , alguem sabe algo sobre isso , porque o perito aposentou então ? porque nao deu 2 anos de licença , estranho isso .. quer dizer estou aposentado e nao estou ao mesmo tempo , se alguem puder me ajudar ficaria muito grato
  2. Insula fênix
    27/11/2012 14:49

    Usuário suspenso

    NA verdade independe da perícia de 2 anos, principalmente porque nem sempre eles convocam com 2 anos para a perícia.

    A aposentadoria por invalidez não é mais definitiva, não importa o tempo que ela dure, e enquanto ela durar o contrato fica suspenso, não podendo ser rescindido.

    Vc está em aposentadoria temporária, é como se fosse uma longa licença previdenciária.
  3. rogerio
    27/11/2012 15:20

    estou entendendo obrigado pela orientação , mais me diz como fica o contrato com a empresa , a empresa continua pagando o inss normal ? e se continuar pagando o inss nao pode cancelar minha aposentadoria? e o plano de saude da empresa ? bom o rh da minha empresa disse que fica tudo como esta é meio confuso ne
  4. Zé Paulino
    27/11/2012 22:30

    rogério, boa noite! a Insula fênix esta correta, aposentadoria por invalidez é assim mesmo, com um detalhe, nunca ví ninguém fazer a pericia de 2 anos. O plano de saúde vai ficar como esta e se vc tem seguro emgrupo na empresa, pode dá entrada e recebr o prêmio. entre 5 ou 10 anos o INSS comunica sua empresa da sua condição de aposentado definitivamente, não esquenta a cabeça é assim mesmo o procedimento do INSS. espero ter ajudado! Qual foi a doença que te levou a aposentadoria por invalidez?
  5. Wamber
    28/11/2012 17:54

    rogerio, tenho um amigo que se aposentou por invalidez agora a pouco, ele teve direito ao resgate do FGTS e PIS tb recebeu o seguro em grupo que temos na empresa e tb o imovel dele que era finaciado pela caixa, tb foi quitado. Detalhe o contrato fica suspenso e ele continua com o plano de saúde em uso normal. Fica em paz e se puder nos dizer passo a passo como chegou até a aposentadoria, nós do forum te agradecemos pois muitos de nós estão nos artigos 43,71,78 com patologias graves e no aguardo dessa aposentadoria´por invalidez. Abraços!
  6. Insula fênix
    28/11/2012 23:55

    Usuário suspenso

    Não se preocupe quanto a contagem de tempo para a aposentadoria, o tempo de afastamento previdenciário serve para a contagem, é isso o que importa. Sei que parece confuso. Mas é como eu te disse, funciona como uma loooonga licença doença.

    No mais, os amigos ai em cima já disseram tudo.

    FIrmeza e boa sorte!!
  7. rogerio
    31/12/2012 06:02

    ola pessoal me perdoem pela demora em responder , fiz uma cirurgia de coluna , e estava internado pelo que disseram entendi sim , ja resgatei meu fgts , agora este tal seguro em grupo nao sabia o que seria isso trabalhei em uma empresa graande , fiquei sabendo que o seguro saude vc tem direito depois de 10 anos de empresa aa ficar vitalicio pagando o que a empresa pagava , abaixo de 10 anos vc so tem direito a 1 ano de seguro saude , agora este tal seguro em grupo nao sei o que e , alguem poderia me explicar ? na verdade eu sofri uma queda em meu trabalho aonde fraturei meu joelho , precisei fazer uma cirurgia no joelho e peguei uma infecção chamada ostiomielite , entao isto foi em 2000 fiquei 12 aanos afastaado davam alta pedia reconsideracao conseguia e assim todos estes anos uma guerra meu joelho sai pus ainda , fiz muitas cirurgiaas muitas pericias hospitalares , e de uns 5 anos pra ca tive varios problemas na coluna comom hernia de disco 3 , ja fiz 12 cirurgias no joelho e 3 na coluna entao começo deste ano passei novaamente na pericia so que nao me falarm nada qndo da minha surpresa recebo a carta de concessão , obrigado a todos
  8. Representando
    31/12/2012 12:40 | editado

    agora este tal seguro em grupo nao sei o que e , alguem poderia me explicar ? É um seguro de vida, em grupo, algumas empresas patrocina aos seus empregados !


    na verdade eu sofri uma queda em meu trabalho aonde fraturei meu joelho, Foi um acidente à aposentadoria não deveria ser invalidez código 92 ?
  9. rogerio
    31/12/2012 14:47

    aposentadoria por invalidez creio que e codigo 32 no meu esta assim , fratura de joelho creio que naao da aaposentaadoria
  10. FFH
    02/01/2013 20:06

    O seguro em grupo geralmente vem descontado no holerith do funcionário e num advento desses como uma aposentadoria por invalidez, pode-se requerer a indenização junto a seguradora. Aconselho a procurar o RH da empresa e obter maiores informações o mais rápido possível e ver se invalidez permanente é coberta pelo seguro (geralmente é). Mas tem um prazo para ser acionado o seguro, caso contrário perde-se o direito. É mais ou menos isso.
    Att

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS