O caso é o seguinte:

As empresas de TV a cabo quando instalam um ponto na sua residencia coloca um decodificador para o acesso aos canais digitais ou HD, ocorre que este mesmo cabo se ligado diretamente ao local da antena de uma televisão possibilita o acesso a diversos canais mesmo sem o decodificador, vem então o questionamento.

SE O CONSUMIDOR PAGA PARA TER O PONTO EM SUA CASA E USA A TV DA SALA COM O DECODIFICADO E UMA NO QUARTO APENAS COM O CABO SERÁ ISSO UM GATO JÁ QUE ESTÃO NA MESMA RESIDÊNCIA?

Respostas

    ?

    @BM Sexta, 11 de janeiro de 2013, 22h28min

    O caso é o seguinte:

    As empresas de TV a cabo quando instalam um ponto na sua residencia coloca um decodificador para o acesso aos canais digitais ou HD, ocorre que este mesmo cabo se ligado diretamente ao local da antena de uma televisão possibilita o acesso a diversos canais mesmo sem o decodificador, vem então o questionamento.

    SE O CONSUMIDOR PAGA PARA TER O PONTO EM SUA CASA E USA A TV DA SALA COM O DECODIFICADO E UMA NO QUARTO APENAS COM O CABO SERÁ ISSO UM GATO JÁ QUE ESTÃO NA MESMA RESIDÊNCIA UMA VEZ QUE O SINAL DAQUELE CABO ESTÁ SENDO PAGO?

    Q

    qiejkdhfo Sábado, 12 de janeiro de 2013, 0h04min

    Não era para ser assim.

    O nome já diz: DECODIFICADOR. Isso porque o sinal do cabo vem codificado e a tv não consegue decodificar o sinal para processar a imagem e o som.

    A TV não tem a chave de descriptografia instalada no decodificador.

    Se sua tv está pegando o sinal sem problemas é porque o sinal não vem codificado.

    Quando a operadora perceber isso irá tomar providência, pois fez com que o decodificador ficasse inútil.

    Questão interessante essa.

    Se eu comprar um vídeo game e adulterar a parte eletrônica para que este aparelho aceite mídias piratas é crime?

    Ora eu comprei um produto material. Paguei por ele e, pelo direito, eu deveria poder fazer o que quiser: Tacar na parede, atear fogo, derreter com ácido, desmontar, usar as peças em outra configuração, suprimir ou instalar componentes e etc.

    Assim, ao meu ver, adulterar um produto que é MEU, não é crime. Compar jogo pirata, entretando, é.

    Mas porque alguém adulteraria seu vídeo game para aceitar jogo pirata se não for comprar jogo pirata? Isto é uma inferência que não cabe a ninguém fazer. A pessoa pode ter feito isso como curiosidade científica.

    Se o sinal está chegando sem criptografia e vc paga para ter o cabo, não entendo que seja crime. Cabe à operadora criptografar seu sinal.

    Parêntesis:

    O pobre coitadinho viciado em drogas que financia o crime com seu vício não pode ser considerado criminoso, mas quem vende drogas é.

    Por analogia, o pobrezinho que compra jogo pirata é um viciado em jogo e não deveria também ser criminalizado. Vá prender o vendedor, não o coitado que é viciado em jogo e não tem grana para comprar original.

    Ou seja:

    Comprar drogas que mata milhões e financia o crime organizado não é crime.
    Comprar jogo pirata que não mata ninguém e no máximo financia o pé rapado que faz a scópias dos jogos é crime.

    Entenda-se este país...

    OBS.: não sou advogado. Se não for crime comprar jogo pirata, desconsiderem tudo o que eu disse.

    ?

    @BM Quinta, 14 de fevereiro de 2013, 8h12min

    Ocorre que pelo cabo "passam" canais que só pegam com o decodificador e outros não, por exemplo os canal SPORTV só pega com o decodificador, já o ESPN basta ligar o cabo no lugar da antena e aí se pega o canal, daí nasce a dúvida; SE EU PEGAR O CABO E LIGAR DIRETO NA TV E PASSAR A ACESSAR OS CANAIS QUE NÃO PRECISAM DO DECODIFICADOR É GATO ?

    J

    jcastro Quinta, 14 de fevereiro de 2013, 8h44min

    Sem o decodificador a TV capta o sinal analógico e não o digital. Não há mistério nisso.

    Ligar uma tv no cabo na mesma residência desse modo não é gato pois o consumidor contrata o serviço e não a quantidade de pontos.

    Se por outro lado, puxar o cabo para a casa do vizinho. . .

    P

    pensador Quinta, 14 de fevereiro de 2013, 9h33min

    Marcando o tópico.

    Quanto à pergunta do tópico, não há irregularidade alguma. Assim como é lícito instalar parabólicas. Os sinais recebidos via satélite que independem do decodificador são sinais chamados "abertos".

    Inclusive existe uma corrente que defende que mesmo os sinais ditos "fechados" caso recebidos sem autorização daquele que os gerou também não configura ilícito.

    Saudações,

    M

    Michael Quarta, 28 de janeiro de 2015, 1h12min

    vc está pagando pelo sinal, e mesmo q não pelo menos os canais abertos, são obrigatorios

    Leonardo Silva

    Leonardo Silva Quinta, 13 de agosto de 2015, 2h23min

    trabalho com net e a acontece o seguinte tem varios fatores se tem um decodificador ele não ta ali por acaso por exemplo aqueles cabos rg06 corre um sinal correto sinal positivo e sinal negativo db e dbmv o decodficador capta esse sinal como podemos ver que e sinal para televisão ps:potencia de sinal qs:qualidade de sinal dai vem mais tx e rx para internet mais o telefone como e uma rede cabeada e compartilhada de sinal todos querem uma qualidade boa claro se vc paga por um serviço vc quer aquele serviço se vc conecta aquele cabo direto vc acaba estragando algum tipo de sinal desse o que mais afeta eo tx e o rx e claro sinal sensivel a qualquer tipo de frequencia a televisao sendo conectada naquele cabo acaba gerando um retorno de energia que prejudica esses sinais nao so na sua casa como na casa do visinho e em geral e uma rede compartilhada definida apenas pelo decodificador e emta:o moldem entao entra os problemas emta n sicroniza dai o cliente liga pra operadora reclamando do serviço prestado sem saber que esse ele mesmo ta prejudicando e gerando ruido para rede prejudicando outros, um conector mal conectado ja gera problemas com frequencias e outros tipos de defeitos agora vc imagina corrente eletrica correndo na rede aonde não poderia sem contar que seu equipamento fica vuneravel o cabo vem do tap no porte e se acontecer de uma descarga eletrica vai direto pro seu aparelho dai ja viu ne vai querer culpar a operadora cada equipamento e cada pessinha tem seu motivo de estar la.

    ?

    Desconhecido Sábado, 15 de agosto de 2015, 8h29min

    BOA LEONARDO.